Se você ainda não se acostumou com o cancelamento de P.T. Silent Hills, talvez MADiSON seja uma boa pedida! Com uma paixão enorme pelo gênero terror, devo dizer que o título da Bloodious Games me surpreendeu de forma positiva, alcançando o terror extremo e o limite da insanidade. Caso você não saiba, MADiSON será lançado em 8 de Julho de 2022 para PlayStation 4, Xbox One e PC. Em breve, a versão para os consoles de nova geração será disponibilizada para os jogadores.
Antes de começar, eu gostaria de alertá-los que MADiSON aborda temas sensíveis como suicídio, desmembramento e desfiguração de corpos humanos. Muitas das cenas apresentadas no game causam desconforto e ataques de ansiedade que podem ser prejudiciais para alguns espectadores.
Caso esteja passando por momentos difíceis e não sabe mais o que fazer, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida) 188, onde especialistas da área estarão disponíveis 24 horas para atendê-lo da melhor maneira possível!
Um agradecimento mais do que especial para a Bloodious Games por ter fornecido a Key do jogo de forma gratuita e antecipada.
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
O que é MADiSON
MADiSON é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa que remete ao pior lado do ser humano. Na trama controlamos Luca, um jovem que acorda trancado em um quarto com o corpo coberto por sangue. Ao explorar o ambiente, notamos que o pai do garoto resolveu trancá-lo para proteger a família de algo maligno e poderoso. Ao escapar do quarto, Luca encontra uma câmera capaz de revelar segredos obscuros e passagens para progredir na história, incluindo puzzles muito bem elaborados e ambientes que só podem ser acessados com seu equipamento.
Conforme progredimos na história, descobrimos o lado sombrio da família, incluindo o avô que havia tentado realizar um ritual para se comunicar com a avó falecida. Infelizmente as coisas saem do esperado até que a Serial Killer Madison Hale é introduzida, tornando o ambiente ainda mais “desagradável”. A mulher de 43 anos havia mutilado inúmeras pessoas para manter seus corpos no porão de casa e realizar atos sobre humanos. Ao encontrar um rádio comunicador, exploramos o ambiente mais a fundo e descobrimos o que havia acontecido com a policial Russell, morta em 1987. Com um inventário limitado, os jogadores deverão gerenciar seus recursos e guardá-los em um baú vermelho para economizar espaço. Sobreviva em um ambiente de pura malignidade e desvende os mistérios que assolam sua família e os moradores que habitam nesta casa (caso ainda estejam vivos).
Apesar de uma temática simples e objetiva, MADiSON é um jogo extremamente intrigante e perturbador, deixando os jogadores apavorados com diversos barulhos, sombras, vultos e pessoas te observando o tempo todo.
Um jogo extremamente assustador
Quando mencionei que MADiSON era um jogo perturbador, eu não estava brincando! Mesmo apaixonado por terror, fiquei bem incomodado e em alguns momentos foram extremamente tensos, principalmente se você optar por jogar com seus Headsets ou fones de ouvido. Graças ao áudio 3D, o jogo é capaz de criar uma atmosfera tensa e introduzir o jogador na vida de Luca em uma casa com inúmeros segredos e lugares inexplorados. Algo que me chamou a atenção é que o jogo não “força” jumpscares desnecessários, aplicando este método apenas em momentos que tendem a assustar, como andar em um corredor e não saber se a sombra é um relógio ou uma presença diabólica.
Sem dúvidas, ESTE É O MAIOR ACERTO de MADiSON e tenho certeza que os fãs do terror psicológico ficarão apaixonados!
Gameplay e mecânicas de MADiSON
Quem poderia imaginar que uma simples câmera seria capaz de proteger um garoto? Pois é! Sem ela não seríamos capazes de escapar da casa com vida, dando liberdade ao jogador para avançar com uma certa “tranquilidade”. Em MADiSON, nosso inventário é limitado e não utilizamos armas para a defesa! Caso seu inventário esteja cheio, retorne ao cofre inicial e guarde todos que não serão utilizados no momento. A minha dica é procurar em todos os cantos pois sempre encontramos itens importantes como chaves, códigos para abrir cadeados e portas, além de itens que podem ser combinados para utilizar.
