Não é novidade que a PlayStation vem investindo cada vez mais em seus títulos exclusivos de PlayStation 4 e PlayStation 5 para PC. Os usuários da Steam e Epic Games Store poderão desfrutar do catálogo de clássicos da PlayStation Studios com grandes jogos que marcaram a geração.
Entretanto, podemos destacar Ratchet & Clank: Rift Apart, o maior lançamento do PlayStation 5 que prometia utilizar todos os recursos do console graças ao seu SSD super rápido para criar transições de mundos e fendas de portais dimensionais. Com o anúncio do port para o PC, muitos jogadores questionaram a decisão da PlayStation em utilizar o HDD nas configurações mínimas para rodar o jogo. Essa decisão foi acertiva, tornando o título ainda mais acessível para aqueles que ainda possuem uma configuração “modesta”. Precisamos mencionar que mesmo permitindo utilizar um HDD, o jogo poderá sofrer durante algumas transições, beneficiando aqueles que possuem um SSD.
Por se tratar de um jogo lançado em 2021, decidi fazer uma análise voltada a parte técnica do game, apresentando um pouco sobre o desempenho em diversas configurações. Em poucas palavras já consigo adiantar que a Nixxes Software realizou um trabalho impecável, oferecendo um port satisfatório se comparado com outras empresas que portaram títulos da PlayStation para o PC.
Pensando nestas inovações e poder do SSD (PS5 e PC), hoje iremos conhecer um pouco mais sobre os acertos e a qualidade final do port de Ratchet & Clank: Rift Apart para PC!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido pela PlayStation Brasil!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Bancadas de teste para Ratchet & Clank: Rift Apart
Para tornar esta análise ainda mais prática e coerente com os resultados obtidos, realizei testes em 5 computadores com especificações distintas. Vale ressaltar que algumas das configurações sofreram com resultados inferiores de acordo com a utilização do HDD ou até mesmo com o recurso do Micro SD (compatível no Steam Deck). Confira todos os recursos utilizados para os testes:
Obs 1: O HD Seagate Mach.2 Exos 2X14 foi utilizado apenas para os testes de desempenho nas transições das fendas dimensionais.
Obs 2: Embora as recomendações mínimas exijam uma memória de 8GB RAM, o recomendado é utilizar entre 16 a 32GB de RAM para obter um resultado satisfatório.
Obs 3: Reduzir as configurações para o mínimo podem solucionar problemas de loading para os usuários do HDD.
Obs 4: Os tempos de loading não foram capazes de igualar com o PlayStation 5 mesmo nos computadores high end.
Obs 5: Ratchet & Clank: Rift Apart recebeu selo de verificação para o Steam Deck.
Obs 6: É possível jogar utilizando o cartão Micro SD do Steam Deck, entretanto, os resultados não serão satisfatórios.
Obs 7: O jogo não exige muito do processador, focando totalmente na VRAM.
PC 1 – Bancada principal
- Processador Ryzen 9 5900X
- 128GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120-140 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing e resoluções como 1080p, 1440p e 2160p.
- A qualidade Alto é recomendada para GPUs de 8 GB na resolução 1440p ou GPUs de 10 GB em 4K (2160p).
- Loadings podem chegar em até 2 segundos utilizando o SSD
- Loadings podem chegar em até 10 segundos utilizando o HDD (apresentando travamentos constantes durante as transições).
PC 2 – Bancada secundária
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3080 Ti
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 60-85 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing e resoluções como 1080p, 1440p.
- Loadings podem chegar em até 2 segundos.
PC 3 – Notebook Gamer Predator Helios 300
- Processador Intel Core i7 – 11800H
- 16GB de RAM DDR4 2933MHz
- SSD NVMe
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3060
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Médio” ou “Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 45-80 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing em resoluções como 1080p.
- Loadings podem chegar em até 3.5/4 segundos.
PC 4 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixo” ou “Médio” e com FSR 2.0 ativado, é possível atingir picos de 30-60 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do game em resoluções como 1080p.
- Loadings podem chegar em até 6 segundos.
Obs: Recomendo realizar um upgrade na memória RAM já que o consumo se expande entre 14/16 GB.
PC 5 – Steam Deck
Através do Steam Deck, as coisas começaram a ficar “interessantes” com a utilização do Micro SD e do SSD aplicados no portátil da Valve! Embora o jogo seja compatível com o Micro SD, o jogo sofre com travamentos constantes mesmo com as configurações no “Baixo”. Durante as transições das fendas, tive problemas com crashes constantes que dificultaram a minha gameplay.
É importante ressaltar que a utilização do SSD no Steam Deck torna a experiência jogável graças a verificação da plataforma Steam. Ponto positivo para aqueles que pretendem se aventurar com o portátil!
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixo” e com FSR 2.0 ativado, é possível atingir picos de 30-50 FPS (áreas internas e externas).
Diante de todos os testes realizados, é possível concluir que a utilização do SSD é essencial em ambas as configurações, principalmente para aqueles que buscam atingir um resultado satisfatório nas configurações básicas ou avançadas.
Infelizmente nem tudo são flores… Ratchet & Clank: Rift Apart sofreu com problemas de crashes em momentos de cutscenes ou transições de portais. Outro ponto intrigante é que o desempenho pode melhorar em 50% com o encerramento de aplicações em segundo plano, sendo eles bate-papos como Discord ou até mesmo aplicativos de mouse e teclado RGB. Com o encerramento destes programas, pude notar que o jogo havia parado de crashar.
Novidades para PC
Conhecida pelos ports bem-sucedidos da PlayStation para o PC, a Nixxes foi capaz de implementar tecnologias compatíveis com as novas GPU’s, além de integrar o feedback háptico do DualSense e os monitores Ultrawide. Partindo para o lado técnico, o jogo recebe as seguintes funcionalidades:
- Ray-Tracing – Traçado de raios e oclusão de ambientes com reflexos aprimorados dedicado para as placas GeForce RTX.
- DLAA – Modo anti-aliasing para aqueles que possuem espaço livre na GPU e buscam níveis mais altos de qualidade na imagem final de Ratchet & Clank (compatível com novos monitores e Smart TV’s).
- NVIDIA Reflex – Foco em redução de latência do sistema do jogo.
- RTX IO – Tecnologia que acelera a GPU para disponibilizar carregamentos mais rápidos em sistemas e partículas.
- DLSS 3 – Tecnologia que renderiza gráficos de alta qualidade sem perder a sua performance. Com esta tecnologia podemos obter maiores taxas de quadro sem perder a sua qualidade.
- AMD FSR – Tecnologia similar ao DLSS 3 (compatível em produtos exclusivos da AMD).
Com a implementação de novas tecnologias, os jogadores do PC recebem benefícios exclusivos para tornar a experiência ainda mais satisfatória sem exigir um hardware poderoso para rodar jogos de nova geração. Este é um grande passo e avanço para aqueles que pretendem economizar ao montar um PC!
Ratchet & Clank: Rift Apart rodaria no PS4?
Ao apresentar uma solução com a implementação do HDD, os jogadores questionaram se Ratchet & Clank: Rift Apart seria compatível com os consoles de antiga geração. Conforme o lançamento, diversos testes surgiram na internet e apresentaram resultados “grotescos” com configurações similares ao PlayStation 4. Infelizmente não consegui realizar estes testes já que não possuo esse tipo de configuração, entretanto, você pode conferir algumas das bizarrices abaixo:
Mesmo contando com tecnologias de otimização para o PC, Ratchet & Clank: Rift Apart foi um jogo totalmente desenvolvido para o PlayStation 5. Seu design foi baseado em uma experiência única na transição de fendas e ambientes primários que impossibilitam seu carregamento rápido sem a ajuda de um SSD.
Em cenários que não possuem transições, podemos notar um consumo exagerado de memória RAM, impossiblitando o hardware do PlayStation 4 de manter uma qualidade satisfatória.
Em suma, o PlayStation 4 não seria capaz de rodar Ratchet & Clank: Rift Apart!
Vale MUITO a pena jogar Ratchet & Clank: Rift Apart!
Tornando-se um dos ports mais bem acabados da PlayStation para PC, a Nixxes realizou um excelente trabalho implementando tecnologias essenciais para um bom desempenho! Precisamos ressaltar que o jogo ainda sofre com problemas de crash e até mesmo leves engasgos em áreas de fendas. Pude notar também alguns problemas com o DualSense, onde Ratchet apresentava uma movimentação “travada” e ficava preso no solo. É claro que estes problemas podem ser facilmente resolvidos com pequenos patches de correção na Steam e Epic Games Store.
Confesso que tive uma das experiências mais satisfatórias em jogos de PC, mesmo após a chegada de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões! Devido sua excelente otimização, podemos recomendar Ratchet & Clank: Rift Apart, tornando-se um título obrigatório até mesmo para os jogadores que já finalizaram ou platinaram no PlayStation 5.
Atualmente o jogo está custando R$ 249,90 nas plataformas Steam e Epic Games Store. Caso você seja um assinante da PS Plus Extra ou Deluxe, poderá resgatar o jogo de forma gratuita através do PlayStation 5.
Ratchet & Clank: Rift Apart é a prova de que a Nixxes Software sabe trabalhar com ports para PC, entregando um nível altíssimo de qualidade com a implementação de novas tecnologias.
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Trilha Sonora
- Recursos e Tecnologia