2022 foi um ano fantástico para a indústria dos jogos.. Numa mescla perfeita de títulos indies e AAAs gigantescos, todos os gostos e grupos foram atendidos com games de qualidade. Felizmente, o que foi bom vai se tornar ainda melhor. 2023 está quase entre nós, trazendo novas aventuras que prometem marcar nossas vidas.
Foi pensando nisso que decidi escrever esse texto, falando um pouco sobre os principais títulos do primeiro semestre de 2023 que já possuem uma data de lançamento.
Os principais jogos de 2023 – Janeiro:
1. One Piece Odyssey: Continuando a iniciativa da Bandai Namco em lançar jogos licenciados, Odyssey deve agradar aos fãs mais apaixonados pelo anime. Os visuais estão incríveis e muitos momentos icônicos do anime foram transportados para o título. Apesar disso, penso que o projeto não vai perfurar a bolha geral e deve continuar com a sua natureza de nicho, ainda mais com a jogabilidade estruturada em combates por turnos.
2. Fire Emblem Engage: Julgando pelos previews publicados, o game tem tudo pra ser o primeiro lançamento aclamado do ano, conseguindo uma média de notas relativamente alta no Metacritic.
3. Monster Hunter Rise: O inesperado transporte de um título muito amado no Nintendo Switch para os consoles da atual geração. Não tenho dúvidas de que vai ser um sucesso gigantesco tanto nas críticas quanto comercialmente.
4. Forspoken: Após uma demonstração que dividiu bastante os jogadores, Forspoken é a primeira incógnita de 2023. O combate é belíssimo, contudo, resta saber se o mundo do jogo e sua história serão bons o suficiente pra conquistar seu lugar ao sol.
5. Dead Space Remake: O retorno de um clássico. Acredito que o remake da história de Isaac fará um grande sucesso tanto em vendas quanto nas críticas. A estrutura, muito elogiada, já veio pronta. Vai ser muito difícil esse projeto não vingar.
Fevereiro:
1. Hogwarts Legacy: O jogo dos sonhos dos Potterheads pode acabar sendo um pesadelo. Apesar do showcase de jogabilidade ter exibido coisas fantásticas, a parte técnica do jogo me preocupa. São muitas versões pro estúdio se preocupar e adaptar da melhor maneira possível. Tirando isso, tenho certeza de que a história, combate e todo o conteúdo secundário vai fazer jus ao legado enorme da franquia.
2. Wild Hearts: O “Monster Hunter” da EA/Koei Tecmo. Com mecânicas próprias e monstros com designs exuberantes, o projeto pode vingar e se tornar um competidor à altura. Resta saber se a jogabilidade será boa, diversa e fluída o suficiente para conquistar os adeptos ao gênero.
3. Like a Dragon – Ishin!: Apesar de ser um jogo extremamente de nicho, Ishin pode angariar um bom número de jogadores para a franquia devido a sua temática. Jogos de ação no Japão Feudal são escassos e costumam ter uma demanda alta. Apesar de se tratar de um relançamento, a repaginação visual foi muito bem feita, dando um merecido frescor ao game.
4. Atomic Heart: O projeto da Mundfish em parceria com a Focus Entertainment promete entregar uma jogabilidade primorosa juntamente com uma narrativa fantástica que lembra levemente BioShock. Julgando pelos materiais liberados até o momento, pode ser o grande AA de 2023.
5. PS VR 2: A sequência do aparelho da PlayStation chega em Fevereiro com 20 jogos em sua lineup inicial. Prometendo entregar uma experiência mais prática e potente do que o seu antecessor, o produto vai encontrar dificuldades no seu início de vida. O motivo? É necessário fazer um investimento bem alto para aproveitar o mesmo: PS5 + PS VR2.
Os principais jogos de 2023 – Março:
1. Wo Long – Fallen Dynasty: Julgando pela demo disponibilizada, a Team Ninja deve entregar mais uma experiência fantástica com uma jogabilidade primorosa. Não tenho dúvidas de que o game fará um sucesso estrondoso com as críticas mas acredito que sua dificuldade elevada impeça que o game fure a bolha e tenha um número de vendas alto.
2. Skull and Bones: A novela de longa data deve chegar ao fim em Março. Graças a ausência de trechos em terra, um desenvolvimento conturbado e um calendário apertado, fica difícil acreditar em Skull and Bones no seu estado inicial. Contudo, o jogo deve ficar excelente no longo prazo graças ao suporte absurdo que a Ubisoft dá aos seus jogos.
3. Star Wars Jedi – Survivor: Pelos trailers apresentados, Survivor trará evoluções pro que já era ótimo, podendo facilmente ser o melhor jogo da franquia já criado. Dito isso, certamente deve fazer sucesso tanto com os críticos quanto com os jogadores em geral.
4. Resident Evil 4 Remake: Mais um clássico retornando. Existem jogos que são grandiosos demais pra “falhar” e este remake se trata de um exemplo perfeito disso. Milhões de pessoas vão reviver essa aventura protagonizada por Leon.
Abril:
1. Burning Shores – Expansão: Horizon Forbidden West vai ganhar uma expansão exclusiva para o PS5. Acredito que todos estejam curiosos para ver as novidades e ver se a exclusão do PS4 realmente é justificada no conteúdo.
2. Dead Island 2: A materialização de um mito. Muitos jogadores certamente duvidaram de que Dead Island 2 iria ver a luz do dia, bom, faltam poucos meses agora. Um ponto crucial é ver se as estruturas presentes no projeto não envelheceram com o tempo. Existe uma demanda alta por um bom jogo de zumbi em mundo aberto fresco, que não se rende ao modelo checklist dos anos 2010.
Os principais jogos de 2023 – Maio:
1. The Legend of Zelda – Tears of the Kingdom: Não tem muito o que falar aqui. Candidato mais forte ao GOTY de 2023.
2. Suicide Squad – Kill the Justice League: Após os sentimentos mistos gerados por Gotham Knights, é natural ficar cauteloso com esse daqui. Apesar de ser comandado por um time com mais experiência e ter personagens conhecidos globalmente, a estrutura pensada em co-op pode prejudicar a experiência com o game. O sistema de loot e progressão vão ter que ser muito bem desenhados para que o jogo vingue. A janela de lançamentos mais tranquila em Maio (até agora) pode ajudar o game.
Os principais jogos de 2023 – Junho:
1. Street Fighter 6: Pensado com cuidado para veteranos e novatos, o jogo chega com uma nova roupagem, modos inéditos e uma customização robusta, posicionando-se como o jogo mais democrático da franquia até agora. Diante de tudo que foi apresentado, não vejo outro título capaz de levar a coroa de SF6 como o melhor fighting game de 2023. Dois pontos a se observar é o balanceamento de personagens e a economia pra quem joga o game online.
2. Diablo IV: O quarto título da franquia chega com uma missão árdua. Recuperar o prestígio e qualidade que se perderam com o lançamento do terceiro jogo. Apoiando-se na tradição, visuais de ponta e mecânicas atualizadas, todo o material apresentado até agora indica que Diablo IV vai chegar provando a todos por que é considerado o maior e melhor exemplo de um aRPG de qualidade.
3. Final Fantasy 16: Esculpido pelo time responsável pelo cultuado Final Fantasy 14, o décimo sexto principal jogo da franquia chega com mudanças, transportando a saga para um cenário de fantasia medieval, batalhas de summons inusitadas e uma história mais madura. Fiquei um tanto dividido com os gameplays divulgados, em alguns trechos a tela fica extremamente poluída, mal dando pra entender o que está acontecendo.