A Sony realizou, no mês de agosto, o início do envio às lojas de unidades do novo modelo do PlayStation 5. Agora, descobriu-se uma importante mudança que faz o console consumir menos energia. De acordo com uma análise da página Angstronomics, houve uma alteração no processo de fabricação do chip do console. Temos aqui 6 nanômetros, contra 7 anteriormente.
O novo chip é chamado de Oberon Plus e mantém o mesmo desempenho de seu antecessor. Seu novo tamanho é de 260 milímetros quadrados, ao passo que o chip utilizado na produção dos primeiros modelos do PS5 era um pouco maior: 300 milímetros quadrados. A mudança permite à Sony produzir mais consoles sem precisar gastar mais. Segundo a Angstronomics, o custo seria 12% menor.
O novo modelo do PS5 tem uma placa-mãe menor em cerca de cinco centímetros. De acordo com Austin Evans, a atualização do console pode gastar entre 20 a 30 watts a menos. Além disso, há mudanças no compartimento que guarda o SSD, provavelmente para dissipar o calor.
As mudanças criaram especulações a respeito de um futuro possível PlayStation 5 Slim, mas nenhuma informação concreta foi divulgada pela Sony.
Fonte: Eurogamer
Considere ler também: