Eu não sei você, mas eu passei alguns bons anos da minha vida pulando entre jogos de tiro gratuitos. Na década passada, os jogos eram ainda mais restritivos do que hoje e muitos jogadores se apoiavam nesses shooters grátis para se divertir. Em virtude disso, muitos desses jogos de tiro gratuitos marcaram época. Vamos para a lista:
Counter-Strike 1.6
Começando talvez pelo mais emblemático da lista. CS surgiu como um mod de Half-Life e, após fazer bastante sucesso, acabou sendo adquirido pela Valve e transformado em um jogo completo. Ele foi lançado em 1999 mas só passou a ser vendido em larga escala a partir do ano 2000.
O jogo ajudou a difundir a cultura de lan houses não só no Brasil mas no mundo inteiro, tornando-se uma febre e possivelmente o primeiro case de grande sucesso dos live services.
GunZ
Desenvolvido pela Maiet Entertainment e distribuído no brasil pela Level Up Games, GunZ era uma febre no Brasil. Lançado em 2004, o jogo ficou em atividade no Brasil pelas mãos da Level Up até 2011.
Ao eliminar os adversários, o jogador recebia pontos de experiência e Bounty, dinheiro que era usado para adquirir armas, acessórios e roupas.
Infelizmente, como boa parte dos jogos gratuitos, o game foi assolado pelo Pay to Win.
Combat Arms
Combat Arms é o game da lista em que eu mais gastei horas jogando. Publicado pela Nexon, o título chegou ao mercado americano em 2008 e no Brasil em 2010 (em parceria com a Level Up Games), trazendo várias inovações.
Seu sistema de nível era bem similar ao modelo de patentes do exército americano. Além disso, as armas e os personagens contavam com um bom grau de customização.
Os primeiros 2 anos de lançamento foram considerados a “Era de Ouro” do game, época que ainda existia um certo balanceamento e os jogadores que não tinham dinheiro para colocar cash ainda tinham chances no X1.
Após isso, a Nexon perdeu a mão e o game transformou-se em um P2W por completo, fazendo com que muitos jogadores migrassem para outros títulos. A infestação de hackers nas partidas também colaborou para a debandada de jogadores.
Blacklight: Retribution
Desenvolvido pela Hardsuit Labs e publicado pela Perfect World Entertainment, Blacklight: Retribution não fez tanto sucesso no Brasil mas se tornou uma febre no exterior.
Com visuais de ponta para a época, mecânicas de jogo inovadoras e um ótimo balanceamento, o game era facilmente um dos melhores jogos de tiro gratuitos dentro desse escopo de arena.
O título mesclava armas tradicionais com armamentos mais futuristas, entregando uma experiência divertida. A sensação de acertar um headshot nele era fantástica, com um som bem característico reproduzido quando o abate era via HS.
Com o passar do tempo, novos títulos mais robustos e com orçamentos maiores foram lançados, causando uma debandada de jogadores.
Point Blank
Point Blank fez um sucesso absurdo no Brasil, tendo servido como palco até para campeonatos. Curiosamente, o jogo saiu numa época próxima ao Combat Arms e apresenta sistemas similares, como o nivelamento por patentes.
Por conta da sua enorme viralização, o game recebeu vários conteúdos ao longo do tempo e eventos sazonais que eram ótimos para obter novos armamentos.
Com a chegada de novos concorrentes no mercado e a proliferação de hackers no game, os players começaram a migrar para outros títulos.
O que você achou da nossa lista com 5 jogos gratuitos que marcaram época? Faltou algum jogo? Conta pra gente nos comentários!
Aproveite e leia também: