E se eu te disser que aventuras lovecraftianas ainda estão em moda? Talvez pareça exagero mas esta representação ficou quase perfeita com o trabalho impecável da desenvolvedora Frogwares! Apesar de todas as dificuldades para concluir Sherlock Holmes: The Awakened, o estúdio ucraniano se manteve firme mesmo com uma guerra iniciada pela Rússia. Diante desta situação lamentável, a equipe da Desconto em Games se solidariza com as vítimas que perderam seus familiares na Ucrânia ou que estão guerrilhando para proteger o seu país das ameaças russas.
Hoje você ficará por dentro de Sherlock Holmes: The Awakened, uma releitura do clássico game de 2008 que será relançado no dia 11 de Abril de 2023 utilizando a Unreal Engine. Vale ressaltar que o game será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PlayStation 5 cedido pela Frogwares!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
O mito de Cthulhu
Diferente dos títulos anteriores da franquia Sherlock Holmes, The Awakened explora um lado sobrenatural com os mistérios do universo de H.P. Lovecraft. Durante nossa gameplay controlamos Sherlock e seu amigo Dr. Watson em uma cidade afetada por terríveis desaparecimentos causados pelo culto de Cthulhu. Os jogadores deverão manter a cidade em segurança utilizando a intuição dos investigadores e buscando pistas deixadas no subterrâneo pela entidade maligna que vaga pela região. Ao concluir os desafios e coletar novas pistas, será necessário utilizar o sistema de evidências que permite reunir novas pistas para descobrir os culpados e ligar provas que podem incriminar determinado NPC. Este sistema já está presente em outros títulos da franquia mas acabaram se destacando por conta de sua complexidade e variedade de evidências. A narrativa misteriosa de The Awakened faz com que os jogadores mergulhem em um universo sobrenatural nunca visto antes!
Nossa aventura acaba ganhando ainda mais destaque após o capítulo 2, onde seremos transportados para cinco países com a missão de desvendar o culto misterioso e quebrar o ciclo que afeta os arredores da cidade. Além do sistema de evidências, o jogo permite que as cenas do crime sejam reconstruídas, disponibilizando pequenos trechos sobre o desaparecimento ou assassinato de cada personagem. Tudo isso enriquece a experiência do jogador e prova que Sherlock Holmes vai muito além de livros sobre crimes!
Caso você não saiba, o monstro de Cthulhu se tornou popular em 1928 após a criação do livro O Chamado de Cthulhu do escritor norte-americano H.P. Lovecraft. A entidade cósmica se assemelha a um polvo gigante com diversos tentáculos que está adormecido no fundo do oceano. Ao despertá-lo, sua fúria poderia causar o apocalipse e exterminar toda a humanidade através de seu poder sobrenatural. Ao que tudo indica, estas criaturas cósmicas surgiram na terra antes da vida humana, tornando sua espécie milenar.
Com 8 Capítulos, Sherlock Holmes: The Awakened possui aproximadamente 15 horas de duração que podem variar de acordo com a exploração de cada jogador. Minha recomendação é explorar o cenário com cautela para evitar que pistas sejam deixadas de lado e focar nos diálogos dos personagens que são carismáticos e transmitem emoções durante a maior parte da gameplay.
A narrativa chama a atenção do jogador desde o começo e faz com que ele interrompa a jogatina apenas no momento que descobrir o que está acontecendo na região. Uma excelente oportunidade para você aproveitar durante o final de semana! Resumindo, The Awakened é uma evolução primorosa de toda a franquia Sherlock Holmes e que expressa os sentimentos do autor de forma sincera e respeitosa, expandindo seu universo sem alterar a sua essência.
Jogabilidade
Se você jogou Sherlock Holmes: Chapter One, com certeza irá se familiarizar com os comandos de The Awakened. Embora tenha me divertido muito com o game, sinto que algumas mecânicas acabaram se tornando repetitivas com o passar do tempo, incluindo o sistema de reconstrução do crime. Muitos mistérios seguem o mesmo padrão e tornam a experiência repetitiva após algumas horas de gameplay. Este não será um grande problema para aqueles que já estão acostumados com a franquia mas que pode desapontar os novatos.
Nas cidades, os jogadores terão que conversar com os NPC’s para descobrir novas evidências para tornar a investigação plausível e com um maior índicie de acertos.
Como havia mencionado anteriormente, estas repetições podem acabar frustrando os jogadores mas a narrativa acaba compensando estas falhas. Um ponto que devo mencionar nesta análise é que não havia jogado a versão clássica de 2008, tornando-se uma experiência imersiva e repleta de surpresas!
Gráficos de Sherlock Holmes: The Awakened
Os gráficos de Sherlock Homes: The Awakened não surpreendem mas também não deixam nada a desejar! Tive a oportunidade de realizar os testes nas versões de PlayStation 4 e PlayStation 5 e pude notar uma similaridade gráfica. Em pouquíssimos trechos durante a gameplay pude notar problemas de renderização que duravam segundos mas que não se tornaram incômodo. Com gráficos da antiga geração, o jogo cumpre bem seu papel e apresenta ambientações e personagens ricos em detalhes!
Trilha Sonora
Quando o assunto é trilha sonora, a Frogwares dá aula! Durante toda a gameplay os efeitos e trilha sonora estão presentes nas investigações para tornar a experiência ainda mais intrigante. As músicas presentes no game criam um clima de pura tensão e envolvem o jogador, buscando manter em constante alerta para qualquer perigo que está por vir.
A trilha sonora também combina com o período em que o jogo se passa, apresentando uma constante variação durante a solução dos casos. Surpreendente, não é mesmo?
Vale MUITO a pena jogar Sherlock Holmes: The Awakened
Apesar de contar com uma jogabilidade repetitiva e alguns leves problemas de desempenho, o trabalho da Frogwares me deixou emocionado e surpreso com o resultado final. Mesmo com as dificuldades diárias e vítimas da guerra, a empresa deu o sangue e provou que está acima do nível de qualquer outra empresa, dedicando Sherlock Holmes: The Awakened a todos os voluntários, apoiadores e sobreviventes dessa trágica guerra que assola o país. A narrativa de The Awakened é o ponto chave para adquirir a obra, além de contar com uma jogabilidade mais “flexível” para aqueles que não estão acostumados com uma progressão lenta. Vale ressaltar que a experiência é uma carta de amor para aqueles que são apaixonados em investigação e no mundo lovecraftiniano de H.P. Lovecraft. Não restam dúvidas, Sherlock Holmes é uma experiência obrigatória para todos!
Slava Ukraini (Glória à Ucrânia)
Sherlock Holmes: The Awakened apresenta uma narrativa intrigante e cheia de mistérios em um mundo lovecraftiano. Um título obrigatório para aqueles que amam solucionar bons mistérios!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho
1 comentário
Pingback: Ubisoft anuncia chegada do Ubisoft+ ao Xbox - República DG | O seu lugar favorito na Internet