Jim Ryan, o CEO da SIE (divisão de entretenimento da Sony), deu uma super entrevista para a Famitsu, revista japonesa de grande prestígio. Como as “aparições” públicas de Jim são bem raras, o encontro rendeu diversas informações importantes, inclusive detalhando o futuro da geração do PS5. Vamos aos detalhes:
Geração do PS5 começou agora
Jim voltou a falar sobre os impactos da pandemia e em como isso afetou a cadeia de suprimentos da PlayStation. Contudo, ele reforçou que todos os problemas foram solucionados e que a geração do PS5 pode deslanchar. A declaração indica que os lançamentos crossgen, isto é, lançamentos simultâneos entre PS4 e PS5, se encerrou e o foco agora vai passar a ser total na geração atual. Aliado a isso, ele voltou a reforçar que Marvel’s Spider-Man 2 será exclusivo do PS5.
A PlayStation e o Japão
De acordo com Jim, o Japão é o segundo maior mercado de games do mundo. Em virtude disso e de toda a importância histórica do país para a PlayStation, afinal, a empresa foi fundada lá, a Terra do Sol ainda é um mercado estratégico para a companhia. É por esse motivo que diversas parcerias são construídas com criadores japoneses, sendo citados diretamente: Rise of the Ronin e Final Fantasy 16, ambos exclusivos do PS5.
Ao ser questionado sobre as vendas relativamente baixas de exclusivos da PS no território nipônico, o CEO da SIE afirmou que cada mercado tem suas particularidades e que para contornar isso, a empresa busca oferecer conteúdo mais estratégico para o local. Ghost of Tsushima por exemplo alcançou a marca de 1 milhão de unidades vendidas no país.
O futuro do PSVR2
Jim alegou que ainda é cedo para determinar a popularidade do hardware, mas ressaltou as opiniões positivas por parte da imprensa e dos jogadores. Segundo ele, a PlayStation vai continuar dando apoio ao produto por bastante tempo. Falando sobre isso, ele citou diretamente dois jogos: Beat Saber e Resident Evil 4 VR. Ele ainda destacou que Beat Saber é seu jogo mais aguardado para o VR2.
Expansão das IPs
Ao falar sobre a importância de expandir as IPs, Jim citou Twisted Metal, o filme de Uncharted e a série de The Last of Us. Segundo ele, eles monitoraram as vendas do remake de The Last of Us e viram que as vendas do jogo aumentaram a cada novo episódio da série lançado. Em virtude disso, considera a estratégia fundamental para o crescimento da marca e que pretendem lançar “vários filmes” no futuro.
Jogos no PC
Lançar jogos no PC tem gerado um bom resultado para a marca e eles vão continuar com a iniciativa. Jim inclusive chegou a afirmar que a marca já percebeu que a opinião da comunidade tende a ser mais favorável quando os títulos são lançados entre 2 a 3 anos após a chegada no console.
A entrevista de Jim veio em um momento oportuno. A PlayStation anunciou nesta semana o aguardado Showcase. O evento precisa atender grandes expectativas e revelar o roadmap futuro da marca.