Já fazia um tempo desde que eu havia zerado The Witcher 3 e considerado-o como o meu jogo favorito por conta de sua desenvoltura em apresentar um mundo fantástico e torná-lo realmente reativo às minhas ações. Além disso, o jogo me entregou um grande número de personagens carismáticos e dilemas importantes. Quando fui revisitar o game, decidi jogar as duas expansões, conteúdo que eu não havia desbravado até aquele momento. Eram elas Hearts of Stone e Blood and Wine.
Embora Blood and Wine tenha me apresentado um novo e robusto mundo (a província de Toussaint), Hearts of Stone foi a DLC que mais me conquistou por conta de sua história sombria, missões dinâmicas e aquele que considero um dos maiores vilões de todos os tempos na indústria de videogames: Gaunter O’Dimm.
Este verdadeiro demônio em forma de pessoa me trouxe vários sentimentos durante a gameplay, entre eles o de medo. Não o de um medo visceral, mas muito mais o medo de não se saber o que vem a seguir. Esta noção é muito bem trabalhada com autores como Lovecraft, que nos induzem ao medo do desconhecido.
Conhecemos Gaunter O’Dimm no início do jogo, na Taverna de Pomar Branco. Ali ele se apresenta como um personagem comum e vendedor de espelhos, embora demonstre conhecer Yennefer e ajude Geralt a encontrar o paradeiro dela. Após isso ele desaparece misteriosamente, o que intriga o bruxo por alguns segundos. Entretanto, não é algo que é abordado durante o restante da gameplay.
Em Hearts of Stone esse panorama muda, com Gaunter O’Dimm demonstrando diversos talentos e poderes inimagináveis. Ele surge repentinamente em um navio Ofieri que transportava Geralt para a execução após o bruxo ter matado, sem saber, o príncipe do reino. O’Dimm salva Geralt, mas em troca faz o bruxo lhe dever um favor através de uma marca permanente em seu rosto. Após isso, ele desaparece novamente.
O navio naufraga e Geralt consegue se salvar, felizmente. A marca, porém, o lembra de sua dívida. Se conversarmos com Triss e Yennefer enquanto estivermos com a estranha cicatriz, elas dirão que não podem removê-la. Isto mostra um pouco do grau do poder de O’Dimm.
Continuando a expansão, Gaunter cobra de Geralt três favores que têm a ver com Olgierd, um homem imortal que fez um pacto com O’Dimm certa vez. O fato de O’Dimm não realizá-los por si próprio tem a ver com o acordo exigir um procurador para o ser. É importante notar que este tipo de acordo nos faz recordar o Pacto Fausto. Trata-se de um conto europeu no qual um homem realiza um acordo com um poderoso demônio e acaba sendo levado para o Inferno ao final. A história também envolve o amor por uma mulher, tal como o que acontece com Olgierd. Há lendas no folclore polonês que também possuem semelhanças com a história de O’Dimm, incluindo uma protagonizada pelo famoso personagem Pan Twardowski.
Enquanto realizamos as tarefas pedidas por O’Dimm, caso olhemos atentamente, ele está nos espionando. O vídeo abaixo mostra isto:
O’Dimm demonstra múltiplas habilidades ao longo da DLC, como causar dor a um fantasma. Uma de suas mais memoráveis aparições acontece quando ele simplesmente para o tempo em uma taverna, permitindo que ele pudesse conversar com Geralt sem problemas. Quando o bruxo lhe indaga sobre sua identidade, O’Dimm não a revela e afirma que todos os que sabem seu verdadeiro nome estão mortos.
Enquanto descobre mais sobre O’Dimm, Geralt percebe que a criatura gosta de realizar acordos e também de pregar peças, entregando às outras partes dos pactos sempre coisas diversas do que elas pretendem e depois coletando suas almas. Em relação a Olgierd, o acordo anterior era o de restaurar poder e riqueza para o homem. Entretanto Olgierd precisou escolher entre a morte de seu irmão ou esposa e também perdeu a capacidade de sentir emoções. Por fim, Olgierd exigiu que O’Dimm cumprisse três desejos “impossíveis” usando um procurador para que O’Dimm pudesse coletar sua alma.
O’Dimm vai longe demais em suas ações vilanescas, como quando perturba o professor Shakeslock, o qual havia sido contratado por Olgierd para descobrir a real natureza do ser. O’Dimm acaba percebendo a trama e deixa Shakeslock cego, além de fazer o professor se manter cativo em um círculo de proteção, pois caso saísse de lá morreria. Shakeslock conhece em seus sonhos uma garota que passa a adotar como filha e, após praticamente trocar o mundo dos sonhos pelo real, vê a jovem morrer de maneira dolorosa – o que prova que isto era mais um truque de O’Dimm para castigá-lo.
Em suas pesquisas, o professor descobriu que O’Dimm era um ser que há milhares de anos perturba os humanos em diversas culturas, sendo considerado também o próprio Mal Encarnado.
Independente do que aconteça, a DLC termina no templo de Lilvani com os pedidos de Olgierd atendidos. O’Dimm exige a alma do personagem a partir daí, dizendo que o contrato entre ambos está findado. Geralt pode apenas assistir ou intervir, propondo um novo acordo no qual, se O’Dimm vencer, levará as almas tanto de Olgierd quanto de Geralt. No entanto, se ele perde, deveria deixar Olgierd em paz. O’Dimm, então, leva Geralt para outro mundo no qual o herói percebe que para derrotar o antagonista precisa achar seu reflexo – existente em uma fonte de água anteriormente represada.
Caso O’Dimm leve a alma de Olgierd, ele transforma o homem em um simples crânio e sai do cenário enquanto assobia. Antes, porém, ele agradece a Geralt e lhe concede um desejo. Geralt pode escolher entre itens realmente impressionantes como uma cornucópia que lhe concede comida, uma fonte infinita de álcool, uma viseira para Carpeado que assusta os inimigos, uma grande soma de moedas ou mesmo dicas a respeito de Ciri (se Geralt não concluiu a missão Ilha da Neblina até aquele momento). Embora não consiga dizer onde Ciri está, O’Dimm, por incrível que pareça, dá dicas a Geralt de como realizar o melhor final do jogo no qual a jovem se torna uma bruxa.
No final no qual Geralt derrota O’Dimm, ele aparentemente é sugado para outra dimensão e adquire uma aparência demoníaca ao mesmo tempo em que diz coisas em um idioma desconhecido. Posso dizer que este foi um momento realmente impressionante e que me fez ter a certeza que The Witcher 3 era o meu jogo favorito.
Embora seja um indivíduo considerado mau devido às suas ações no jogo, O’Dimm também pode dar conselhos sinceros a Geralt e também conversar com as pessoas sobre assuntos triviais — além de aproveitar suas companhias. Ele também usa do bom humor para descrever seus assuntos, tornando-o um personagem muito mais complexo do que se imagina.
Até hoje não tivemos informações concretas sobre quem ou o que é Gaunter O’Dimm. Possuímos apenas pistas. As iniciais de seu nome, por exemplo, formam o acrônimo GOD. Sua influência também atravessa a DLC, como na já citada campanha principal e também em Blood and Wine, onde é implícito que ele transformou Marlene em um Vulto Pintado.
O terror incutido por O’Dimm e Geralt nos jogadores o torna uma das criaturas mais fascinantes do universo do bruxo e um elemento que com certeza deve ser abordado futuramente.
E você, jogou a expansão Hearts of Stone? O que achou de Gaunter O’Dimm?
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