A longa novela da compra da Activision Blizzard King pela Microsoft continua. A batalha agora está concentrada nos Estados Unidos, onde a marca busca a aprovação da compra junto ao órgão regulador americano, o FTC.
De acordo com advogados da empresa de Redmond, a Microsoft perdeu a “guerra de consoles”. Eles vão além: seus concorrentes, a Sony e a Nintendo, estão melhor posicionadas no mercado para continuar a dominá-lo inclusive com o uso de conteúdo exclusivo. Outro argumento é que o Xbox sempre ficou em terceiro nas vendas ao passo que o PlayStation é líder há mais de duas décadas e cinco gerações de consoles.
A batalha entre Sony e Microsoft envolvendo a Activision persiste e pode levar um bom tempo até terminar. A Microsoft comprou a Activison por quase 70 bilhões de dólares, o que a daria controle sobre franquias como Call of Duty, Overwatch, Candy Crush, Diablo e outras sagas aclamadas na indústria de videogames. A Sony, dona do PlayStation, reagiu e alegou concorrência desleal.
Ter a Activision Blizzard em mãos poderia proporcionar ao Xbox tornar suas franquias exclusivas, além de incrementar o catálogo de jogos em nuvem e do Game Pass, seu serviço de assinatura que é atualmente o seu destaque em jogos. Vale lembrar que anteriormente a Microsoft havia comprado a ZeniMax por 7 bilhões de dólares. A aquisição deu à companhia o controle de franquias como The Elder Scrolls e Fallout, além de ter em suas mãos o aguardado lançamento de Starfield.
Segundo o FTC, a Microsoft tornou Starfield exclusivo quando comprou a ZeniMax e se sentirá encorajada a fazer o mesmo com games da ABK caso a aquisição seja aprovada. Os advogados da Microsoft argumentam que ter conteúdo exclusivo é necessário para a marca e que diversos games da ZeniMax serão lançados para PlayStation e Nintendo.
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Fonte: Eurogamer