Segundo o Presidente Lula, jogos eletrônicos não são educacionais e tampouco falam sobre amor. A fala, carregada de ignorância por parte do político, demonstra um enorme desconhecimento sobre o setor. Com a finalidade de mostrar que não é bem assim, preparamos essa lista com 8 jogos que ensinam lições poderosas sobre a vida!
Jogos que ensinam lições poderosas sobre a vida!
Chicory: A Colorful Tale

No mundo de Chicory, os Pintores são as “pessoas” mais importantes que existem. Eles são responsáveis por dar cor ao mundo, tornando a vida de todos mais prazerosa. Os Pintores também dão formas às coisas e auxiliam as pessoas, se tornando uma espécie de Guardião do mundo. No game, um Faxineiro acaba se tornando o mais novo Pintor e passa a ter a difícil missão de restaurar a “cor” do mundo. Apesar da estética aparentemente infantil, Chicory ensina lições poderosas sobre a vida, abordando temas como depressão, autoconfiança, esgotamento mental e síndrome do impostor.
Forgotton Anne

Com um visual belíssimo que lembra os Estúdios Ghibli, no mundo de Forgotten Anne, as “coisas” ganham vida própria. Os objetos perdidos das pessoas são “seres humanos” aqui e habitam as Terras Esquecidas. O trabalho de Anne é agir como uma pacificadora, enquanto ela e seu mentor trabalham pra construir uma ponte de volta para o mundo real. É através desse mecanismo que o game apresenta um sistema de moralidade e ramificações da história. Anne pode agir como uma ditadora ou como uma agente da “lei” que enxerga as situações com compaixão e democracia. Muito mais do que uma obra de entretenimento, Forgotten Anne traz lições sobre o que é ser humano e gera reflexões sobre onde o consumismo desenfreado vai nos levar.
Crossing Souls

Ambientado na Califórnia dos anos 80, Crossing Souls carrega consigo diversas referências culturais e lições preciosas (e dolorosas) sobre amizade. Eu te garanto que quando a tela de créditos rolar, você vai estar chorando e vai se sentir muito grato pelos amigos que você tem.
Endling: Extinction is Forever

Você já se imaginou sendo uma raposa e tendo que cuidar dos seus filhotes em um mundo cada vez mais hostil e poluído? Essa é a exata premissa de Endling: Extinction is Forever. Jogo com roteiro sublime que nos ensina de maneira tocante sobre a vida, família e nos faz refletir sobre o futuro da humanidade. Amanhã pode ser tarde demais e a extinção é para sempre!
Tchia

O recém-lançado Tchia consegue realizar um feito maravilhoso: imortalizar uma cultura que desaparece cada vez mais rápido. Trazendo músicas, o idioma e cerimônias da Nova Caledônia, uma pequena ilha do Pacífico, o jogo carrega uma enorme bagagem cultural enquanto ensina lições fundamentais sobre o amor.
The Last of Us: Parte 2

A vingança nunca é plena, ela mata a alma e envenena. A famosa frase brasileira é a síntese perfeita de The Last of Us: Parte 2, obra da Naughty Dog que chocou o mundo. Com lições poderosas sobre amor, o ciclo de ódio propagado pela vingança e o poder do perdão, a história do game, quando absorvida do jeito correto, permanece com o jogador independente do tempo.
Wayward Strand

Protagonizado pela jovem Casey nos anos 70, Wayward Strand traz consigo uma proposta bem diferente. O jogo inteiro é ambientado em um hospital aéreo e a garotinha coleta as histórias dos pacientes para escrever um artigo sobre sua visita. O ciclo da vida é um dos temas principais do game e ele é abordado com um cuidado raríssimo de se encontrar nos jogos eletrônicos.
A Space for the Unbound

A Space for the Unbound se passa na Indonésia dos anos 90 e flerta com o gênero slice of life, isto é, o realismo mundano entra em cena pra entregar uma narrativa com uma carga emocional gigante. Abordando temas como depressão, ansiedade, inseguranças, luto e relacionamentos, o jogo gera uma identificação enorme por trazer lições poderosas sobre a vida e sobre como enfrentar esses problemas.
Gostou da lista com 8 jogos que ensinam lições poderosas sobre a vida? Conta pra gente nos comentários se esquecemos de algum! E, claro, não esquece de repassar até chegar no Lula.
3 Comentários
Pingback: Epic Games anuncia aquisição do estúdio brasileiro Aquiris e forma a Epic Games Brasil - República DG | O seu lugar favorito na Internet
Pingback: PlayStation anuncia aquisição da Firewalk Studios - República DG | O seu lugar favorito na Internet
Pingback: Confira o desempenho de Dead Island 2 nos consoles e PC - República DG | O seu lugar favorito na Internet