Os jogos de plataforma 3D receberam um grande destaque em 2023 após utilizar métodos inteligentes para apresentar a sua narrativa. Embora Scarf use e abuse de fórmulas de sucesso como puzzles inteligentes e habilidades secundárias, sua narrativa pode ser complexa e um tanto quanto confusa na criação de um mundo metafórico. Com a presença do espírito Hyke e seu cachecol, os jogadores cruzarão um universo mágico e repleto de puzzles que possibilitam a construção e progressão do personagem. Desenvolvido pela Uprising Studios e publicado pela HandyGames, Scarf já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Hoje você irá conhecer este projeto e ajudar nosso querido protagonista a derrotar as almas maléficas que construíram o seu próprio mundo!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido pela HandyGames!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Intrigante, confuso e divertido!
A narrativa de Scarf é contada através de um narrador observador ao coletar itens ou progredir durante a campanha. Não se engane! O game apresenta uma narrativa intrigante, confusa e divertida que pode ser facilmente esquecida graças ao sistema de evolução do jogador ao coletar itens que concedem habilidades especiais. Em Scarf controlamos Hyke, uma criatura espectral que é transportada para uma dimensão mitológica em um mundo cheio de vida e brilho. Ao cruzar um dos portais do mundo, Hyke se depara com um cachecol vermelho em formato de dragão, no qual guiará sua jornada e se tornará o seu melhor amigo.
O cachecol aliado permite que os jogadores desbloqueiem novas habilidades, facilitando o acesso a novas dungeons e possibilitando Hyke de proteger a área mitológica que está sendo corrompida e perdendo o seu brilho. De certo modo, Scarf é divertido mas acaba deixando a desejar com o rumo da narrativa que mais parece um quebra-cabeças “complexo e sem resolução”. Felizmente posso dizer que o jogo apresenta uma jogabilidade divertida e acaba compensando esta pequena falha em relação ao desenvolvimento narrativo. É claro que esta é uma decisão criativa do diretor mas que poderá frustrar aqueles que preferem narrativas lineares e menos complexas!
Partindo para o lado técnico de Scarf, pude notar leves problemas de desempenho com algumas quedas de frame em trechos específicos. Vale ressaltar que os testes foram realizados na versão de PlayStation 5, podendo variar de acordo com a plataforma de preferência do jogador.
Os gráficos não surpreendem mas também não deixam nada a desejar! Scarf utiliza uma paleta de cores muito viva, dando um ar de realismo e vida para um cenário de um personagem que vive uma vida solitária.
Um ponto que torna a experiência ainda mais cativante é que o jogo foi totalmente desenvolvimento na Unreal Engine 4, permitindo que a iluminação se torne ainda mais realista (como mencionado no tópico anterior).
Scarf é um jogo intuitivo
A jogabilidade de Scarf é intuitiva e permite que os jogadores se situem pelo pequeno mapa que apresenta uma certa linearidade. Graças ao sistema de quebra-cabeças (puzzles) de Scarf, acabamos esquecendo que o título da HandyGames apresenta uma história por trás do mundo mitológico. Embora pareçam simples, os desafios são inteligentes e divertidos mas que acabam pecando com uma jogabilidade “travada” em meio a um mundo cheio de vida. É claro que isso não afeta a qualidade final do projeto mas que poderá decepcionar aqueles que buscam um título frenético e rápido.
Em relação a trilha sonora, podemos destacar melodias leves e harmônicas, dando um tom de simplicidade e calma para o espectador. Dito isso, podemos apreciar músicas leves e que completam a nossa jornada com um toque sutil de paz e harmonia durante a maior parte de nossa gameplay. Ao escutar as músicas pela primeira vez, tive a sensação de estar acompanhando uma faixa com músicas Lo-Fi para relaxamento. Tenha em mente que a trilha sonora é agradável e complementa o universo de Scarf de maneira poética!
Vale MUITO a pena jogar Scarf!
Embora o jogo apresente alguns problemas de desempenho, uma história confusa e uma jogabilidade travada, é indiscutível que Scarf é uma experiência única em um local solitário e ao mesmo tempo relaxante! Com a adição de uma trilha sonora marcante e gráficos satisfatórios, o game se torna uma grande adição para o catálogo em um final de semana com os amigos ou familiares. Por se tratar de uma criatura carismática, Hyke poderá despertar a atenção de novos jogadores e oferecer uma campanha leve e divertida para aqueles que pretendem relaxar com um jogo novo.
No momento em que esta análise foi para o ar (12/07/2023), o jogo apresenta um desconto de 67% na Steam, tornando-se ainda mais acessível para aqueles que pretendem jogar. Minha indicação é aguardar uma futura promoção ou pelo menos torcer para que a empresa disponibilize Scarf na PS Plus ou Xbox Game Pass. Não restam dúvidas, o jogo apresenta um nível artístico invejável e pouco explorado no mercado de games!
Scarf é um jogo relaxante e que carrega um nível artístico excepcional para o mercado de games. Mesmo com uma narrativa relativamente curta, Hyke irá surpreender com seu carisma e tornará a experiência única!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho