O iPhone 15 se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos meses após o anúncio realizado durante o evento Apple Wonderlust. Com a apresentação do novo smartphone da Apple, a comunidade acabou ficando dividida e com dúvidas se as mudanças apresentadas na nova linha condiziam com o valor sugerido no aparelho. O lançamento trouxe consigo algo inovador: a entrada USB-C para um carregamento mais rápido e transferência de dados de forma eficiente. Embora pareça exagero falar que a nova entrada do iPhone é algo inovador (existente há anos nos concorrentes), podemos observar essa tendência se popularizar com os novos dispositivos da Apple que serão lançados futuramente.
Surpreendente ou não, o novo iPhone 15 Pro Max recebeu melhorias significativas para seu hardware com a adição do chip A17 Pro, permitindo rodar jogos AAA de nova geração. Este foi um dos pontos que mais chocaram o público, principalmente com a apresentação de Resident Evil Village e Resident Evil 4 Remake rodando no celular. É comum gerar uma certa estranheza no público já que não estamos acostumados a presenciar gameplays como essa em jogos mobile.
De certo modo, o iPhone surpreende em seus pequenos detalhes! Mas você deve estar se perguntando… Um celular que custa aproximadamente R$ 11.499,00 recebeu melhorias significativas que justifiquem esse valor? Bom, essa resposta pode ser facilmente respondida após 45 dias de uso constantes. Vale ressaltar que os testes realizados se baseiam em experiências pessoais, “forçando” o celular ao limite e usando aproximadamente 4 a 6 horas por dia.
Outro ponto que devemos destacar é que NÃO nos aprofundaremos em relação aos jogos AAA, tendo em mente que apenas Resident Evil Village e Genshin Impact estão disponíveis para o uso contínuo do iPhone 15 Pro Max. Mas pode ficar tranquilo! Uma review de Resident Evil Village para iOS será disponibilizada em breve aqui no site da República DG. Ative as notificações em seu celular e prepare-se para uma experiência imersiva com uma opinião sincera sobre o novo smartphone da Apple!
OBS: Esta Review foi produzida graças a uma cópia do iPhone 15 Pro Max cedida gentilmente pela equipe da República DG!
Design robusto de Titânio
Diferente das versões anteriores, o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max apresentam um acabamento de titânio de grau 5 em suas laterais. A principal função do titânio no smartphone é tornar o aparelho ainda mais resistente a danos de queda ou colisões que podem danificar completamente o seu aparelho. Além disso, o aparelho acabou se tornando mais leve e confortável para segurá-lo, evitando quedas ou cansaço durante longas sessões na internet, gameplays, respondendo mensagens e visualizando as redes sociais.
A Apple permanece utilizando vidro na traseira da linha 15, enquanto o interior segue com o alumínio para facilitar o processo da dissipação do calor. Embora não faça diferença alguma em seu hardware, tive a oportunidade de selecionar a cor Azul Titânio na configuração de 512GB de armazenamento.
Com medo de destruir o meu precioso iPhone, apliquei uma película de vidro e coloquei uma capa MagSafe para proteger contra quedas ou batidas de grande impacto. Vale ressaltar que não tive coragem de realizar os testes de queda do celular, entretanto, é possível avaliar diversos canais com vídeos especializados em testes de resistência.
O Botão de Ação
Dentre as novidades mencionadas pela Apple, o botão de ação acaba de substituir o botão de silenciar o iPhone. Permitindo que os usuários realizem personalizações exclusivas para acessar aplicativos de forma eficiente, o botão pode enviar comandos que podem ser registrados nos ‘Ajustes’ através do usuário. Confesso que utilizei muito pouco a configuração, mantendo sempre no ‘Modo Silencioso’, entretanto, é possível optar por configurações como:
- Modo Silencioso
- Foco – Ferramenta que permite silenciar as notificações para evitar distrações ou interrupções.
- Câmera – A configuração permite acessar a câmera com um clique. É possível realizar configurações secundárias para ativar vídeos.
- Lanterna
- Gravação – Ativa o gravador do celular.
- Lupa – Transforma a câmera do iPhone em uma lente de aumento para detectar objetos perdidos que estão próximos de você.
- Atalho – Cria configurações personalizadas para o usuário. É possível abrir aplicativos essenciais com apenas um clique.
- Acessibilidade – Seleciona recursos de acessibilidade.
- Nenhuma ação
Um dos maiores problemas que pude notar durante minha experiência com o iPhone 15 Pro Max é que confundi este botão diversas vezes com o botão de aumentar o som. As configurações ainda são muito limitadas e uma atualização da Apple seria muito bem-vinda para tornar o Botão de Ação ainda mais eficiente!
Entrada USB-C
Milagres acontecem? Com certeza não! Graças ao órgão regulador da Europa, a Apple foi obrigada a alterar sua entrada Lightining para a entrada USB Tipo C. Sua chegada tardia é muito bem-vinda, já que agora é possível utilizar outros cabos para realizar a transferência de dados e carregar o celular ainda mais rápido.
E falando em carregamento, o USB-C faz total diferença neste aspecto! Comparado com as versões anteriores, o iPhone 15 é capaz de carregar ainda mais rápido mesmo com algumas limitações de passagem de carga. O novo iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max limita a velocidade do carregamento a 25,5W (mesmo utilizando um carregador de 30W). De acordo com a Apple, esta limitação permite prolongar a vida útil da bateria do dispositivo, evitando desgastes a curto e longo prazo.
Sendo verdade ou não, evite gastar com carregadores que ultrapassam a velocidade de carregamento permitida pelo iPhone. Minha indicação é adquirir um bom carregador (de preferência ORIGINAL DA APPLE) de 30W para carregar de forma rápida.
Realizando alguns testes de carregamento, pude notar que a bateria leva aproximadamente 1:25 (uma hora e vinte e cinco minutos) para chegar aos 100%. Para os mais apressados, uma carga de 80% pode levar aproximadamente 40 minutos. Alguns testes indicam que a melhor forma de poupar a vida útil da bateria do iPhone é carregando até 80%, porém, sempre carreguei até os 100%.
Partindo para um lado mais técnico, realizei algumas transferências de dados do iPhone para o PC e pude observar uma diferença brutal no tempo de carregamento com cabos USB 2.0. Vale ressaltar que o tempo de duração poderá variar de acordo com o tamanho do arquivo e seu formato.
Em suma, o cabo USB-C é uma tecnologia essencial e chegou para ficar no iPhone!
Mudanças da tela
Em uma constante evolução em relação aos modelos anteriores, infelizmente não posso dizer o mesmo sobre a tela do iPhone 15 Pro Max! A Apple não realizou mudanças significativas se comparado ao iPhone 14 Pro Max. Mantendo o padrão de 6,7″ (polegadas) e a tela com a tecnologia Super Retina XDR, é possível notar um contrate incrível, alto brilho e uma gama de cores ao estilo ‘cinema'(o que já estava presente na versão anterior).
Graças a Super Retina XDR, a tecnologia LTPO segue presente para entregar uma taxa de atualização variável de até 120Hz (ProMotion). Para aqueles que não estão familiarizados com esta taxa de atualização, é possível notar diferenças drásticas ao arrastar a tela para a esquerda ou direita quando colocamos um iPhone 13 ou inferior ao lado de um iPhone 14 Pro Max ou 15 Pro Max.
De forma prática e “descomplicada”, a taxa variável é a velocidade na qual a imagem da tela é atualizada, respondendo em tempo real e tornando a experiência mais “rápida”.
Para os minimalistas de plantão, a Apple manteve o Dynamic Island em todas as versões do iPhone 15, permitindo uma interação completa com apps de música e entretenimento! Desde o iPhone 14 Pro Max, sinto que essa tecnologia poderia ter sido melhor implementada já que ela está sendo pouco utilizada em outros aplicativos. Felizmente, a Apple abandonou por completo a Notch, oferecendo um campo de visão e tela ainda maior para os usuários do iPhone.
A bateria
Com 45 dias de uso e uma saúde de 100% da bateria, pude notar uma média de 6 horas de uso diário, intercalando com gravações, Waze, assistindo filmes e séries, jogando e utilizando as redes sociais. Durante a maior parte do tempo de teste, a bateria durou aproximadamente 21 horas sem carregar, o que pode ser uma boa opção para aqueles que necessitam de um celular para uso diário. É claro que isso poderá variar de usuário para usuário, tendo em mente que a câmera e alguns jogos podem drenar a bateria.
Outro ponto que devo mencionar é que alguns aplicativos consomem mais bateria que outros, como o caso de Resident Evil Village. No exemplo mencionado, minha bateria descarregou completamente com apenas 40 minutos de gameplay. Em outro teste realizado assistindo filmes e séries na Netflix, o consumo foi ainda menor! Com aproximadamente 1 hora, a bateria consumiu apenas 5%, o que é interessante para os usuários que pretendem assistir filmes no caminho do trabalho.
Para os apaixonados por fotos e vídeos, a notícia é boa! O iPhone 15 Pro Max está consumindo menos bateria do que sua versão anterior. Embora a atualização do iOS 17 tenha melhorado este aspecto, podemos notar mudanças significativas com a bateria de 4.441 mAh. Com aproximadamente 20 minutos de gravação em 4K a 30 FPS, a bateria consumiu apenas 9%. Se o usuário estiver interessado em gravar com Full HD, pode ter certeza que a bateria consumirá ainda menos!
Um dos pontos mais graves que presenciei no iPhone é o seu aquecimento incomum em aplicativos como o Instagram e WhatsApp. Em alguns momentos, o celular ficou tão quente, mas tão quente, que eu tive medo de usar por mais tempo. A última atualização (17.1.1) corrigiu estes problemas de aquecimento que estavam persistindo. Minha dica é atualizar para a última versão e evitar usar após seu aquecimento.
O chip A17 Pro faz toda a diferença!
Prometendo ser a maior inovação do iPhone 15 Pro Max, o chip A17 Pro é brilhante e acabou se tornando o primeiro celular com 3 nanômetros e seis núcleos. Dentre eles, podemos citar:
- 2 núcleos de alta performance com 3,78GHz.
- 4 núcleos com foco em eficiência e tarefas de alta demanda.
Ao todo, o A17 Pro apresenta 6 núcleos que prometem inovar a experiência do usuário em tarefas pesadas do cotidiano. Além disso, o novo smartphone da Apple permite rodar grandes títulos AAA como Resident Evil Village, Resident Evil 4 Remake, Death Stranding, Assassin’s Creed Mirage, Genshin Impact e novos lançamentos que serão revelados em breve.
Quer se surpreender mais? Saiba que os jogos estão rodando muito bem e podem se assemelhar aos jogos da antiga geração (PlayStation 4 e Xbox One) a depender da configuração selecionada pelo usuário. É possível ativar o Ray Tracing e jogar com um desempenho nunca antes visto nos mobiles.
Tive a experiência de jogar Resident Evil Village em seu lançamento graças a uma cópia cedida gentilmente pela equipe da Capcom Brasil e os resultados foram satisfatórios!
Ao iniciar o game, os jogadores poderão realizar configurações para melhorar o desempenho e ganhar alguns frames adicionais. A RE Engine também é responsável por oferecer uma engine leve e realista, tornando a experiência otimizada para os usuários dos consoles, PC’s e smartphones.
Para os usuários que pretendem jogar os títulos AAA, as notícias não são boas! O A17 Pro está disponível apenas na linha Pro, o que pode acabar limitando as pessoas a terem acesso a um celular que custa aproximadamente 5 salários mínimos. É claro que a experiência não chega aos pés dos consoles e está longe de dominar o mercado de games, entretanto, é interessante ver como as empresas estão interessadas em oferecer soluções para rodar jogos em novos dispositivos.
Partindo para o lado técnico (novamente), o A17 Pro garante um ótimo desempenho para tarefas de edição de fotos e vídeos, com um desempenho similar aos MacBooks. Toda essa tecnologia está presente na palma de suas mãos!
OBS: A nossa análise ficará disponível em breve.
A câmera É TUDO ISSO MESMO!
Considerada por muitos as melhores câmeras do mercado, o conjunto de lentes do iPhone 15 Pro Max oferece uma alta resolução e imagens de qualidade que se assemelham a câmeras profissionais que são vendidas por preços exorbitantes. Um dos grandes destaques das novas câmeras são as gravações no modo ProRes RAW, realizando capturas de altíssima qualidade com resolução 4K a 24FPS, 30FPS e 60FPS. Além disso, a Apple optou por manter os mesmos três sensores de seu antecessor:
- Câmera Principal – 48MP (f/1.78 e 24 mm)
- Câmera Ultra-Angular – 12MP (f/2.2 e 13 mm)
- Câmera Teleobjetiva – 12MP (f/2.8 e 120mm)
É importante ressaltar que a Câmera Principal do iPhone 15 recebeu um recurso que permite realizar uma estabilização óptica. Caso você não saiba, a estabilização óptica (OIS) é uma tecnologia usada em câmeras fotográficas para reduzir a vibração da imagem durante a filmagem. O tremor pode ocorrer quando a câmera está em movimento constante, vibrações no ambiente e até mesmo a força do vento. A estabilização óptica funciona ajustando a posição da lente ou sensor da câmera para compensar o movimento e manter as imagens ainda mais estáveis.
O zoom óptico está presente e agora é possível deslocar a câmera até 5x para obter imagens ainda melhores em longas distâncias. Se você gosta de brincar com a câmera e tirar fotos de placas distantes, chegou a sua hora de brilhar!
O ProRAW também está presente com uma câmera de 48MP, entretanto, as imagens ocuparão ainda mais espaço em seu celular. Minha recomendação é manter as configurações padrões para tirar fotos e gravar já que a qualidade 4K ocupará MUITO espaço em seu novo iPhone.
O iPhone 15 Pro Max está disponível nas versões de 256GB, 512GB e 1TB. É possível realizar uma assinatura digital para manter suas fotos salvas na nuvem.
Vale a pena comprar o iPhone 15 Pro Max? Depende!
Antes de começar a avaliar se vale ou não a pena comprar, procure responder algumas questões:
- Eu preciso de um novo celular?
- Meu celular atende as minhas necessidades? (trabalho ou faculdade)
- Tenho um console de antiga ou nova geração?
- Pretendo usar todos os recursos do novo iPhone 15 Pro Max?
- Tiro muitas fotos?
- Meu celular é antigo, preciso mesmo trocar por um iPhone 15 Pro Max? Devo pegar um iPhone 14?
Pode parecer bobo mas estas perguntas fazem total diferença! O iPhone 15 Pro Max foi destinado para usuários entusiastas da tecnologia e que pretendem investir caro por um produto high-end. Se você está procurando por um dispositivo mais acessível ou não precisa de todos os recursos avançados do iPhone 15 Pro Max, pode ser melhor considerar modelos mais antigos ou outras marcas de smartphones.
Em suma, se você precisa de um smartphone de última geração para tirar fotos profissionais, editar vídeos, jogar títulos AAA ou produzir conteúdos para redes sociais, o iPhone 15 Pro Max pode ser uma escolha inteligente. Para aqueles que pretendem comprar apenas para jogar, a indicação é comprar um console de nova geração.
Pense comigo…
- Preço do iPhone 15 Pro Max de 256GB: R$ 11.499,00
- Preço aproximado de um PlayStation 5 ou Xbox Series X + TV LG OLED C3 de 55″: Aproximadamente R$ 9.500,00 (combo com o Xbox Series S ou Nintendo Switch) = o mesmo preço de um iPhone 15.
Como usuário de iPhone, posso dizer com tranquilidade que o iPhone 15 Pro Max é a porta de entrada para um futuro brilhante no mercado de games, mesmo com o preço exorbitante. De qualquer forma, a minha experiência está sendo satisfatória o bastante para indicar a compra para aqueles que pretendem realizar um upgrade futuro!
Você acha que vale a pena comprar um iPhone 15 Pro Max? Deixe sua opinião nos comentários!
Te convenci a comprar um iPhone? Não deixe de entrar em nossos grupos do WhatsApp e Telegram para receber promoções de iPhone, games e muito mais!
Considere comprar o iPhone 15 Pro Max por um preço especial:
Impressões iniciais
Com um alto valor de venda no mercado, o iPhone 15 Pro Max é o celular definitivo para aqueles que pretendem combinar eficiência com trabalho, jogos e entretenimento geral. Uma experiência inovadora e que só pode ser definida por você mesmo se vale ou não a pena comprar!
- Câmera
- Desempenho do A17 Pro
- Botão de Ação
- Dynamic Island
- Bateria
- Desempenho em games