Anunciado durante a Future Game Show em Março de 2022, Decarnation chamou a atenção do público com sua estética retrô e terror 2D prometendo uma experiência rica em detalhes. Com uma atmosfera sombria e uma trilha sonora composta por Akira Yamaoka, o novo título de terror desenvolvido pela Shiro Unlimited está programado para ser lançado em 31 de Maio de 2023 para Nintendo Switch e PC. Embora os elementos de terror em pixel art sejam o grande destaque de Decarnation, é possível notar breves inspirações em filmes clássicos de David Lynch e Satoshi Kon. Hoje você irá conhecer um universo paralelo assombroso e lutar contra os demônios internos na vida de Gloria. Prepare-se para uma viagem fora do comum!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido pela Shiro Unlimited!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Uma narrativa brilhante
Decarnation apresenta a história intrigante de Gloria, uma dançarina de cabaré que pretende mudar de vida após receber um convite de uma figura misteriosa. Ao chegar no local, a garota é dopada com dardos atordoantes, resultando em um desmaio devido as grandes doses de sedantes. Horas após seu desmaio, a garota acorda em uma cela vigiada por câmeras que estão controlando todos os seus passos e rotinas diárias.
Durante este processo narrativo, os jogadores poderão vivenciar pequenos flashbacks, lembranças, momentos de alegria, tristeza e problemas em seu relacionamento conturbado com Joy. Utilizando nuances psicológicos, Decarnation explora o cotidiano da garota e o mundo do subconsciente com pesadelos criados em suas lembranças. Os “monstros” do subconsciente de Gloria representam os traumas psicológicos e problemas de seu cotidiano que não foram resolvidos ou que deixaram pontas soltas. Embora o jogo apresente poucos momentos de ação, precisamos ressaltar que a experiência é imersiva e viciante, fazendo o jogador encerrar sua sessão após descobrir o verdadeiro mistério que paira no ar. Tudo isso torna a experiência ainda mais cativante, alinhada com um modelo de pixel art surpreendente!
Jogabilidade
Embora o foco de Decarnation seja sua narrativa intrigante e trilha sonora envolvente, o game oferece diversos puzzles e poucos momentos de combate durante toda a gameplay. Para aqueles que optam por uma gameplay mais frenética ou repleta de inimigos, este jogo poderá frustrar em diversos momentos. É claro que isso se trata apenas de uma opção pessoal mas não podemos descartar os jogadores hardcore que preferem um título mais “rápido” e esclarecido.
Um ponto que torna esta experiência ainda mais divertida são os puzzles inteligentes e repletos de segredos, além de um sistema de combinação de notas para realizar as danças no cabaré. Tenha em mente que a cada puzzle resolvido, novos desafios (puzzles complexos) estarão disponíveis!
Gráficos e Level Design
Com belíssimos gráficos e uma estética pixel art de muito bom gosto, os desenvolvedores de Decarnation apresentaram um trabalho impecável! Mesmo após horas de gameplay, o jogo segue surpreendendo com a quantidade variada de mapas e áreas de interação, garantindo uma sincronia em sua narrativa e level design. O jogo também apresenta inúmeros objetos de cenários que podem ser averiguados após pressionar o botão de interação. Mas vale lembrar que algumas escolhas podem impactar, causando uma mudança drástica em seu cenário!
Alguns cenários presentes em Decarnation sofrem algumas alterações durante a vida real e o subconsciente de Gloria. Embora sejam os mesmos locais, alguns objetos estão espalhados pelo local, além de inimigos e áreas que não eram possíveis de serem exploradas. Tudo isso se deve ao fato de que a protagonista está sofrendo com diversos problemas psicológicos, causando um transtorno emocional e uma breve mudança de comportamento.
Trilha Sonora e Efeitos Sonoros
Como havia mencionado anteriormente, a trilha sonora de Decarnation foi composta por Akira Yamaoka, responsável por sucessos como Silent Hill 2 e Lollipop Chainsaw. Ao todo, 10 composições de Yamaoka foram utilizadas para criar os elementos sombrios presentes no game. Vale ressaltar que a experiência se torna ainda mais imersiva com um headset e um console portátil, seja ele um Nintendo Switch ou até mesmo o Steam Deck que estava em promoção durante as últimas semanas no mercado brasileiro. Em suma, o trabalho impecável do compositor garante uma atmosfera ainda mais sombria, aliada de seus efeitos sonoros assustadores!
O desempenho de Decarnation
Por se tratar de um jogo relativamente leve, era de se esperar que o jogo seria totalmente compatível com qualquer PC e Steam Deck do mercado. Durante a minha jogatina, o game não sofreu com problemas de desempenho, crashes ou frame drops mesmo após realizar os testes através do portátil. Ao que tudo indica, o jogo receberá o selo de compatibilidade no Steam Deck. Será necessário aguardar novas instruções sobre este modo de jogo!
Vale MUITO a pena jogar Decarnation!
Não existem palavras para descrever a experiência obtida em Decarnation! A Shiro Unlimited provou que sabe fazer bons jogos de terror e um suspense psicológico de tirar o fôlego. Com a ajuda da estética retrô 2D e a trilha sonora produzida pelo compositor Akira Yamaoka, o jogo recebeu belíssimos gráficos e inovou o gênero com maestria. É importante ressaltar que o jogo oferece uma experiência única para cada jogador, podendo ser interpretado de diversas formas durante toda a gameplay.
O sentimento de solidão e perseguição está presente durante toda a gameplay, gerando dúvidas no jogador se aquilo realmente está acontecendo ou não. Sendo assim, recomendo jogar Decarnation e aproveitar sua narrativa envolvente. É importante ressaltar que a demo do game já está disponível na Steam. Mas e aí? Qual é a sua desculpa para não jogá-lo?
Decarnation é uma carta de amor para os fãs do gênero de terror! Com uma estética retrô 2D, o jogo faz jus ao seu hype, elevando a experiência com gráficos belíssimos e uma trilha sonora composta pelo lendário Akira Yamaoka.
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho