Pilotar uma moto de maneira esportiva é uma atividade favorita e um sonho de consumo para muitas pessoas. Potencializar uma adrenalina antes guardada, sentir o vento no rosto e acelerar pode ser uma experiência realmente apaixonante. Para quem é fã, a franquia Ride tem se tornado uma ótima opção, com diversas possibilidades e um realismo incrível. Foi uma franquia que começou na sétima geração de consoles e entrega agora o seu quinto título, Ride 5. O game vale a pena? Vamos descobrir.
Visuais
No que se refere aos visuais, temos aqui gráficos realmente acima da média, com uma qualidade que pode impressionar. Os trajes dos pilotos são muito bem representados, com boas texturas. As motos também não ficam atrás, com visuais realistas e bem esculpidos pela equipe responsável. As pistas dão um show à parte, elevando a experiência. Diversos cenários que podem ser reproduzidos e testados pelo jogador surgem em lugares diversos do mundo e também em climas diversos. Em suma, Ride 5 é um deleite visual e com certeza irá agradar os que esperam não só uma jogabilidade realista, mas também uma ambientação realista. O ponto negativo fica pelos rostos dos pilotos em cutscenes, quesito que infelizmente poderia ser melhor.
Jogabilidade
A jogabilidade de Ride 5 busca emular a experiência de se estar em uma moto com expertise. Ou seja, não espere corridas em um modo “arcade”, o que temos aqui são controles mais precisos, travados e ortodoxos. É preciso saber a hora de acelerar e frear, além de realizar curvas com um cuidado redobrado. Felizmente o game possui várias possibilidades de ajuste mas, ainda assim, é preciso respirar fundo e ter atenção enquanto se pilota. Um erro simples pode significar a diferença entre a vitória e a derrota.
Ride 5 se divide em alguns modos que aparecem à vontade para o jogador, podendo ele modular como quer a sua experiência. Temos, por exemplo, as corridas únicas contra a máquina, além de elementos de multijogador. Uma vez que joguei o game antes do lançamento oficial, não consegui criar uma sala para disputar com outros jogadores. Entretanto, pude entrar em salas alheias e assistir disputas reais de pessoas contra pessoas de uma forma muito legal. Pude escolher o tipo de câmera, por exemplo, e tudo isso sem perda de desempenho ou quaisquer problemas envolvendo internet. Em suma, você pode competir com outros jogadores ou assisti-los, se quiser.
O modo Carreira aqui leva o jogador ao estrelato através de vários campeonatos a serem disputados, cada um com especificidades e locais próprios. Para quem pode se perguntar o modo Carreira realmente possui bons elementos de progressão que fazem sentido e mostram uma visão apaixonada pelo game. Ponto positivo para a desenvolvedora!
E há ainda mais: os modos de customização do game possuem um grau de complexidade bem interessante. Podemos editar vários detalhes do nosso piloto, como as roupas e os capacetes, e também os detalhes das motos. E, falando de motos em si, temos um game com um número considerável de modelos de diversas marcas reais, como Honda, Bridgestone, Yamaha, Suzuki e outras. O jogador pode acumular moedas e comprar motos cada vez mais incríveis.
Já falamos que as pistas são ótimas, mas seu número também não é desprezível. Da Europa à África do Sul e ao Japão temos uma série de circuitos lindos, cada um com suas especificidades e curvas.
Outro componente muito bacana é o feedback tátil aliado aos gatilhos adaptáveis no Dual Sense. Funcionando de maneira semelhante a games como Gran Turismo 7 e Wreckfest, sentimos as resistências no acelerador e freio, mas não só isso: diferentes terrenos como grama e areia surgem na palma da mão do jogador. É louvável que Ride 5 tenha implementado esta funcionalidade em sua versão de PS5 mesmo sendo um jogo multiplataforma. Isto demonstra cuidado no port e atenção às tecnologias mais recentes nos consoles.
Localização, trilha sonora e desempenho
No que se refere à localização gostaria de elogiar a Milestone S.r.l. Isto porque a forma como ela foi feita foi excelente, com menus e legendas muito bem construídos. Mas não só isso: o game também conta com uma narração dublada excepcionalmente boa.
No que se refere à trilha sonora há outro grande acerto da desenvolvedora, trazendo para a tela a sensação de velocidade que tantos buscam. E no desempenho, não tive problemas de quedas de frames. Um detalhe que acho interessante citar é que quando coloquei a mão nas saídas de ar traseiras do PS5 senti o console muito mais quente do que em outros jogos. Pode ser, no entanto, que a sua experiência seja diferente.
O veredito para Ride 5
Existem muitas franquias de corrida envolvendo motos, muitas delas desenvolvidas pela própria Milestone. Mas Ride possui um elemento especial, sendo voltado para uma simulação bruta e poderosa. Nesse quesito, o jogo não decepciona. Temos corridas justas e competentes, além de um modo carreira interessante. No geral, se você é entusiasta de games de corrida e não tem problemas com simuladores, Ride 5 é perfeito para o que você procura. Vale a pena!
Leia também:
Entre nos grupos da República DG
Ride 5 é um ótimo simulador de corridas esportivas com moto, apresentando uma gama incrível de possibilidades ao jogador.
- Jogabilidade
- Desempenho
- Trilha sonora
- Visuais