Inquietante, misterioso e envolvente, essa talvez seja a melhor forma de descrever as primeiras horas de gameplay de Pacific Drive! Ambientado em um universo sobrenatural no noroeste dos Estados Unidos, o game transporta os jogadores para uma experiência de sobrevivência na Olympic Exclusion Zone, local completamente dominado por forças sombrias. Programado para ser lançado em 22 de fevereiro de 2024 para PlayStation 5 e PC, a equipe da República DG recebeu um convite especial para participar da Preview de Pacific Drive graças à Ironwood Studios.
Apertem os cintos, solte o freio de mão e corra para encontrar recursos que serão úteis para proteger o seu veículo… ou quem sabe… você mesmo?
Esta Preview foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela Ironwood Studios!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um caminho sem volta
Nossa jornada em Pacific Drive se inicia após nosso veículo ser teletransportado por uma fenda misteriosa em uma estrada ao noroeste dos Estados Unidos. Ao chegar no local, os jogadores se deparam com um ambiente sombrio e repleto de lixo radioativo. Sem saber o que fazer e com poucos recursos a nosso favor, encontramos um veículo abandonado em uma casa de madeira que poderá ser utilizado futuramente para atravessar a cidade. Ao abastecer e colocar o pneu, os jogadores partem para uma experiência sobrenatural na estrada e são atacados por seres luminosos que destroem nosso veículo.
É aqui que Pacific Drive brilha! Uma das mecânicas que mais chamaram a atenção no jogo de sobrevivência é a coleta de recursos para realizar upgrades no veículo e viajar por mais tempo. Ao encontrar um local seguro, os jogadores passam por um tutorial explicando as mecânicas para realizar o crafting do veículo, itens de sobrevivência como kits médicos, picareta para arrombar o porta-mala de veículos abandonados e até mesmo uma serra elétrica para desmanchar a carcaça dos carros e reaproveitar o ferro.
Sem armas? Sem problemas!
Outro ponto que chama a atenção em Pacific Drive é a interatividade com o cenário e os itens que podem ser coletados durante a nossa trajetória. Embora nossas ferramentas sejam úteis para a sobrevivência, não existem armas (pelo menos até o momento) para se proteger das ameaças invisíveis que assolam a Olympic Exclusion Zone. Para aqueles que buscam uma experiência com elementos de sobrevivência mas nunca tiveram contato com este gênero, Pacific Drive pode ser uma porta de entrada para este universo já que oferece um tutorial bem “amigável” para os novatos.
Ao avançar pela estrada e conhecer novos locais, nos deparamos com grandes construções, locais abandonados e pequenas cidades que podem ser úteis para coletar recursos. É importante ressaltar que conforme progredimos, novos obstáculos podem acabar barrando os jogadores e exigindo novos upgrades para atravessar algumas zonas. Durante a minha experiência, pude notar que o veículo exigia manutenções regulares por se tratar de um veículo antigo. Estes sinais podem poupar de grandes dores de cabeça e evitar que seu veículo pare de funcionar em momentos de perseguição!
Ah, não se esqueça de acompanhar o mini-mapa presente no banco do passageiro para evitar as mesmas rotas. Acredite em mim, muitas vezes seguiremos o mesmo trajeto para coletar novos recursos!
Narrativa envolvente e trilha sonora impactante
A narrativa de Pacific Drive transporta os jogadores para uma experiência emocional e intrigante, colocando os jogadores em um cenário apocalíptico e com poucas informações sobre tudo que está acontecendo. Conforme progredimos, novos conteúdos são desbloqueados e surpresas emocionantes nos aguardam! É impossível descrever o sentimento que Pacific causa nos jogadores, tendo em mente todo o mistério envolvido na trama com pequenos diálogos de rádios comunicadores e pequenos arquivos que estão espalhados ao redor da cidade. Diferente de todos os outros jogos de sobrevivência, aqui devemos administrar nossa saúde e proteger nosso veículo que serve como um local de segurança para o protagonista.
A trilha sonora é o elemento destaque para aqueles que procuram uma experiência imersiva e relaxante dentro do seu veículo! Composta por Wilbert Roget II, mais de 20 músicas licenciadas estão presentes e tornarão suas viagens ainda mais divertidas ao percorrer longos trajetos em busca de recursos.
Em relação aos efeitos sonoros, a experiência se torna ainda mais imersiva caso o usuário possua um headset ou headphone. Graças ao trabalho impecável da Ironwood Studios, os jogadores poderão escutar os efeitos do vento, batidas do veículo, colisões da estrada e mudanças climáticas de acordo com cada bioma. Tudo isso causa uma sensação de solidão e proximidade com o perigo que assola a Olympic Exclusion Zone!
Desempenho no PC
Por se tratar de um jogo em desenvolvimento, pude notar que o desempenho no PC está surpreendente mesmo com todas as configurações no Ultra. Durante a minha experiência de aproximadamente 6 horas de gameplay, tive um pequeno travamento que impedia que meu personagem se movimentasse, além da queda de 60 FPS para 30 FPS. No geral, a experiência de Pacific Drive é extremamente satisfatória até mesmo para computadores de baixo desempenho.
Abaixo você pode conferir alguns testes realizados em 3 computadores diferentes:
PC 1
- GeForce RTX 4090 Galax 24GB VRAM
- Processador Ryzen 9 5900X
- 128GB RAM 3600MHz
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Ultra”, é possível atingir picos de 120-150 FPS durante toda a gameplay.
PC 2
- GeForce RTX 3080Ti Gainward 12GB VRAM
- Processador Ryzen 9 5900X
- 128GB RAM 3600MHz
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Ultra”, é possível atingir picos de 120-150 FPS durante toda a gameplay.
PC 3
- GeForce RTX 3060 Gigabyte 12GB VRAM
- Processador Intel Core i7 11800H
- 16GB RAM 2666MHz
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Ultra”, é possível atingir picos de 60-80 FPS durante toda a gameplay.
Em suma, os testes realizados em ambas bancadas oferecem um ótimo desempenho para todas as máquinas.
O que esperar de Pacific Drive?
Como um fã apaixonado por jogos de sobrevivência, Pacific Drive ficou marcado em minha cabeça desde o seu primeiro anúncio. A proposta de sobreviver em uma estrada rodeada de espectros sobrenaturais é funcional, criativa e acaba fugindo completamente de jogos do gênero que já estamos acostumados no mercado.
Mesmo com apenas 6 horas jogadas, tive a sensação de querer mais e mais para me aprofundar na narrativa complexa e explorar as estradas dos Estados Unidos em busca de recursos que pudessem me defender dos ataques misteriosos. A gameplay é intuitiva e de fácil aprendizado, garantindo ao jogador a sobrevivência e evitando repetições constantes com mortes desnecessárias.
Ainda é muito cedo para falar sobre Pacific Drive mas fiquei completamente apaixonado e não vejo a hora de testá-lo novamente (de forma definitiva) no PlayStation 5. Arrisco a dizer que este se tornou o meu jogo de sobrevivência favorito mesmo sem jogar a versão final!