As empresas de Games atualmente estão surfando numa onda de remasterizações e remakes. Companhias como Activision, que trouxe Crash Bandicoot e Tony Hawk’s de volta, e Capcom que resgatou os Resident Evil clássicos, ajudaram a popularizar a prática. De um ponto de vista de negócios, a medida é excelente. A empresa gasta bem menos do que se fosse construir uma propriedade intelectual nova e reduz bastante os riscos com o lançamento do produto.
Falando do ponto de vista de um jogador, existem pontos positivos e pontos negativos. Acabamos vendo bem menos criatividade no meio e um processo enorme de “reciclagem”. Por outro lado, existem jogos incríveis que podem ser resgatados através de um remake bem feito e que acabaria atraindo novos fãs. Por conta disso, resolvi escrever este especial, reunindo 5 jogos da PlayStation que merecem um remake!
1) The Legend of Dragoon (PS1 – 1999)
The Legend of Dragoon é um dos melhores RPGs pertencentes ao acervo da PlayStation. O game conta a história de Dart. Quando pequeno, um monstro (chamado de Black Monster) acabou destruindo o vilarejo de Dart e matou os pais do garoto. Ele então se dedicou aos treinos de guerreiro e ao fazer 18 anos, partiu em uma jornada de vingança. O título fez um sucesso enorme na época, muito pela jogabilidade inovadora. O sistema de combate era baseado nos Additions, algo que tornava o combate em turnos muito mais dinâmico. Um rumor acabou circulando de que a Bluepoint Studios estava trabalhando em um remake do game, contudo, ele acabou se provando falso. O vídeo acima, produzido pelo The Enemy, fala um pouco do clássico.
2) Resistance: Fall of Man (PS3 – 2006)
Em Resistance: Fall of Man, acompanhamos a história de Nathan Hale, um sargento enviado ao Reino Unido para combater os Quimerianos, alienígenas poderosos que ameaçam a Terra. Em termos de vendas, foi o jogo mais bem sucedido da franquia e o primeiro título do PS3 a alcançar a marca de 1 milhão de unidades vendidas. A Insomniac atualmente tem postado vários teasers da franquia em seu Twitter, logo, existem chances de vermos o retorno da saga em algum momento. Com Killzone na geladeira, a PlayStation realmente precisa de um FPS de qualidade exclusivo.
3) Dark Cloud (PS2 – 2001)
Desenvolvido pela Level-5 em parceria com a Sony Japan, Dark Cloud é considerado um dos maiores clássicos do gênero RPG. O game consiste na exploração de dungeons com o objetivo de coletar itens especiais chamados de Atlas. Após a coleta, estes itens acabavam se tornando partes do mapa, adicionando um sistema robusto de construção no jogo.
Diferente dos demais títulos do gênero na época, em Dark Cloud, o personagem não evoluía e sim as armas. Quanto mais elas eram usadas, mais fortes ficavam, contudo, o jogo apresenta um sistema de durabilidade das armas, adicionando camadas de estratégia e gestão de equipamentos.
Curiosamente, um Dark Cloud 3 chegou a ser anunciado em 2004, porém, até hoje o jogo não foi lançado e infelizmente tudo indica que a situação continuará desta forma.
4) Syphon Filter (PS1 – 1999)
Um marco para sua época, Syphon Filter mesclava elementos de ação e furtividade, sendo lançado exclusivamente para o PS1. Desenvolvido pela Bend Studio, a história era focada em dois agentes: Gabriel Logan e Lian Xing. Eles são encarregados de caçar e prender um terrorista internacional extremamente perigoso.
O retorno da franquia iria suprir uma demanda enorme por games de furtividade de qualidade. Com o enorme hiato de Splinter Cell, o único jogo expressivo no gênero acabou sendo Hitman. Um remake de Syphon Filter cairia como uma luva no portfólio da PlayStation.
5) Sly Cooper (PS2 – 2002)
Desenvolvido pela Sucker Punch, estúdio responsável por Ghost of Tsushima, Sly Cooper fez bastante sucesso em sua época, conquistando milhões de fãs ao redor do mundo. O jogo é protagonizado por Sly, um guaxinim descendente de uma família lendária de assaltantes. O pai de Sly acabou sendo assassinado pelos 5 Diabólicos, um grupo liderado por Clockwerk, um falcão que odeia os Coopers.
O objetivo central da trama é recuperar o Thievius Raccoonus, um livro com as técnicas ancestrais de sua família. Recentemente um rumor tem circulado apontando o retorno da franquia. A PlayStation também incluiu uma referência do personagem em um comercial com futuros lançamentos da plataforma. Em suma, existem chances altíssimas de vermos o retorno do personagem!
Este é o fim da nossa lista com os 5 jogos da PlayStation que merecem remake. Considere ler nossos outros especiais: