Se você está buscando por jogos chineses promissores, sua procura chegou ao fim. Resolvi escrever esse texto como um guia definitivo para quem está buscando essas experiências.
A lista contempla os principais jogos chineses em desenvolvimento. Obviamente que o recorte feito é dos títulos que já foram anunciados.
Mesmo antes de Black Myth: Wukong, o enorme país asiático já estava dando pistas de que iria se tornar um grande polo de desenvolvimento de jogos. E agora, lançamento após lançamento, essa posição só fica cada vez mais firmada!
Mas sem mais enrolação, vamos para a lista com 18 jogos chineses promissores pra você ficar de olho!
AI Limit
A lista começa com um jogo que está bem perto de ser lançado. Desenvolvido pela Sense Games, publicado pela CE Asia e apoiado pelo PlayStation China Hero Project, AI Limit chega no PC e PS5 no dia 27 de março desse ano.
Na história, controlaremos Arrisa, uma blader que está em Havenswell, a última cidade da humanidade, para descobrir a verdade sobre a destruição da civilização humana. Apesar dos Bladers parecerem ser humanos, eles são uma nova forma de vida criada por uma tecnologia avançada.
O jogo foi estruturado como um soulslike, contudo, ele funciona de maneira bem diferente. Não temos uma barra de stamina e sim o que o estúdio chamada de Sync Rate, ou, taxa de sincronização. As magias, ações e ataques especiais são acionados através dessa barra.
Os visuais do jogo apresentam um tom de anime, o que faz com que ele seja comparado com Code Vein, o soulslike publicado pela Bandai Namco. Apesar disso, a jogabilidade e história é bem diferente.
Lost Soul Aside
Outro jogo apoiado pelo PlayStation China Hero Project. A jornada de Lost Soul Aside até aqui foi bem longa. Com quase 1 década de desenvolvimento, o jogo começou a ser criado por uma única pessoa e hoje é assinado pela Ultzero Games, um estúdio formado especificamente para dar vida ao game.
Com lançamento marcado para o dia 30 de Maio no PC e PS5, a história de Lost Soul Aside é protagonizada por Kaser, um jovem que parte em uma jornada perigosa para salvar sua irmã e impedir que a humanidade seja destruida por forças invasoras.
A jogabilidade lembra bastante Devil May Cry mas o game contará com leves elementos de RPG e cenários semiabertos.
Wuchang: Fallen Feathers
Desenvolvido pela Lenzee e publicado pela 505 Games, Wuchang: Fallen Feathers é um soulslike ambientado no final da Dinastia Ming, um lugar cheio de guerras entre facções e assolado por uma doença misteriosa que gera criaturas grotescas.
A história é protagonizada por Wuchang, uma pirata que não lembra de seu passado e que foi afetada pela doença misteriosa chamada de Feathering. Por algum motivo, a doença não torna Wuchang uma aberração, pelo contrário, ela permite que ela use várias habilidades especiais.
O lançamento está marcado para esse ano nos consoles e PC. Além disso, o jogo chegará Day One no Xbox Game Pass!
Phantom Blade Zero
Desenvolvido pela S-Games, Phantom Blade Zero nos coloca no papel de Soul, um assassino de elite que serve a uma organização elusiva, mas poderosa, conhecida simplesmente como “The Order”. Ele foi incriminado pelo assassinato do patriarca da The Order e gravemente ferido na caçada que se seguiu. Um curandeiro místico conseguiu salvá-lo da morte, mas a cura improvisada dura apenas 66 dias. Ele precisa descobrir a mente por trás de tudo isso antes que seu tempo acabe, enfrentando inimigos poderosos e monstruosidades desumanas.
O estúdio prometeu divulgar a data de lançamento esse ano, contudo, nenhum detalhe concreto foi revelado até o momento. A duração estimada já foi revelada e os desenvolvedores apontaram que os jogadores irão levar entre 20 a 30 horas para concluir a campanha e cerca de 50 horas para o 100%.
Tides of Annihilation
Desenvolvido pela Eclipse Glow Games, Tides of Annihilation foi revelado no State of Play desse mês e deixou os jogadores salivando para colocar as mãos nele.
A história coloca os jogadores no papel de Gwendolyn, uma guerreira formidável que se alia à guerreiros espectrais baseados nas lendas arturianas.
O combate lembra bastante Devil May Cry e Stellar Blade, logo, podemos esperar por batalhas épicas e frenéticas contra chefes. Uma data de lançamento não foi divulgada mas espera-se que o jogo seja lançado nos consoles e PC em 2026.
The Hidden Ones
Desenvolvido pela Morefun, um estúdio da Tencent, The Hidden Ones é um jogo de luta 3D baseado em Hitori no Shita: The Outcast, uma webcomic que se tornou uma série animada e por fim uma série live-action.
O jogo mescla movimentos de Kung Fu com poderes sobrenaturais para entregar uma experiência inédita dentro do gênero. O game mescla elementos da cultura chinesa com o taoísmo e sua história é concentrada nas 8 Artes Secretas, técnicas lendárias que foram dominadas por lutadores.
Agendado para o PC e mobile, a Morefun não anunciou nenhum plano para lançar o game nos consoles. Três modos de jogo já foram confirmados: a campanha para um jogador, os duelos 1v1 e um modo de boss rush.
Project: The Perceiver
Desenvolvido pela Papergames, Project: The Perceiver é um jogo de ação e aventura com mundo aberto. A jogabilidade lembra bastante Sekiro: Shadows Die Twice, com um grande foco no parry.
A diferença aqui são os elementos Wuxia, com golpes de kung fu e acrobacias. Os detalhes acerca da história são escassos mas ela me lembrou bastante Enotria: The Last Song, citando peças e os papéis de cada personagem no mundo do jogo.
O game, anunciado em 2022, segue sem uma data concreta de lançamento.
Where Winds Meet
Where Winds Meet é um jogo Wuxia com lançamento planejado para o PC, PS5 e mobile. Desenvolvido pelo estúdio Everstone, ele é descrito como um RPG de mundo aberto ambientado no período dos 10 reinos.
O jogo conta com um modo singleplayer e um modo multiplayer. De acordo com jogadores que testaram amplamente o game, ele se aproxima bastante do conceito de um MMO gratuito, similar aos gachas como Genshin Impact.
Code: To Jin Yong
Desenvolvido pelo estúdio Lightspeed (eles co-desenvolveram PUBG Mobile e Apex Legends Mobile), a história do jogo é baseada nas obras de Jin Yong, um dos maiores escritores da história da China. Seus livros venderam mais de 100 milhões de cópias e foram adaptados para vários formatos de mídia.
A ideia da Lightspeed é ambiciosa. O estúdio anunciou o Lightspeed Universe, uma iniciativa para criar jogos de mundo aberto ambiciosos baseados em IPs originais. Code: To Jin Yong é apenas o começo dessa história.
Faith of Danschant: Hereafter
Desenvolvido pelo estúdio Joyful, uma subsidiária da Wangyuan Shengtang, Hereafter se trata de uma sequência para Faith of Danschant, lançado em 2017.
Logo no início do trailer, que você confere abaixo, já podemos ficar impressionados com a mecânica de escalar os bambus. O material, mesmo sendo de 2021, já indica um game promissor.
Resta saber qual o status atual acerca do desenvolvimento do game. Um rumor do ano passado indica que o desenvolvimento continua ativo.
Convallaria
Outro jogo apoiado pelo PlayStation China Hero Project. Desenvolvido pela Loong Force, o game é um looter shooter F2P que contará com modos PvE e PvP.
Em uma entrevista realizada em dezembro, o produtor afirmou que o conteúdo do jogo base já foi finalizado e que agora o game encontra-se na fase de polimento.
Ele impressionou tanto os executivos da PlayStation que a empresa vai publicar o jogo, em um movimento similar ao de Lost Soul Aside. Apesar disso, o trailer mais recente do game é de 2022, o que é uma situação bem estranha.
Daba: Land of Water Scar
Desenvolvido pelo estúdio Dark Star, Daba: Land of Water Scar também conta com o apoio do programa PlayStation China Hero Project (sim, eles estão investindo pesado na China!).
O game é estruturado como um soulslike e, apesar dos detalhes sobre sua história ainda serem escassos, o vídeo acima mostra que o protagonista vai conseguir usar uma série de armas que vão desde garras até um cajado com um ataque especial explosivo.
O título já foi confirmado para o PS5.
Honor of Kings: World
Honor of Kings é uma das franquias mais populares da China, atingindo mais de 133 milhões de jogadores mensais ativos no país em 2024.
Descrito como um RPG de mundo aberto multiplataforma, World se trata de um spin-off de Honor of Kings. O game original se trata de um MOBA. Julgando pelo trailer que você confere abaixo, ele lembra bastante Genshin Impact e pode ser um concorrente de peso para o gacha.
O desenvolvimento está a cargo do Timi Studio Group, subsidiária da Tencent.
Delta Force: Hawk Ops
Outro jogo do Timi Studio Group, a subsidiária da Tencent. Delta Force dispensa apresentações e conta com um modo multiplayer robusto que rivaliza com o recente Battlefield 2042.
Uma campanha para um jogador também se faz presente no jogo. O primeiro game da franquia foi lançado em 1998 e o lançamento mais recente foi em 2009. Quase 20 anos depois, a saga retorna em um estado muito promissor.
Atualmente o jogo encontra-se na fase beta e tem o lançamento da versão final planejado para 2025 no PC, consoles e mobile.
Exiledge
Desenvolvido pela Enigmatrix e apoiado pelo China Hero Project da PlayStation, Exiledge se trata de um shooter em terceira pessoa com foco na narrativa.
O gameplay lembra bastante o ótimo Outriders. Os fãs chineses puderam testar uma demonstração em Julho do ano passado em um evento, logo, o lançamento do jogo não deve demorar para acontecer.
Unending Dawn
Unending Dawn é um jogo de ação em mundo aberto com componente multiplayer que se passa em um mundo assolado pela catástrofe, no qual sobreviventes enfrentam criaturas amaldiçoadas.
A sinopse diz o seguinte:
Siga pelo Path of Cognition, enfrentando os perigos e as incertezas das antigas lendas, em busca da verdade e de um fio de esperança.
Existem fortes indícios de que o jogo terá a monetização similar à de um gacha, contudo, tudo pode mudar durante o desenvolvimento. Ele foi confirmado para o PS5 e também deve chegar ao PC.
Brocade-Clad Guard
Desenvolvido pelo estúdio Chengdu Cang Mo Games, Brocade-Clad Guard também conta com o apoio do PlayStation China Hero Project.
A história do jogo se passa no final da Dinastia Ming, onde o protagonista acaba se envolvendo em uma conspiração sem precedentes.
Um dos principais elementos do jogo é a evolução do protagonista. De origem humilde, seus feitos irão transformar ele em um grande herói da região.
Os devs estão se apoiando bastante em elementos Wuxia e um combate altamente viciante para entregar uma experiência única que será lançada no PS5 e PC.
Echoes of Yi: Samsara
Desenvolvido pelo estúdio Runmeng, Echoes of Yi: Samsara tem lançamento planejado para o dia 17 de abril no PC.
Os jogadores assumem o papel do discípulo do Santo da Espada, embarcando em uma aventura para derrotar inimigos poderosos e impedir um desastre global.
Com um combate veloz, os jogadores devem dominar com precisão o ritmo de ataque e defesa numa vibe bem “Sekirolike”.
Menções Honrosas
Os jogos a seguir apresentam informações escassas, contudo, o pouco material disponível foi o suficiente para mencionar eles no texto e aconselhar a acompanhar os projetos!
The Wind Road
Publicado pela Phoenix Games, The Wind Road é um RPG de ação promissor. Ambientado em uma era fictícia, a história coloca o protagonista na lendária Rota da Seda com a missão de impedir que os bárbaros do Lobo Cinzento acabem com a paz de milhares de pessoas.
Uma demonstração está disponível na Steam. De acordo com os usuários, o game tem bastante potencial mas precisa de vários ajustes. Caso eles sejam feitos, ele se tornará um grande jogo no lançamento.
The Winds Rising
Desenvolvido pela TiGames, do excelente F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch, The Winds Rising foi anunciado em 2023 e também contará com o apoio do PlayStation China Hero Project.
Os detalhes sobre o jogo são extremamente escassos. Só sabemos que ele é estruturado como um RPG de ação com foco na narrativa.
Loulan
Outro jogo do PlayStation China Hero Project. Desenvolvido pelo estúdio ChillyRoom, os jogadores irão assumir o papel de um guarda em um mundo cheio de perigos e com um combate realista focado em armas brancas.
The God Slayer
Desenvolvido pela Pathea Games, os responsáveis por My Time at Sandrock, The God Slayer é um RPG de ação apoiado pelo China Hero Project. Ele foi confirmado para o PS5 e tem lançamento planejado para 2027.
Gostou de algum jogo? Conta pra gente nos comentários!