Foram longos anos de espera e adiamentos até o lançamento oficial de Dead Island 2 para todas as plataformas. Felizmente, a equipe da República DG recebeu o acesso antecipado do game pela Deep Silver para produzir esta Review/Análise sobre um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos. Para introduzi-los neste universo apocalíptico de zumbis, preciso mencionar a minha experiência inicial com Dead Island e Dead Island Riptide na era de ouro do PlayStation 3. Em meados de 2011, tive a oportunidade de testá-lo pela primeira vez na casa de um amigo que disse ter se decepcionado com os trailer de lançamento que apresentavam uma proposta completamente diferente. Mesmo com trailers “duvidosos”, resolvi dar uma oportunidade e progredir na narrativa intrigante da Ilha de Banoi com o protagonista Sam B e seus companheiros. Ao finalizá-lo, pude sentir aquele gostinho de “quero mais”, dando aquela sensação de que o universo seria expandido através de spin-offs ou até mesmo uma continuação direta para novos jogos. 3 longos anos de espera se passaram e finalmente um trailer icônico e cômico foi revelado durante a E3 2014, gerando um hype excessivo até mesmo nos que criticaram o jogo anterior. Confira abaixo para relembrar:
Esse era apenas o começo de um dos maiores traumas na vida dos gamers! Meses se passaram e as notícias sobre seu cancelamento apenas se estendiam pelas redes sociais. O indício de um novo game de zumbis circulava, dando a leve impressão de que Dead Island 2 havia sido cancelado definitivamente pela Deep Silver. A máquina do tempo avança para 2021, ano em que a desenvolvedora confirmou que DI2 estava vivo e que seria lançado em breve para os consoles e PC’s de antiga e nova geração.
Sem criar grandes expectativas, tive o imenso prazer de jogar a Preview no começo de 2023 e confesso que o jogo me surpreendeu com visuais repaginados e atualizados para o PC, além de contar com um desempenho surpreendente em minha máquina. No dia 4 de Abril de 2023 recebi a cópia do game para o PlayStation 5 e desde então estou apaixonado, tendo a oportunidade de compartilhar minha experiência sobre o game com vocês! Dito isso, hoje trago para vocês a minha análise técnica e opinativa sobre Dead Island 2. Prepare um lanche reforçado já que hoje teremos muitas novidades para pontuar!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PlayStation 5 cedido pela Deep Silver!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Revivendo o passado
Dead Island 2 é diferente de tudo aquilo que você pode imaginar! Embora o game siga com mecânicas similares ao título de 2011, muitas novidades foram implementadas, incluindo uma narrativa cômica e personagens com um humor ácido. Nossa ‘desventura’ se inicia com a apresentação de 6 novos personagens embarcando em um avião fretado pelo exército com o intuito de escapar da infestação global dos zumbis. Dentre os personagens apresentados, alguns quebram as regras para acessar o avião que é disponibilizado apenas para pessoas importantes ou que possuam um ingresso para embarque. É aí que nossa aventura insana começa! Abaixo você irá conhecer os personagens e suas habilidades principais:
- Amy – a atleta paraolímpica é essencial para os jogadores que buscam agilidade em movimento e combate
- Bruno – ideal para os jogadores que gostam de um bom combate furtivo para enfrentar as hordas
- Carla – uma das personagens mais resistentes quando estamos em estado crítico
- Dani – protagonista ideal para aqueles que buscam um combate corporal equilibrado
- Jacob – similar a Dani, este é o protagonista preferido dos amantes do combate corporal
- Ryan (minha escolha inicial) – personagem tanque com um grande foco em esquiva e bloqueio
Independente da sua escolha de personagens, Dead Island 2 coloca os jogadores na história de um protagonista que é atacado por um zumbi infectado após a queda do avião ceifar inúmeras vidas. Ao ser atacado(a), descobrimos que somos imunes a doença, tornando-se assim a cura para a humanidade. Nossa missão inicial é chegar ao CDC em segurança a pedido de uma figura misteriosa e evitar que mais infectados ou humanos cruzem o nosso caminho. Infelizmente as coisas acabam saindo do controle após cruzar com Konradt, uma mulher sádica e que possui más intenções. Ao chegar no local, os jogadores descobrem que outras pessoas são imunes ao vírus e que a autofagia (poderes zumbis) está “adormecido” no corpo de cada sobrevivente. Ao escapar dessa sessão torturosa, nosso protagonista opta por salvar os amigos da equipe, causando uma grande confusão no local e criando rivais perigosos.
Embora a narrativa pareça clichê, decidi evitar spoilers já que a história dura aproximadamente 15/20 horas. Mesmo com um tom de humor do começo ao fim, o jogo sabe mesclar e dividir os momentos pura tensão, causando um impacto positivo no jogador. Tudo isso se deve ao fato do jogo contar com personagens carismáticos e icônicos do título anterior. Vale ressaltar que a parte cômica não quebra a imersão com piadas constantes, levando para um lado mais humanizado dos personagens que estão tentando apenas sobreviver. Embora não considere um spoiler, fiquei feliz com a presença de Sam B (DI e Riptide) e senti falta de Xian, Purna e Logan que sequer receberam destaque ou menções através de arquivos coletados no game. Felizmente, pude sentir que Sam B desencadeou um papel importante para a narrativa e que recebeu seu devido destaque com novos diálogos.
Em suma, a narrativa de Dead Island 2 prende o jogador do começo ao fim e incentiva a realizar as missões secundárias para complementar. É possível aprender um pouco mais sobre cada inimigo em uma espécie de compêndio e coletar arquivos espalhados por toda Los Angeles. Uma ótima oportunidade para você realizar o 100% nessa experiência magnífica!
O que era bom ficou ainda melhor!
O combate de Dead Island sempre foi o ponto forte da obra, mesclando com armas especiais e com modificadores para tornar o seu arsenal ainda mais poderoso. Em DI2, o sistema foi aprimorado com novas finalizações, um novo sistema de parry e habilidades que podem ser equipadas de acordo com sua preferência no menu principal. Dividido em quatro blocos, o sistema de habilidades recebe melhorias após adquirir cartas que podem ser equipadas ao concluir missões ou até mesmo coletando pela cidade. Confira abaixo:
- Talentos – habilidades exclusivas de cada personagem
- Sobrevivente – cartas que aumentam a força, defesa e resistência do personagem nos momentos críticos
- Caça-Zumbi – habilidades que geram um leve impulso de agressividade no personagem, causando um estrago ainda maior
- Nume – habilidade especial habilitada pela autofagia (pode conter spoilers)
Por último mas não menos importante, o sistema de fúria retorna em Dead Island 2, causando um grande impacto para os inimigos e aumentando o ataque crítico para derrotar aquele chefe ou inimigo difícil durante o nosso trajeto. A fúria é recarregada sempre que os jogadores derrotarem uma quantidade significativa de inimigos. Caso você não saiba, este sistema é similar com a Fúria presente na franquia God of War.
Estas mudanças foram muito bem-vindas e tornaram o jogo ainda mais desafiador e complexo já que os inimigos estão mais fortes. A inteligência artificial foi aprimorada e os golpes aparentam causar mais impacto nos inimigos. Um ponto interessante que deve ser abordado durante esta discussão é o sistema de desmembramento FLESH, implementado originalmente pela Dambuster Studios. Em diversos momentos os jogadores se sentirão incomodados com o corpo dos zumbis abertos ou até mesmo após realizar uma finalização. O novo sistema tornou a experiência ainda mais atrativa e realista, causando um impacto profundo no jogador. Um verdadeiro sucesso!
Falando em um sistema de combate robusto, o jogo conta com inimigos do título anterior e acrescenta novos inimigos desafiadores. Esse acréscimo enriqueceu o roteiro e expandiu o universo de Dead Island para futuras continuações.
Ah… esqueça aquele rosto “amassado” dos personagens! A equipe de desenvolvimento de Dead Island 2 mandou muito bem quando o assunto são expressões faciais. Os personagens ganharam mais vida e personalidade, com sincronização labial e movimentos realistas durante nossa gameplay. Um fato curioso é que as cutscenes desempenham um papel inferior, deixando os personagens com uma estética velha e sem emoção.
Adeus Open World!
Se você estava esperando um jogo de mundo aberto similar ao Dead Island anterior, pode tirar o cavalinho da chuva! A Deep Silver dividiu o game em áreas, mesclando com missões principais e secundárias durante toda a gameplay. Confesso que a primeira vez que joguei achei um tanto quanto estranho este sistema, porém, rapidamente me acostumei e vi que faria muito mais sentido dividir desta forma do que um mapa enorme e vazio. Se você está preocupado com este novo sistema, recomendo ter calma e dar uma oportunidade para entender a proposta com as missões principais, secundárias, achados e perdidos e progressos de desafio. E falando nas quests, o jogo reduziu a quantidade de missões secundárias e expandiu a sua duração, tornando elas ainda mais dinâmicas e sem repetições (algo comum em Dead Island). Ao todo, os jogadores terão acesso a 10 novas áreas que podem ser exploradas utilizando o sistema de fast travel ou caminhando. Acredite em mim, as áreas são extensas e guardam diversos segredos com missões de achados e perdidos. Explore toda a área para obter novas armas!
Se você estiver em busca de platinar/miletar, é possível visualizar o mapa para checar o que foi deixado para trás. Ao estilo Dying Light, esteja ciente que algumas missões só estarão disponíveis no período da noite, dificultando sua vida com inimigos ainda mais agressivos.
Gráficos e Desempenho de Dead Island 2
Embora Dead Island 2 tenha sido lançado para os consoles de antiga geração, é possível dizer com tranquilidade que o game apresenta gráficos de nova geração! Durante minha jogatina senti falta de modos gráficos como Desempenho ou Qualidade, no qual não estão presentes nem mesmo durante o lançamento do patch Day One. Mesmo com essa falta, o jogo supre todas estas falhas com um ótimo desempenho durante a maior parte da gameplay (exceto na praia)! A iluminação e a utilização da paleta de cor com tons mais quentes apresenta um ambiente hostil mas cheio de vida, seja no período diurno ou noturno.
Tive a oportunidade de realizar os testes na versão de PlayStation 5 e pude notar pouquíssimas quedas de frame ou texturas que demoravam um pouco mais para serem carregadas. Estes são problemas que não me afetam mas que podem incomodar os jogadores mais hardcores. Em breve irei realizar um comparativo entre as versões de PlayStation 5 e PC para que todas as dúvidas sobre desempenho sejam esclarecidas antes dos jogadores comprarem o game.
Trilha Sonora e Efeitos Sonoros de Dead Island 2
A trilha sonora segue fiel ao clássico, com músicas mais voltadas para o clima de “praia” e durante a noite, músicas mais impactantes para aumentar a sua adrenalina. Infelizmente não posso dizer o mesmo dos efeitos sonoros, nos quais tive alguns problemas de sincronia quando alguma espada era fincada ao corpo do inimigo. É importante ressaltar que realizei os testes antes do patch Day One e que estes problemas podem ser corrigidos em breve!
Dito isso, minha experiência poderá ser completamente diferente da sua experiência com a chegada de futuras atualizações.
Os bugs de Dead Island 2
Bug 1 – Durante minha experiência inicial, presenciei um problema que afetava as coordenadas do mapa em Dead Island 2. Caso você não tenha compreendido, em diversos momentos eu marcava uma localização e a bússola me levava para outro local, dificultando o acesso ao mapa interativo. Ao que tudo indica, este problema já foi corrigido com a atualização do dia 17 de Abril de 2023!
Bug 2 – Em Venice Beach, uma das missões não me permitia progredir já que o botão estava bugado. Para conseguir progredir tive que sair do jogo e reiniciar a missão saindo da área principal.
Bug 3 – Os problemas de renderização persistiam em alguns trechos do mapa, principalmente na área de Monarch Studios. Este problema pode passar desapercebido por aqueles que não prestam muita atenção nos cenários.
Bug 4 – Reporto pequenos bugs visuais que se tornaram cômicos durante a minha jogatina.
Bug 5 – Problemas na sincronização dos efeitos sonoros em alguns combates
Conclusão: Nenhum dos bugs reportados acima prejudicam a experiência final do jogador, exceto o Bug 2 que poderá afetar em outras missões futuramente. É importante ressaltar que isso ocorreu durante a minha gameplay e não significa que ocorrerá durante a sua gameplay!
Informações adicionais
Para concluir Dead Island 2 serão necessárias aproximadamente 15/20 horas (variando de jogador para jogador). Caso o jogador busque o 100%, serão necessárias aproximadamente 50/60 horas. Confira abaixo:
- Missões de História – 24 missões
- Missões Secundárias – 33 missões
- Achados e Perdidos – 15 objetivos
- Desafios – 84 desafios
Vale MUITO a pena jogar Dead Island 2!
Embora tenha focado em participar de uma visão mais técnica sobre a análise de Dead Island 2, o hype acabou me pegando de jeito e fez com que a experiência se tornasse ainda mais agradável. Este é um game que poderá deixar muitos jogadores de queixo caído, principalmente com as melhorias do sistema de combate e narrativa impactante. Apesar de contar com um valor salgado nas lojas físicas e digitais, Dead Island é aquele jogo que todo amante da Deep Silver sempre sonhou ao longo destes 12 anos.
Foram longos anos de espera e finalmente chegamos ao seu lançamento oficial, aliviando aquela sensação de dúvida e incerteza se o game realmente seria lançado. É com imenso prazer e emocionado que finalizo essa Review com um sorriso no rosto e por finalmente ter jogado essa obra de arte que acabou marcando a minha adolescência. As evoluções de Dead Island 2 fazem jus e provam mais uma vez que a Deep Silver sabe fazer títulos grandiosos de zumbis. E você? O que está esperando para dar uma oportunidade para o game? Corra agora!
Após 12 longos anos de espera, a Deep Silver provou que Dead Island 2 fez jus ao hype e expandiu o universo com maestria, mantendo sua qualidade do começo ao fim. Um ótimo game para desfrutar em sua biblioteca!
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Gráficos
- Trilha Sonora e Efeitos Sonoros
4 Comentários
Pingback: Jogos da PS Plus Extra e Deluxe de Abril (2023) já estão disponíveis - República DG | O seu lugar favorito na Internet
Pingback: Dead Island 2 já está disponível - República DG | O seu lugar favorito na Internet
Pingback: Confira o desempenho de Dead Island 2 nos consoles e PC - República DG | O seu lugar favorito na Internet
Pingback: Qual é a relação entre Aloy e Seyka? - República DG | O seu lugar favorito na Internet