Elden Ring está quase entre nós. Faltando apenas 35 dias pro seu lançamento, marcado para o dia 25 de Fevereiro, Elden Ring tem sido extremamente comparado a Dark Souls. Com a comparação, muitos “jogadores” (bobos da corte), usam o termo para depreciar o jogo. Com o contexto dado, resolvi trazer 10 diferenças enormes para o gênero que provam o óbvio: não, Elden Ring não é Dark Souls 4.
1) Mundo Aberto
Possivelmente a maior diferença de todas. Os gênios da From Software decidiram mudar por completo a estrutura do jogo, apresentando o primeiro Soulslike do estúdio que é ambientado em um mundo aberto. Com a expansividade do mapa e dos cenários, o ritmo das batalhas mudaram bastante, assim como as opções para entrar e sair dos conflitos. Com um mapa deste porte, mudanças menores foram aplicadas, como a possibilidade de efetuar uma viagem rápida para as fogueiras a partir de qualquer ponto do mapa (estando fora de combate ou de masmorras).
Mas calma, não pense que não teremos áreas específicas extremamente interligadas e cheias de atalhos para serem abertos. Este é um elemento bastante característico da From e teremos isso de volta em Elden Ring, principalmente em castelos e calabouços.
2) Montaria
Com um mundo tão vasto, a inclusão de uma montaria no jogo foi uma decisão muito acertada. Muito mais do que apenas ajudar na exploração e em se locomover mais rapidamente pelos cenários, nosso Torrent (o cavalo-espírito) foi integrado quase que totalmente na jogabilidade, permitindo que os jogadores lutem/derrotem chefes sem descer do cavalo.
3) Mapa de Mundo
Um recurso muito pedido por alguns fãs nos jogos prévios. Agora podemos acessar um Mapa para ajudar na localização do próximo objetivo, itens e outras coisas. O estúdio também fez a “boa”, adicionando a opção de acrescentar marcadores no Mapa para caso a gente queira voltar na área em outra hora.
4) Botão de Pulo
Muito mais do que uma firula qualquer, o Pulo foi integrado completamente em todas as partes do jogo. Seja no combate, onde diversos inimigos e chefes possuem golpes que só podem ser desviados pulando, seja na exploração, onde a verticalidade dos mapas é a maior da história para a From Software. Graças a adição do botão, temos novas formas de interagir com o mundo e com as batalhas, adicionando uma nova dose de complexidade ao gameplay.
5) Crafting – Construção de Itens
Praticamente todo jogo de mundo aberto tem o famoso sistema de crafting, isto é, a possibilidade de coletar materiais e construir itens vitais para o progresso. Em Elden Ring, podemos coletar recursos para fabricar itens como poções, flechas, bombas e muito mais. Isto adiciona uma nova camada na jogabilidade, trazendo um pouco mais de gerenciamento e estratégia para lidar com grandes hordas de inimigos!
6) Cinzas da Guerra
Em Dark Souls 3, algumas armas especiais tinham as famosas Artes de Arma, contendo efeitos/ataques especiais. Em Elden Ring, o sistema foi completamente refeito, agora chamado de Cinzas de Guerra. Agora os jogadores podem imbuír as armas com habilidades especiais diferentes, permitindo uma variedade maior no combate e na construção de builds. Achou um espadão comum? Que tal adicionar um efeito de fogo ou raio nele?
7) Furtividade Melhorada
Bebendo da fonte de Sekiro: Shadows Die Twice, as mecânicas de furtividade receberam melhorias absurdas, facilitando a vida de quem curte jogar como um ninja. Agora temos a adição de um botão específico para agachar, além de novos itens como uma flecha poderosa (um pouco quebrada) que coloca inimigos pra dormir por 30 segundos. Se você gosta do Caminho do Shinobi, pode comemorar, muitas opções te aguardam no dia 25 de Fevereiro.
8) Summons
Se você é um veterano da franquia Souls, você lembra bem como funciona o sistema de Invocação do jogo. Quase sempre, os sinais dos NPCs ajudantes ficam localizados próximos da área do chefe, tornando-se mais uma mecânica opcional do que algo integrado ao jogo. Em Elden, isto mudou. Agora os summons funcionam de uma maneira similar a Final Fantasy, permitindo que o jogador invoque um grupo de cavaleiros, lobos ou outros tipos de NPCs para limpar acampamentos e bater em chefes.
9) Eventos de Mundo
Lá está você, Pingolingo, passeando pelo mapa de Elden Ring e se depara com um pântano. Neste local, um grupo de inimigos patrulha a área e tem uma espécie de baú próximo a eles. Prontamente você decide que esses inimigos precisam ser eliminados para verificar o que tem no baú. Assim que você chega perto do lugar, um dragão imenso aparece, dá uma baforada nos inimigos e passa a proteger a área. Isso é apenas um dos diversos eventos de mundo presentes no jogo. O mundo do game é vivo, gerando momentos marcantes pra quem joga.
10) Stamina infinita fora do combate
Essa mudança em específico é pura qualidade de vida. Enquanto estivermos fora do combate, a Stamina do personagem não será consumida, tornando a exploração/movimentação mais ágil. Obrigado, From Software!
11) Mudança bônus de Elden Ring – O Retorno da Glória dos Escudos
Se você gosta de jogar com escudos, pode celebrar. A equipe deu um buff no equipamento, tornando-o mais viável para as jogatinas. Agora, se o jogador lançar um ataque forte após bloquear um golpe, ele causa um ataque poderoso que quebra a postura do inimigo, deixando-o vulnerável para a famosa estocada (Riposte). Veja um exemplo abaixo:
Bom, te mostrei, com ONZE evidências, que Elden Ring não se trata de Dark Souls 4. Portanto, pare de falar essa besteira na internet! São diversas mudanças que mudam bastante a forma de se jogar, concedendo um grau de liberdade jamais visto em jogos do estúdio. Caso você ainda não tenha comprado o seu game, considere fazer a pré-venda através dos banners abaixo:
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Considere ler nosso outro especial do jogo focado nas classes: