O gênero da fantasia épica é amado por muitas pessoas por seu poder de criar narrativas imersivas em mundos distantes e diferentes de nossa realidade, além de incluir personagens em situações fantásticas e bem desenvolvidas que estimulam a imaginação. No mundo dos games a fantasia épica também é muito presente com inúmeras possibilidades sendo exploradas. Confira uma lista com sete grandes jogos que se encaixam no gênero:
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Final Fantasy XVI
Final Fantasy XVI é um dos muitos jogos da saga Final Fantasy, desta vez abordando uma nova história em um mundo conhecido como Valisthea. Seis nações começam a disputar o poder entre si e o jogador, controlando o personagem Clive Rosfield, deve lutar para impedir o conflito e controlar a ameaça de monstros conhecidos como Eikons. O game é um RPG de ação em mundo aberto, com bastante conteúdo secundário e batalhas de tirar o fôlego que se aproveitam do hardware do PlayStation 5.
Dragon Age: Inquisition
Mais um RPG de ação para a lista. Dragon Age: Inquisition é o mais recente game da franquia, tendo sido lançado em 2014 e sendo uma sequência direta de Dragon Age II. Podemos personalizar nosso personagem e interagir em uma aventura com um mundo semiaberto. Também há a opção de montarias e três classes de combate. O game foi um título cross-gen entre a sétima e a oitava geração de consoles e garantiu vários prêmios.
The Witcher 3: Wild Hunt
A conclusão épica da saga de Geralt de Rivia é um verdadeiro presente aos jogadores, sendo um RPG de ação em mundo aberto e um jogo realmente memorável. Controlamos Geralt, um bruxo – mercenário exterminador de monstros. Com a Terceira Guerra do Norte irrompendo, Geralt recebe do Imperador de Nilfgaard, Emhyr var Emreis, a missão de encontrar sua filha, Cirilla, a herdeira do trono. A busca de Geralt o leva a terras arrasadas, à grande cidade de Novigrad e às ilhas Skellige enquanto busca ajudar Ciri, lidar com dois reis em guerra e destruir o apavorante grupo conhecido como Caçada Selvagem. O game venceu o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards de 2015.
Elden Ring
Elden Ring é talvez o pináculo do gênero soulslike (até o momento), adicionando o ingrediente do mundo aberto a uma jogabilidade difícil e uma lore altamente complexa, discernível muitas vezes apenas por fragmentos espalhados pela aventura. No game devemos reunir as partes do artefato conhecido como Anel Pristino, que está corrompendo os descendentes da Rainha Marika. O game teve o envolvimento de George R. R. Martin (de A Guerra dos Tronos) e ganhou o prêmio de jogo do ano em 2022.
The Elder Scrolls V: Skyrim
É impossível fazer uma listas dessas sem citar The Elder Scrolls V: Skyrim, um dos mais memoráveis games da Bethesda. Trata-se de um jogo de RPG de ação em mundo aberto que foi lançado em 2011 e até hoje é muito elogiado pelos jogadores. O game coloca o jogador no papel do último Dovahkiin (que detém a habilidade de matar dragões permanentemente) e sua luta para trazer paz à província de Skyrim ao desafiar Alduin, líder dos dragões. O mundo do game é vasto e recheado de NPCs e atividades, sendo vanguardista para sua época e tendo a direção de Todd Howard.
Pillars of Eternity
Pillars of Eternity nos leva a uma jogabilidade isométrica onde controlamos até 6 personagens recrutáveis, com combate em tempo real que se beneficia de pausas para que o jogador possa organizar as batalhas. O personagem que criamos e que inicia no game pode ter suas características escolhidas a dedo pelo jogador e a exploração é um ponto fundamental por aqui. Pilllars of Eternity se passa no mundo de Eora e leva o jogador a lutar contra uma praga e descobrir os mistérios de uma religião que pode não ser o que parece. O jogo foi lançado originalmente em 2015 e obteve uma ótima recepção.
Baldur’s Gate 3
Baldur’s Gate 3 é um game de RPG de turno com enredo ramificado e um grande mundo explorável. O jogo possui uma extensa criação de personagem e permite uma party com vários membros recrutáveis. No início do game acordamos em uma nave dos chamados devoradores de mente, conquistadores sanguinários que utilizam parasitas para transformar outras pessoas também em devoradores. Após as coisas não saírem como esperado e a nave ser atacada, o protagonista deve buscar uma cura enquanto se envolve nos conflitos políticos e sociais dos Reinos Esquecidos. O game ganhou o prêmio de jogo do ano em 2023.
Leia também: