Alpha Particle é um jogo bem diferente do habitual. Desenvolvido pelo estúdio sul africano Function Unknown, nós controlamos uma partícula sentiente que parte em uma jornada para se tornar uma partícula alfa, daí vem o nome do jogo.
A “história” do jogo é dividida em cenários que nada mais são do que diferentes espaço-naves. Para concluir o trajeto, precisamos destruir outras partículas não amigáveis que se encontram em nosso caminho.
Em cada fase, precisamos acionar alavancas que liberam uma plataforma lançadora pro próximo setor até chegar na estação final permitindo que nossa partícula se torne Alfa.
A jornada é cheia de perigos e reforçam o aspecto volátil da partícula. Ela pode ter sua energia drenada ou contaminada e, como se já não bastasse, precisamos ter cuidado com fenômenos estranhos que ficam circulando entre os estágios e que também podem destruir a partícula. Diferente do que estamos habituados, o jogo não orienta tanto o jogador, reforçando o senso de exploração e descoberta. Em Alpha Particle, testar é a chave do progresso, o que acaba sendo poético para um projeto que envolve tanto sci-fi/ciência.
Se tratando de um jogo focado na resolução de puzzles, fiquei bem surpreso com Alpha Particle. Apesar das óbvias limitações orçamentárias, o estúdio inseriu bastante criatividade no game, construindo uma proposta que é desafiadora na medida certa e bem complexa.