Estamos chegando perto do fim de ano e é normal parar e fazer uma retrospectiva de tudo o que se passou nestes doze meses. Tratando-se de jogos, podemos olhar para todos os que tivemos oportunidade de aproveitar e os que não gostamos, além do desempenho das desenvolvedoras e publishers. Tendo em vista isso, nos propomos a fazer uma análise do 2022 de uma das gigantes da indústria: a PlayStation, que teve conquistas e lançamentos notáveis e emplacou um de seus melhores anos. Confira abaixo:
Jogos nos consoles
Quando pensamos em consoles as primeiras coisas que vêm à mente da maioria das pessoas são os jogos. Tratando-se da PlayStation, este ano foi titânico nesse sentido. Foram vários jogos first-party que mantiveram o padrão de qualidade premium da empresa e tornaram-se ótimas opções para os jogadores neste ano.
2022 começou nos consoles com a chegada de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões para PS5. O game apresenta uma remasterização de Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy. Com melhorias gerais e suporte ao Dual Sense, a coleção também chegou ao PC.
Em 28 de fevereiro houve a chegada de Horizon: Forbidden West pela Guerrilla. O game foi lançado para PlayStation 4 e PlayStation 5 e é a sequência de Horizon: Zero Dawn. Forbidden West continua a acompanhar as aventuras de Aloy, agora em uma saga para salvar o planeta de uma nova e mortal praga. As texturas do game estão incomparavelmente melhores do que no primeiro jogo, com uma enorme melhoria nos gráficos. O mundo também está mais vibrante e possui diversas novas atividades como corrida de páreo, lutas em torneios e um jogo de tabuleiro. Novas mecânicas foram incorporadas como o uso de um planador e voo, graças à máquina Helíodo. A história possui uma grande originalidade e responde diversas perguntas do primeiro game, aprofundando a rica lore de Horizon. As side quests também possuem grande qualidade e estão muito mais envolventes, demonstrando maturidade do estúdio. No que se refere à cereja do bolo, as máquinas, há mais tipos e variações. A gameplay também incorporou elementos de RPG com multiplicadores de dano, mais aprimoramentos e novas e refeitas árvores de habilidades.
Em 4 de março foi a vez de Gran Turismo 7 chegar para PlayStation 4 e PlayStation 5. O game foi desenvolvido pela Polyphony Digital e trouxe um novo frescor para a franquia ao buscar reviver os áureos tempos de Gran Turismo 4. Novas pistas e carros foram implementados, com o game se aproveitando de tecnologias do PS5 como o SSD para rodar a 60 frames por segundo em 4K. O título também se aproveitou do Dual Sense para fazer efeitos de terreno serem sentidos pelos jogadores, assim como usou a Tempest Engine para uma melhor reprodução de áudio.
No dia 2 de setembro a Naughty Dog lançou o remake de The Last of Us, intitulado The Last of Us: Part I. O game apresentou grandes aprimoramentos como texturas e toda uma roupagem muito mais realista. É possível ter mais inimigos em tela do que no primeiro game, a IA está melhorada e os personagens possuem novos modelos que conectam melhor o jogo com The Last of Us: Part II. O remake também trouxe uma enorme quantidade de recursos de acessibilidade, permitindo que o máximo de pessoas possível pudesse experimentar o game.
Em 9 de novembro houve a chegada do mais novo jogo da Santa Monica, God of War Ragnarok. Um dos mais esperados títulos para PlayStation, Ragnarok continua a saga de Kratos e Atreus enquanto os coloca em confronto contra os deuses nórdicos. O game humaniza ainda mais a figura de Kratos, trazendo uma narrativa íntima enquanto cria um mundo exuberante e permite o acesso aos nove reinos da mitologia nórdica (contra seis no jogo anterior). O combate teve diversos aprimoramentos com novos modos de uso da Fúria, novos ataques e uma nova arma. A história, que marca o encerramento da saga nórdica, termina de uma maneira corajosa e abre novos horizontes para a franquia. God of War Ragnarok tornou-se o game de uma IP da PlayStation mais vendido em menos tempo, conseguindo mais de 5 milhões de cópias vendidas apenas em sua semana de estreia.
Considerando todos os jogos first party lançados este ano apenas para consoles PlayStation, a nota variou entre 82 (Gran Turismo 7 no PlayStation 4) e 94 (God of War Ragnarok no PlayStation 5) no Metacritic, continuando a tradição da marca em entregar jogos de qualidade para o público. Além disso, três dos quatro games citados chegaram para o PS4, mantendo a base de usuários do console de oitava geração com novos jogos.
No que se refere a expansões Returnal, jogo da Housemarque lançado em 2021 para PS5, ganhou uma atualização conhecida como “Ascension”. Nela há um modo cooperativo onde dois jogadores podem lutar contra o mundo hostil no qual Selene se encontra. Foi também introduzida a área Torre de Sísifo que traz um modo infinito para o game.
Jogos no PC
Diversos jogos do PlayStation também chegaram este ano no PC, em uma estratégia da Sony para trazer mais jogadores para suas franquias. Neste ano a plataforma recebeu títulos como God of War, Marvel’s Spider-Man Remastered, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Sackboy: Uma Grande Aventura e o já citado Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões. Diversos personagens e histórias do PlayStation agora podem ser acessados por mais pessoas, atraindo seu interesse pela marca e franquias relacionadas.
A nova PlayStation Plus
Com o crescimento de serviços como o Xbox Game Pass, a PlayStation traçou uma estratégia na qual pudesse oferecer concorrência para a assinatura da Microsoft. Nesse contexto houve a remodelação da PlayStation Plus, antes um serviço que oferecia, entre outras vantagens, por volta de dois a quatro jogos mensais. Surgiram novos níveis de assinatura, fazendo o nível mais básico ser nomeado como PS Plus Essentials. Os novos planos foram conhecidos como Extra e Premium, ambos apresentando uma infinidade de jogos. A diferença entre os dois é o fato do plano Premium apresentar games por streaming e também títulos clássicos (levando a nostalgia do PlayStation original, PS2 e PS3 para o PS4 e PS5), além de dar acesso a demos de jogos. No Brasil o plano Premium foi substituído por um novo nível chamado de Deluxe, não possuindo streaming.
Durante todos os meses novos games chegaram aos catálogos Extra e Deluxe, com franquias consagradas como Yakuza, Assassin’s Creed, Far Cry, Dragon Quest entre outras. Games aclamados como Red Dead Redemption 2, a trilogia original de GTA remasterizada e Deathloop também marcaram presença no serviço. A Sony inseriu uma boa parte de seu catálogo first party nestes níveis, incluindo jogos mais recentes. Returnal, Marvel’s Spider-Man, Marvel’s Spider-Man Miles Morales, Ghost of Tsushima e Death Stranding (estes dois últimos em suas versões Director’s Cut) são alguns dos exemplos das adições. Os níveis mais altos da PlayStation Plus também entregaram no lançamento Stray, um jogo indie no qual controlamos um gato e que rapidamente virou um sucesso e febre na internet.
Houve quem pensasse que os novos níveis da PlayStation Plus significassem uma piora no plano Essentials para forçar uma migração. A Sony não só não fez isso como também se moveu na direção contrária e apresentou uma das melhores lineups dos últimos anos. Jogos como God of War, Crash Bandicoot 4, Injustice 2, Need for Speed Heat, Mass Effect Legendary Edition e The Dark Pictures Anthology: Man of Mendan compuseram o catálogo.
Aquisições, investimentos e parcerias
2022 foi um ano movimentado para a PlayStation na aquisição de novos estúdios para ampliar o escopo de seus jogos e criar novas experiências. A primeira aquisição do ano foi a Bungie, desenvolvedora que criou os primeiros games de Halo e que é responsável por Destiny. Em março foi a vez da Haven, desenvolvedora que conta com veteranos de empresas como Ubisoft, EA e Eidos. Já em agosto foi comprada a Savage Game Studios, em um esforço para levar experiências do PlayStation para o mercado mobile.
Outra ação da Sony foi realizar investimentos em empresas estratégicas para a indústria como a FromSoftware e a Epic Games, além de fomentar seus negócios na China com a iniciativa China Hero Project. A empresa também realizou uma parceria com a Striking Distance Studios, cedendo 150 funcionários para ajudar na captura de movimento dos atores e cinemáticas fotorrealistas em The Callisto Protocol.
PlayStation Stars
Em julho a Sony anunciou um programa de fidelidade para seus usuários conhecidos como PlayStation Stars. A iniciativa, a exemplo de serviços análogos como o Microsoft Rewards, oferece recompensas aos jogadores que realizarem certas tarefas no console ou em games específicos. Os prêmios a serem resgatados variam de colecionáveis dentro da plataforma até mesmo a jogos completos.
Tampas de PS5 no Brasil e periféricos customizados
Este ano a PlayStation aumentou as possibilidades de customização em relação aos seus aparelhos e acessórios de nova geração. Os brasileiros receberam as tampas de PS5, podendo estilizar o console e deixá-lo preto, roxo, azul, rosa ou vermelho.
Em relação aos acessórios tivemos a linha gray camouflage, que além de disponibilizar as faceplates em um tom camuflado também trouxe a cor para o Pulse 3D e o Dual Sense. Também houve a chegada do Dual Sense temático de God of War Ragnarok.
Atualizações de software
A Sony também trouxe novidades de software tanto para o Dual Sense quanto para o próprio PlayStation 5. Em relação ao controle, ele agora pode ser atualizado no próprio PC, algo que só podia ser feito antes no console. Isto tira a dependência do PS5 para se obter a versão mais recente de firmware do controle e dá maior liberdade aos jogadores que utilizam o computador como plataforma principal.
No console houve a chegada do VRR, ou seja, da taxa de atualização variável. O recurso permite a sincronia entre a taxa de quadros e o monitor/TV onde o game está sendo reproduzido, aperfeiçoando a experiência em aparelhos com suporte a HDMI 2.1. Alguns meses depois foi a vez da resolução 1440p ter suporte no PS5, o que beneficia jogadores que utilizam este tipo de tela. Agora os usuários também podem separar seus jogos por pastas, facilitando a organização.
Melhora nos estoques do PlayStation 5
Muito provavelmente vocês devem lembrar que a nova geração de consoles enfrentou problemas em seu lançamento no que se refere a vendas, uma vez que a pandemia criou a necessidade de isolamento e também prejudicou as cadeias de suprimentos. Assim as vendas do PS5 começaram de maneira totalmente online e menos unidades estiveram à venda, tornando o console um alvo de indivíduos conhecidos como scalpers. Estas pessoas compravam todos os consoles disponíveis através de bots e os revendiam por preços exorbitantes pela internet, prejudicando os consumidores de todo o mundo — incluindo o Brasil.
Esta tempestade perfeita foi sendo mitigada aos poucos com a diminuição dos efeitos globais da Covid-19 e os esforços da Sony. 2022 foi o ano em que os estoques se regularizaram, com os consoles ficando disponíveis normalmente em diversas varejistas. De acordo com Jim Ryan, chefão da divisão de entretenimento da Sony, este problema foi completamente resolvido. Isto permitiu que bundles fossem criados em parcerias com jogos first party (como Horizon Forbidden West e God of War Ragnarok) e third party (como FIFA 23 e Call of Duty: Modern Warfare II).
The Game Awards
A qualidade da lineup deste ano foi recompensada durante as premiações. Uma das mais importantes, a The Game Awards, concedeu 21 indicações dos jogos da Sony. Destas, o PlayStation venceu 7 (sendo 6 prêmios para God of War Ragnarok e 1 para Gran Turismo 7).
Futuro e balanço geral
Embora 2022 tenha sido um ano recheado de novidades, a Sony também tem muito a mostrar em 2023: o PSVR 2, uma DLC para Horizon Forbidden West e a chegada de Marvel’s Spider-Man 2 são apenas alguns dos conteúdos para o próximo ano da empresa.
Em resumo, podemos dizer que 2022 foi um dos melhores anos da PlayStation com títulos de qualidade, reformulação de serviços, aprimoramento de software e expansão dos negócios para o PC. Ficamos na expectativa para o futuro da marca e para os próximos jogos que virão.