The Last of Us trouxe mais um emocionante episódio para o público, Endure and Survive, que marca o fim do arco de Henry e Sam e a saída de Joel e Ellie de Kansas City. O capítulo adaptou alguns acontecimentos muito interessantes do game de acordo com o próprio ritmo da série. Confira algumas das mudanças realizadas pela HBO:
Henry, Sam e os caçadores em The Last of Us
No jogo, Henry e Sam abandonaram a Zona de Quarentena de Hartford após esta ser deixada pelos militares. Enquanto buscavam por suprimentos em Pittsburgh eles foram emboscados pelos Caçadores e obrigados a se esconder.
Na série o drama entre os dois e o grupo antagonista se passa em Kansas City e é bem mais pessoal: Henry precisava de remédios para Sam, que sofria de leucemia. Para obtê-los junto à FEDRA, foi necessário tornar-se um colaborador e delatar o irmão de Kathleen, líder da resistência. A partir daí, o objetivo da mulher foi caçar Henry para se vingar.
No que se refere a Sam, o garoto é bem mais desenvolvido na série do que no game, demonstrando personalidade e uma interação maior com Ellie. Também descobrimos que ele é deficiente auditivo e que, como citado anteriormente, sofre de leucemia.
Os Caçadores se mostram mais organizados na série, deixando de lado este nome para serem chamados genericamente de “resistência”. Parte do que aconteceu para o grupo assumir o poder também é revelado, com Henry dizendo a Joel que a FEDRA era especificamente cruel em Kansas City. Em dado momento, como foi mostrado em um flashback, criou-se uma revolta que derrubou os militares, embora os novos líderes também tenham demonstrado uma má índole.
A série ainda utiliza os discursos de Henry e dos caçadores como um foreshadowing do que vem pela frente. Henry fez o que precisava para manter Sam vivo, embora tenha chamado a si próprio de vilão. Já Kathleen não demonstra dar importância ao fato, mencionando que crianças morrem a todo momento e que a luta de Henry não faz sentido.
Aliança entre personagens
No jogo, Joel é surpreendido por Henry e ambos lutam antes que a cena mostre Sam com uma arma em punho. Após isso, todos chegam a um entendimento. Na série, Henry e Sam encontram os protagonistas dormindo e se aproveitam para rendê-los. Após um tenso momento no qual Joel parece não querer conversar, as duplas se aliam para sair da cidade.
No jogo existe uma cena na qual Henry deixa Joel para trás a fim de fugir – e Ellie fica para trás para ajudar o companheiro. Isto não foi adaptado para série, provavelmente para não alongar demais o episódio e manter o roteiro de acordo com o que a série pedia.
Eventualmente os personagens encontram os esgotos e os utilizam como passagem, encontrando uma comunidade que possuía crianças e foi destruída. Enquanto no jogo há confrontos com infectados, na série eles não aparecem neste trecho.
O infame sniper de The Last of Us
No jogo conhecemos um curioso membro dos caçadores que não é muito explorado, mas acaba dando dor de cabeça para Joel e Ellie em uma seção icônica. Na série sabemos que ele era um dos soldados de Kathleen e responsável por informar para a líder da resistência a localização de Henry e seus aliados. Assim como no jogo, Joel também mata o homem e usa a arma em benefício próprio, dando apoio a Ellie, Henry e Sam.
O fim dos caçadores e o baiacu
Embora no game não seja mostrado o que especificamente ocorreu com os caçadores, na série boa parte deles pereceu após um grupo de infectados em horda surgir.
Junto com eles havia um baiacu/verme, último estágio de infecção do fungo Cordyceps nos humanos dentro do universo do jogo. A série soube bem guardar o baiacu e não apresentá-lo logo nos primeiros episódios, tornando sua aparição mais impactante. Além disso, ele parece ser mais forte do que sua contraparte nos games.
Mortes de Henry e Sam
As mortes de Henry e Sam são semelhantes no game e na série, com algumas adições. Na série, Ellie descobre a mordida de Sam e tenta negar a situação, talvez por inocência. Ela usa o próprio sangue na ferida do garoto, afirmando que pode curá-lo. Infelizmente a medida não surte efeito e Sam, no dia seguinte, se transforma. Outra diferença é que durante a morte de Henry a câmera foca no rosto de Ellie. A perda dos dois aliados certamente impactará Ellie e, por isto, o foco na garota e nas suas reações aos acontecimentos foi importante. O desespero de Ellie em ajudar Sam também é importante, podendo impactar e justificar seus pensamentos no futuro – como por exemplo na segunda temporada da série.