É um belo dia para os consumidores de consoles portáteis e um péssimo dia para as fabricantes dos mesmos. Em uma medida cada vez mais comum, a União Europeia declarou que, a partir de 2027, todos os consoles portáteis serão obrigados a permitir que os consumidores troquem as baterias de maneira fácil.
Vale destacar que, o texto da nova regulação, deixa a entender que a medida só vai valer para novos produtos lançados a partir de 2027, ou seja, o suposto Nintendo Switch Pro não deve sofrer com a medida. Outro ponto importante é que por lá, a medida vai valer para TODOS os dispositivos que apresentem bateria, incluindo celulares. E, por fim, certamente todos os fabricantes dos dispositivos vão tentar impedir que a regulação entre em vigor, afinal, isso vai gerar custos e problemas gigantescos. Logo, é necessário aguardar para se a medida de fato vai ser aplicada até a data prevista.
Um elemento importante no texto é que os reguladores foram claros – caso a troca necessite de ferramentas específicas que não estejam disponíveis de maneira comercial, essas ferramentas terão que ser fornecidas de maneira gratuita na compra dos dispositivos. Certamente isso representa uma vitória gigantesca para os consumidores.
Apesar da medida só valer para a União Europeia, caso a regulação de fato entre em vigor em 2027, dificilmente a mesma não afete outros territórios. As companhias não vão lançar um modelo de produto diferente para cada região. Além do processo ser bem custoso, isso deixaria as empresas vulneráveis para ações coletivas. Um problemão para as fabricantes resolverem!
Por um mundo com baterias melhores
A ideia da União Europeia é permitir que os usuários finais consigam trocar as baterias, garantindo uma maior sustentabilidade para as mesmas. Além disso, a medida vai ajudar a regular todo o ciclo de vida das baterias, assegurando que elas sejam seguras, competitivas e sustentáveis.
Considere ler outras matérias: