Durante a BGS 2023 tivemos a alegria de entrevistar Marina Correa, gerente de produtos da Samsung Monitores. Veja como foi:
República DG: Você pode falar um pouquinho como que tá sendo essa participação da Samsung na BGS?
Marina Correa: Claro, esse é o terceiro ano que a gente entra na BGS, mas é o primeiro ano que a gente entra com mil metros quadrados. É muita área pra experimentação e pra interação com a marca. Se você reparar a forma como construímos, estamos demonstrando todo o nosso ecossistema. Temos celulares, temos televisores e temos os monitores, que são os meus produtos. E a ideia aqui é experimentação, você tá vendo que tudo é pras pessoas poderem experimentar e terem a experiência de usar nossos produtos.
República DG: Quais são as principais novidades que você instalou, o Cera, por instante da Samsung no ano de 2023? Na área de monitores, a gente trouxe dois grandes lançamentos. Então a gente lança o Ark segunda geração, que é uma atualização do modelo que a gente lançou na BGS passada. A gente mantém a tela curva, 55 polegadas, 165 milissegundos e Smart. O que é que a gente muda? Agora aquele recurso multiview, que permite ver vários conteúdos ao mesmo tempo. Ele permite que eu consiga conectar no mesmo monitor até quatro fontes de vídeos distintas. Quatro fontes na horizontal, três fontes na vertical, o cockpit mode. Então eu consigo substituir, se eu sou uma pessoa que uso vários dispositivos, aí eu uso um monitor pra cada, eu consigo substituir quatro monitores por um arco. E você deve pensar, “mas como eu vou gerenciar tudo isso?” Não tem problema, a gente colocou a função de chaveador KVM dentro do monitor. E você consegue apenas com o mouse e um teclado controlar todos os conteúdos. Esse é o primeiro lançamento. O segundo lançamento, a gente trouxe uma tela monstruosa, que é o Neo G9 de 57 [polegadas]. O Neo G9 também já é uma família um pouco conhecida, porque a gente está falando aí do monitor que a gente já tem um outro modelo de 49, aquele branquinho, curvo, 1000 de raio, 240 milissegundos. A gente foi lá e trouxe 57. Ele é super ultra-wide, a proporção de tela 32 por 9. Mas a gente foi lá e não só inovou no tamanho, fomos lá e inovamos na resolução. Ele é o primeiro monitor com uma resolução dual UHD do mundo. Isso quer dizer que ele tem um dobro de pixels na horizontal, porque ele é tão grande que ele consegue ter o dobro de pixels na horizontal do que um monitor que usa resolução 16 por 9. Então quando um 16 por 9 tem 3840 pixels na horizontal, o que é 32 por 9 vai ter 7680. Por isso o dual UHD.
República DG: E como gerente de produtos e monitores da Samsung, quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela equipe geral?
Marina Correa: Eu não diria que é uma dificuldade, mas o desafio quando a gente está trabalhando com um mercado tão diverso como é o mercado brasileiro. A primeira coisa que a gente tem que entender, que quebrou esse paradigma, é que as pessoas acham que o mercado brasileiro é só produto de entrada… Não é. Quando a gente fala de comunidade gamer, estamos vendo que a gente está dentro da região que mais cresce no mundo, que é a Latina América, e nós somos a potência aqui dentro que puxa em crescimento. Então isso mostra que sim, existe muita aceitação e procura por produtos de nova tecnologia. O que a gente quer é parar com aquele ato de quando lança um produto fora ele não chega aqui no Brasil. E o pessoal fala: “ah, isso aí não vai chegar no Brasil.” Não, ele vem. Então, por exemplo, os dois monitores que a gente trouxe, eles foram apresentados, foram lançados globalmente recentemente. Lançamos com algumas semanas, duas, três semanas de diferença, porque queríamos esperar a BGS para fazer esse super lançamento. O Neo G9 de 57 foi um monitor premiado na CES, o Consumer Electronic Show que acontece em Las Vegas todo ano, como prêmio de inovação. Então a gente já traz esse produto para o Brasil. A CES é uma feira onde a gente mostra inovações, não necessariamente o produto está finalizado, mas a gente já trouxe para o mercado brasileiro. Isso mostra o comprometimento da gente para o mercado.
República DG: Qual é o diferencial dos produtos da Samsung e os benefícios de adquirir um monitor? Um diferencial é o primeiro, toda a nossa linha Odyssey a gente sempre vai se preocupar com performance. Apesar de termos em mente que eu preciso ter diferentes tipos de monitores para diferentes, por exemplo, orçamentos, a gente sempre vai entregar na linha Odyssey performance Então, produtos 144, 1 ms, até produtos 240Hz, 1 ms….O que muda ali é uma tela diferente, uma qualidade mais diferente, uma resolução, mas todos entregam performance. Todos também têm, desde o nosso produto mais simples, inclusive não gamer, até o nosso mais premium. Temos todo um cuidado com o bem-estar do usuário, o conforto do usuário, principalmente o conforto visual. Todos os produtos a gente vai lá e coloca um filtro de redução da emissão da luz azul, a gente coloca o Flicker-Free para eliminar aquela trepidação. E aí nos monitores muito grandes a gente acaba fazendo ali com a tela curvada, também para dar conforto, porque você diminui a fadiga ocular.
República DG: E para finalizar, o que nós podemos esperar de novidades para 2024, com o lançamento de novos monitores voltados para o público gamer e o público geral?
Marina Correa: A gente nunca dá spoiler de lançamento que vai acontecer, mas eu diria para vocês ficarem ligados aí, por exemplo, na CES que vai acontecer em janeiro. O comprometimento que tivemos com o mercado brasileiro, que a gente teve esse ano, vamos continuar tendo.
Leia também:
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize: