Até que ponto você seria capaz de chegar para salvar alguém que realmente ama? Esta pergunta pode ser facilmente respondida quando falamos sobre a narrativa intrigante de Somerville! Em um mundo apocalíptico e dominado por forças desconhecidas, proteger aqueles que amamos pode se tornar uma tarefa quase impossível com invasões e luzes mortais.
Desenvolvido pela Jumpship, Somerville foi lançado originalmente para Xbox One, Xbox Series X|S e PC em 22 de Novembro de 2022, chegando mais tarde para o PlayStation 4 e PlayStation 5. O projeto coordenado por Dino Patti, ex-desenvolvedor e diretor executivo de Inside, foi produzido com a colaboração de Chris Olsen. Com uma grande responsabilidade em mãos, o estúdio “bebeu da fonte” e utilizou referências cinematográficas populares como Guerra dos Mundos e Independence Day. Esta entrada não apenas facilitou a popularização do game, como tornou a experiência ainda mais realista e intrigante. Felizmente, esta fórmula foi capaz de atingir um resultado satisfatório mesmo pecando em alguns aspectos da jogabilidade.
Hoje você irá conhecer um pouco mais de Somerville e vivenciar uma experiência aterrorizante com um belíssimo toque cinematográfico que encanta mesmo sem a utilização de diálogos!
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido pela Jumpship!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
O fim está próximo
Nossa narrativa misteriosa apresenta o drama de uma família que busca sobreviver em meio a uma invasão alienígena e luzes misteriosas no céu. Ao notar que um ataque está prestes a acontecer na cidade, o nosso protagonista (pai de família) corre para o quintal para buscar o veículo e fugir com a sua esposa, filho e cachorro mas são surpreendidos por um monolito que destrói o veículo. Ao retornar para casa, a família se refugia no porão mas logo são surpreendidos com uma explosão que atordoa o pai de família. Minutos após a explosão, nossa família não está mais presente no local, levantando suspeitas sobre o seu paradeiro desconhecido em um mundo inóspito.
Guiado pelo medo e a incerteza, nossa única opção é se proteger das luzes e seguir em frente com a ajuda do poder elétrico adquirido após a explosão. Pode parecer uma tarefa simples mas alguns puzzles exigem um certo esforço para serem resolvidos, ainda que Somerville falha em sinalizar os objetos interativos presentes no mapa. Em diversos momentos da gameplay, o campo de visão pode se tornar um verdadeiro tormento e prejudicar na exploração para concluir o objetivo e avançar para a próxima área. Para compensar estes problemas, o estúdio adicionou a cor amarela para interagir com os objetos de cenário mas nem sempre isso é efetivo, causando um incômodo com a câmera distante do personagem.
Outro ponto que podemos destacar são as variedades de puzzles presentes, construindo uma forma inteligente e criativa para prosseguir com a narrativa. Se você já está familiarizado com jogos do gênero, Somerville não apresentará dificuldades para o jogador, exceto quando mencionamos a falta de indicativos de objetos interativos (mencionado anteriormente).
Tratando-se de uma experiência relativamente curta, Somerville apresenta trechos e puzzles desnecessários que servem apenas para expandir o tempo de gameplay. Um exemplo que podemos citar é a área do subterrâneo, onde passamos a maior parte do tempo realizando puzzles óbvios para escapar do local. É possível concluir o game em aproximadamente 3 horas, levando em consideração a busca do 100% nos troféus/conquistas oferecidas como recompensas por coletar todas as esferas ou realizar algumas ações.
Algo que me deixou extremamente incomodado é que alguns acontecimentos da narrativa não tinham explicação ou deixavam o ponto em aberto para o jogador interpretar da maneira que bem entender. Felizmente, algumas respostas ainda podem ser obtidas com os 4 finais possíveis do game. Para isso, você pode optar pela opção ‘Seleção de Capítulos’ e concluir o objetivo final escolhendo opções diferentes!
Em suma, Somerville “bebe da fonte” do cinema clássico com grandes referências e implementa os puzzles de forma que os jogadores não percam o foco na narrativa principal.
Excentricamente encantador
Pode não parecer mas a arte de Somerville se tornou um dos maiores destaques durante a jogatina, principalmente quando desbloqueamos a habilidade especial de limpar o cenário com o sinalizador. Todo o ambiente é explorável, dando uma sensação de liberdade ainda maior para aqueles que pretendem expandir as buscas das esferas para garantir a conquista. A escolha do Level Design, direção de arte e trilha sonora refletem completamente com o trabalho em equipe do estúdio, designando seus papéis e apresentando um jogo belíssimo.
Mesmo com a falta de diálogos, os efeitos sonoros causam um impacto nos jogadores com a sensação de perigo constante ou o estado de alerta que nosso pai de família vivencia durante toda a trama. É importante ressaltar que a história se desenvolveu muito bem desta forma, deixando claro as suas intenções e transformando nossos protagonistas em verdadeiros sobreviventes da guerra!
Graficamente, o jogo apresenta paisagens e ambientes belíssimos que são complementados com a escolha artística de Chris Olsen. Sem sombra de dúvidas, o nível técnico é superior a muitos títulos recentes e que provam que este é apenas um pequeno passo de sucesso para o estúdio Jumpship!
Desempenho
Com base nas versões de PlayStation 5 e Xbox Series X|S, pude notar que o jogo apresenta poucos problemas de quedas de frame, principalmente em áreas fechadas. Além disso, os jogadores poderão optar pelas configurações de Modo Performance com 60FPS constantes ou o Modo Gráfico que permite manter estático aos 30FPS. Com ambas versões testadas, é nítido que o Modo Gráfico procura elevar a experiência com um sistema mais “robusto” e similar ao cinema. De qualquer forma, esta é uma excelente oportunidade para provar o jogo e curtir com os amigos durante o final de semana!
Vale a pena jogar Somerville!
Diante de todas as falhas com a movimentação e indicação de objetos no cenário, Somerville é uma experiência inesquecível que te deixará intrigado do começo ao fim. A construção da narrativa sem o uso de diálogos se tornou um dos principais destaques, além de complementar com puzzles rápidos que empolgam e ajudam a desenvolver nossos objetivos. Este universo inóspito é palco de muitos projetos de sucesso do cinema mundial e que podem gerar inúmeras histórias com elementos da ficção científica. Com um preço honesto nas lojas digitais, seria impossível não recomendar Somerville para os jogadores! Vale ressaltar que o jogo já está disponível gratuitamente para os assinantes do Xbox Game Pass.
Enigmático e sombrio, Somerville não tem medo em revelar a sua essência com clássicos do cinema em um universo repleto de puzzles divertidos e mistérios que vão além do conhecimento humano. A busca pela família e o desespero pela sobrevivência mostram o verdadeiro lado oculto do ser humano!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho