O retorno triunfal da Telltale marca o início da geração com The Expanse, o jogo baseado na série de ficção científica disponível na plataforma de streaming Prime Video. Popular por lançar jogos de forma episódica, a empresa repetiu a dose e apresentou a data de lançamento dos episódios que ainda estão por vir.
Confesso que The Expanse: A Telltale Series não foi fácil de analisar já que o jogo ainda está incompleto, impossibilitando de abordar um pouco mais a fundo sobre a narrativa principal. Pensando nestas dificuldade, hoje iremos falar sobre o Episódio 1 e as mudanças significativas da gameplay se comparadas aos jogos anteriores da empresa.
Gostaria de adiantar que a Telltale acertou em cheio e este é apenas mais um passo de sucesso para a alavancagem da empresa. Uma ascensão em meio as dificuldades encontradas no passado!
Obs 1: Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido pela Telltale!
Obs 2: Review em desenvolvimento conforme novos episódios forem disponibilizados.
Lançamento dos episódios:
- Episódio 1 – 27 de Julho
- Episódio 2 – 10 de Agosto
- Episódio 3 – 24 de Agosto
- Episódio 4 – 7 de Setembro
- Episódio 5 – 21 de Setembro
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Episódio 1
O primeiro episódio de The Expanse serve como um tipo de introdução e apresenta os tripulantes da nave Artemis. Em nossa jornada controlamos Carmina Dummer, uma sucateira que parte em uma missão de reconhecimento para coletar sucatas ou itens de grande valor. Ao receber um alerta de socorro de uma nave próxima, sua equipe busca respostas ao encontrar cabeças mutiladas flutuando no local. Através deste contexto, a história vai se desenvolvendo de forma tensa, onde revelações bombásticas irão afetar o lado emocional dos jogadores, sejam eles através de escolhas de diálogos ou até mesmo com colecionáveis espalhados pelo cenário.
Embora o jogo mantenha a sua fórmula padrão, senti falta de diálogos e escolhas que impactassem o rumo do jogo. Ainda é muito cedo para falar sobre isso mas seria interessante que a Telltale trabalhasse com finais secundários, evitando a “mesmice” de sempre.
Graças ao desenvolvimento e a ajuda da Deck Nine, The Expanse: A Telltale Series recebeu mudanças significativas em sua gameplay! É possível explorar um mapa linear de forma que itens colecionáveis se tornem relevantes para contar trechos ou curiosidades sobre a narrativa.
Durante a gameplay, podemos utilizar o jato propulsor (similar a Dead Space) para acessar áreas externas ou andar pela parede para cruzar um local bloqueado por escombros. Enquanto isso, as QTE’s seguem como uma forma de realizar ações em combate, coletar itens ou até mesmo realizar escolhas que afetarão a narrativa momentaneamente.
Como havia mencionado anteriormente, os colecionáveis agregam um grande valor a narrativa, tornando a experiência ainda mais relevante em meio a um universo intrigante e cheio de mistérios.
Em suma, a exploração se tornou ainda mais livre com cenários mais extensos mesmo que possuindo restrições em sua ambientação.
Os gráficos não surpreendem
Enquanto o jogo oferece uma trilha sonora memorável e efeitos sombrios, infelizmente não podemos dizer o mesmo sobre os gráficos! Embora siga o formato dos títulos anteriores, confesso que esperava um pouco mais dos gráficos, tendo em vista que a Deck Nine está assumindo o projeto. Ainda que exista uma evolução gráfica, o jogo deixa a desejar nas linhas de expressão dos personagens, tornando algo robótico. É possível notar também pequenos borrões em algumas áreas externas da nave, como detalhes de cascos de outras naves ou objetos distantes da visão humana.
Entretanto, não posso deixar de parabenizar a equipe pelas melhorias em alguns aspectos visuais do mapa que tornaram a experiência ainda mais sombria, sejam elas em áreas isoladas ou até mesmo em locais sem vida.
Vale MUITO a pena jogar The Expanse: A Telltale Series!
O retorno da Telltale é de extrema importância para a evolução das narrativas conclusivas em jogos single player. A empresa provou mais uma vez que é possível contar boas histórias com trechos cativantes e cheios de tensão. Mesmo com o lançamento de apenas um episódio, é possível concluir que The Expanse: A Telltale Series será uma marca de sucesso para a companhia e que novas histórias poderão ser continuadas com lindas trajetórias e escolhas de impacto. Não restam dúvidas, a Telltale mostrou para o que veio e promete se tornar (novamente) uma das maiores empresas deste ramo!
The Expanse: A Telltale Series é uma carta de amor para os fãs da série e a marca registrada de uma narrativa perfeita que só a Telltale Games é capaz de proporcionar!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho