Mais um ano se passou e o PlayStation continuou como uma das maiores plataformas para jogos, consolidando ainda mais sua presença no Brasil com o PS5. A marca apresentou diversas novidades este ano e alguma pode ter passado despercebida. Vamos conferir?
Jogos
2023 foi um ano com menos conteúdo que 2022 quando falamos de jogos, sendo focado mais em parcerias e expansões. No início do ano houve o lançamento de Forspoken, o qual possuía um acordo de exclusividade de dois anos nos consoles. O game teve críticas entre mistas e negativas e recebeu uma DLC denominada In Tanta We Trust, que funciona como uma espécie de prequel para o jogo base.
Logo depois foi a vez de termos o lançamento de Horizon Forbidden West: Burning Shores, DLC que coloca os fãs em uma nova área conhecida como Litoral Ardente e na caçada a um último remanescente dos Zenith, vilões do game base. A DLC apresenta novas armas, um assentamento inédito e uma possibilidade de romance para Aloy, a protagonista. A cereja do bolo é a batalha contra um Horus, algo que havia sido desejado pelos jogadores desde o início da franquia.
Em junho foi a vez de Final Fantasy XVI chegar ao PlayStation. Sendo exclusivo para o PS5 e PC, o game nos apresentou uma odisseia de um guerreiro em ascensão em um mundo fantástico. O combate é formidável e encanta, sendo um cartão de visita da nona geração de consoles.
Em outubro foi a vez de Marvel’s Spider-Man 2, game first-party que é um novo capítulo do Homem-Aranha da Insomniac. O título é uma grande evolução, nos colocando no controle de Peter Parker e Miles Morales enquanto combatemos vilões como Kraven e Venom.
Em dezembro tivemos uma surpresa para os fãs: uma DLC gratuita para God of War Ragnarok, Valhalla, no estilo roguelite e com uma história recheada de fanservice e que trouxe de volta vários elementos da saga grega. A expansão foi elogiada e se provou um ótimo motivo para retornar ao game.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
PlayStation Plus
Foi um ano muito interessante para a PlayStation Plus, que entrou no segundo ano de sua reformulação com novos níveis como Extra e Deluxe. A configuração dos jogos incluiu muitos games realmente interessantes, como a recente adição de GTA V. Já no plano Essential, tivemos meses também com bastante qualidade. Para se ter uma ideia, alguns games ofertados no serviço foram Star Wars Jedi: Fallen Order, Dreams, Mafia 2: Definitive Edition, Call of Duty: Black Ops Cold War e NBA 2K23. Também vimos alguns lançamentos day one no serviço nos tiers mais altos, como o fantástico Sea of Stars – título que ganhou o prêmio de Melhor Jogo Independente no The Game Awards.
Acessórios e novos modelos
O PlayStation realizou o lançamento, no início do ano, do PSVR 2, aparelho focado em realidade virtual e que trouxe um catálogo interessante de games como Horizon: Call of the Mountain.
Quem também deram as caras foram o DualSense Edge e o Access. Enquanto o primeiro é uma versão turbinada do controle da Sony, o segundo é um aparelho específico para pessoas com deficiência. Grande acerto da empresa! Outra presença foram os novos earbuds da Sony, fones auriculares sem fio.
No fim do ano tivemos o lançamento do PS Portal, um aparelho portátil que se aproveita do PS5 para proporcionar uma experiência de jogos via streaming, facilitando a jogatina para quem não pode usar o console ou está longe de casa.
O PlayStation 5 ganhou uma nova versão, informalmente chamada de Slim. Esta versão é menor, mais compacta e possui 1 TB de armazenamento (contra 825 GB da versão anterior).
Vendas e preços promocionais
O PlayStation 5 performou de maneira muito boa no terceiro ano de sua existência, tendo alcançado a meta de 50 milhões de consoles vendidos. Este número é apenas um pouco menor do que o PS4 no mesmo período, e isto considerando os scalpers e a crise na cadeia de suprimentos que assolou o mercado no início da geração. Às vendas somaram-se grandes promoções incluindo bundles e ações como cortes de preço na Black Friday.
Balanço geral e futuro
Tivemos um ano mais contido nos games, embora ele tenha sido coroado por Marvel’s Spider-Man 2. Contudo, foi um momento de consolidação da marca e da compreensão de que a “nova geração” se tornou a atual e está alcançando por volta da metade do seu ciclo de vida. De todo modo, 2024 promete ser bombástico e já em seu primeiro semestre trazer diversos games como Rise of the Ronin, Helldivers 2 e muito mais.
E você, o que achou do 2023 da PlayStation?
Leia também: