Imagine uma situação onde você esteja com uma dor de cabeça chata na parte de trás da nuca.
Normalmente, em caso de persistência da dor, teríamos que ir em uma emergência, esperar horas para ser atendido por um Clínico Geral que vai passar uma bateria de exames e um remédio genérico para dores na cabeça.
O problema é que toda essa jornada custaria e ainda custa boas horas da nossa vida, fora o custo com deslocamento. É diante desse contexto que o inventor Eduardo Borges esculpiu o Dr. Futuro juntamente com a sua equipe, composta por ele, um desenvolvedor e outra integrante que atua como suporte.
- Teste você mesmo – mande uma mensagem para o Doutor Futuro clicando aqui (caso prefira fazer o processo manual, o número é: +551132305790)
O Dr. Futuro é um assistente que tira dúvidas sobre saúde através do site ou, pasme, por um chatbot completamente gratuito no WhatsApp. Além de desburocratizar o acesso à saúde, o Dr. Futuro torna a explicação mais compreensível, com respostas diretas e gentis/humoradas. Segundo um levantamento feito pelo IEPS em 2022 (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), 72,69 milhões de brasileiros, 34% da população, não estão cobertos no programa básico do SUS. Desse total, ao menos 33 milhões também não tem atendimento de planos de saúde privados, reforçando a importância de uma ferramenta acessível como o Doutor Futuro.
Por ser um assistente de saúde e não um substituto, a IA quase sempre recomenda uma consulta com um profissional. E é aí que entra seu grande “charme”.
O assistente de saúde vai conseguir conectar profissionais de saúde com os pacientes, funcionando com uma ponte entre as duas partes. Essa inclusive é a grande aposta de Eduardo Borges para monetizar sua ideia. Uma % do valor da consulta será cobrado pela conexão feita. Por enquanto, as consultas ainda não começaram. A ideia da equipe é atrair um número de visitantes maior até começar a liberar a função para se consultar. Vale destacar que o cadastro para profissionais de saúde já pode ser realizado.
Como consigo marcar uma consulta quando a função for liberada?
O processo será bem simples, basta digitar o comando CONSULTA no chatbot via Whatsapp e seguir as orientações. A ferramenta é bem promissora e contou com mais de mil usuários cadastrados apenas no primeiro dia de funcionamento.
Agora, você deve estar se perguntando, devo confiar nas respostas do robô? E a resposta é sim! Por ser uma IA, ele foi desenvolvido para passar nas melhores universidades de medicina do mundo, portanto, seu banco de dados é extremamente atualizado e coerente. Ele funciona como um modelo modificado do Med-PaLM 2, IA que é alimentada pelo Google Research. Como essa IA só responde em inglês e com respostas extremamente técnicas, a equipe desenvolveu uma variante que traz explicações mais simples e humoradas.
O futuro da saúde
Em uma breve conversa com Eduardo, perguntei a ele qual deve ser a maior pedra no sapato do Doutor Futuro e ele foi ágil em responder: a burocracia. O setor de saúde brasileiro é recheado de obstáculos que dificultam o acesso à saúde, um dos pontos mais fortes do assistente. No fim do nosso papo, perguntei se ele acredita que os profissionais da área poderão ser completamente substituídos pelas máquinas e o empresário acredita que não. Na visão dele, os profissionais de saúde se tornarão melhores com o uso das IAs e não substituídos.
Para saber mais sobre os projetos do Eduardo, siga ele nas redes sociais: