O novo cabo submarino Firmina da Google, que liga os Estados Unidos à América do Sul, acaba de chegar no Uruguai com a previsão e estimativa de chegar no Brasil ainda em 2023.
Intitulado de Firmina em homenagem à escritora negra Firmina dos Reis, a autora de Úrsula e primeira romancista mulher do país, o cabo possui 12 pares de fibra óptica e se tornará o mais longo cabo submarino a transmitir sinal sem nenhum reforço a caminho, utilizando apenas uma fonte de energia nas pontas.
O cabo sai da costa leste dos Estados Unidos, atravessando o Caribe e utilizando dois ramais para chegar à praia de Las Toninas, próxima a Buenos Aires e a Praia Grande, no litoral de São Paulo, que ainda está em construção. A empresa SubCom é a responsável pelo projeto e se juntará a outros cabos de diferentes países, ligando assim o Brasil internacionalmente.
É importante ressaltar que além do cabo Firmina, o Google também utiliza os cabos Tannat e Monet, ampliando a capacidade de tráfego internacional em 50%. A empresa estadunidense faz parte do cabo Junior, que liga o Rio de Janeiro até São Paulo.
O principal objetivo e a utilização do cabo Firmina será reduzir a latência da internet brasileira em 4,7% e os preços de trânsito de IP em 17%. A estimativa é realizar um aumento de 37% até 2027, tornando o desempenho da banda larga ainda melhor para o Brasil.
De acordo com o estudo da Analysys Mason, o investimento poderá movimentar os negócios estimando em mais de 124 bilhões de dólares. Surpreendente, não é mesmo?
Mais notícias:
- A Warner Play está sorteando vários prêmios para os fãs; participe!
- Starfield terá missões secundárias de qualidade
- LEGO Sonic the Hedgehog ganha nova linha de produtos
Quer ficar por dentro das melhores promoções? Entre em nossos grupos:
1 comentário
Pingback: devcom 2023 define programação final e medidas de segurança