Gráficos
MADiSON é assustadoramente lindo! Seus gráficos se destacam criando uma atmosfera ainda mais real com sombras detalhadas, uso de iluminação na medida certa e texturas que remetem a um ambiente depressivo e caótico. A escolha visual do game foi um grande acerto e me surpreendeu muito já que a desenvolvedora foi capaz de trazer o medo à tona. Confesso que sentia falta de jogar bons jogos de terror, assim como me diverti muito com Fobia – St. Dinfna Hotel.
Efeitos sonoros de arrepiar
Será que estamos sendo vigiados ou perseguidos? Será que são apenas coisas da cabeça de Lucas? Estas são apenas algumas perguntas que fazemos ao escutar ruídos próximos ao nosso protagonista. Em MADiSON, a Bloodious Games conseguiu criar algo tenso sem utilizar músicas. Minha recomendação é que todos os jogadores utilizem Headsets para entrar no mundo do game. E aí? Você tem coragem?
A dublagem de MADiSON
Eu posso dizer com tranquilidade que a dublagem de MADiSON é uma das melhores que já vi em jogos de terror durante toda a minha vida! Através da voz de Luca, podemos sentir o desespero e o medo que paira no ar. É inexplicável a sensação de desconforto e frio na barriga causada com os personagens e suas vozes. Por mais que eu fale sobre a dublagem, você só será capaz de entender o que estou falando após jogar MADiSON. Que experiência fora do comum! Eu adoraria conhecer o dublador e parabenizá-lo por isso! Quem sabe uma futura entrevista com a Bloodious Games, não é mesmo?
Nem tudo é perfeito…
Um dos problemas mais graves que tive durante minha gameplay foram constantes crashes no aplicativo utilizado através do PlayStation 5. Além disso, o jogo acabou me desmotivando quando meu save corrompeu, crashando o jogo e impossibilitando na minha progressão. A empresa já está ciente deste problema e está trabalhando a todo vapor para consertar este problema. Vale ressaltar que este erro não irá ocorrer após o jogo ser lançado oficialmente! Tive o prazer de jogar a versão PlayStation 4 e em breve darei continuidade na versão PlayStation 5 assim que ela estiver disponível.
OBS: cópia analisada antes do Patch Day One
A dificuldade na leitura das legendas
Algo que me incomodou muito foram as legendas minúsculas presentes durante a gameplay. Graças ao cenário obscuro, muitas vezes as legendas acabam passando desapercebido quando estamos correndo ou explorando o ambiente. Seria interessante se a empresa disponibilizasse um aumento de fonte. Por outro lado, devo destacar que o jogo possui legendas em Português do Brasil, tornando ainda mais fácil a compreensão da história.
Recursos do DualSense
Por se tratar da versão do PlayStation 4, os recursos e feedback háptico do DualSense não estavam disponíveis. Seria interessante se a empresa disponibilizasse este recurso quando a versão de PlayStation 5 chegar ao mercado. Neste tópico gostaria apenas de sugerir estas adições para criar uma atmosfera ainda mais assustadora. Já pensou tirar fotos e sentir o DualSense reproduzindo esta ação?
Vale MUITO a pena jogar MADiSON!
Este é um daqueles games que mesmo após ser finalizado, jamais será esquecido pelos jogadores! Com uma história intrigante e sombria, MADiSON é capaz de criar um terror inteligente, com puzzles marcantes e uma dublagem quase que perfeita (se não for perfeita). Sou suspeito para falar sobre jogos de terror mas tenha em mente que MADiSON é um título obrigatório para todas as plataformas independente de seu tempo de duração ou valor sugerido. Caso você seja um jogador corajoso, recomendo apagar as luzes imediatamente, fechar as janelas e colocar o headset na orelha. Mesmo com seus graves problemas de crashes e saves corrompidos, não será necessário se preocupar já que a desenvolvedora está ciente da situação, trazendo uma atualização no dia de seu lançamento oficial. Prepare-se para uma experiência única e que fará você se arrepiar!