Se você está buscando por dicas para Helldivers 2, você veio ao lugar certo. A aguardada sequência da Arrowhead Studios foi lançada hoje (08) no PC e PS5 e com isso milhares de novos jogadores tiveram o primeiro contato com a franquia. E eu me incluo nisso. Como a proposta do jogo é diferente de praticamente tudo que já experimentei antes, resolvi fazer esse texto com dicas para iniciantes, afinal, Helldivers 2 é bem desafiador.
Ainda não comprou o jogo? Considere em comprar a mídia física através dos nossos links:
1) Aproveite a Guerra Galáctica do jeito certo
Em Helldivers 2 não temos uma campanha tradicional. O jogo simula uma guerra galáctica onde precisamos defender a Super Terra do avanço de duas raças alienígenas: os terminídios e os autômatos.
O progresso da Guerra é compartilhado entre todos os jogadores e nele precisamos dominar setores, visando repelir o avanço inimigo. Cada setor conta com inúmeros planetas que podem ser invadidos. Esses planetas apresentam diferentes missões.
Apesar da escolha ser livre, é recomendável focar nos setores que estão perto de serem tomados das tropas inimigas, fazendo com que o “tabuleiro” ande.
2) Não enfrente os robôs até ter armas penetrantes
No lançamento, Helldivers 2 apresenta duas raças diferentes, insetos que lembram baratas e os mencionados robôs. Recomendo fortemente que você evite as missões que envolvem os mechas até ter um belo conjunto de armas com boa capacidade de penetração de armadura.
Quase todos os inimigos dessa raça possuem blindagem e os elites vão te destroçar em poucos segundos. Quem avisa, amigo é!
3) Carregue de maneira estratégica
A animação de carregamento da arma pode ser interrompida e isso vale ao seu favor e contra você. Caso você desvie de um inimigo ou até use um golpe físico, a animação será interrompida. E isso pode te deixar em apuros. Confira no vídeo abaixo:
4) Adeque as Estratégias ao seu estilo de jogo
O sistema de builds em Helldivers 2 praticamente é estruturado sob as Estratégias, os comandos da nave. Esses comandos possuem 3 tipos principais: ofensivos, defensivos e utilitários.
Mesclar cada um deles e adequar ao seu estilo próprio é o caminho mais óbvio a ser seguido. Contudo, ao jogar em grupo, não deixe de conversar com sua equipe e montar um combo bom visando a conclusão da missão e a sobrevivência até o momento de extração.
5) Use e abuse das Estratégias e dos consumíveis
As Estratégias nada mais são do que comandos acionáveis que ativam o Superdestroier. Esse certamente é o mecanismo mais divertido do jogo. Quer acionar um ataque em área devastador que lembra uma chuva de morteiros? É possível.
Quer convocar uma cápsula com uma Metralhadora Leve ou convocar um pod de suprimentos? Também dá. Os comandos podem ser reinseridos após um tempo determinado, portanto, não fique acanhado em usar eles.
Os consumivéis, como as injeções de cura e as granadas também podem ser facilmente recarregadas com suprimentos e fazem toda a diferença em batalhas contra grupos ou para destruir ninhos ou fábricas. Tenha sempre elas em mãos!
6) Maneje bem sua barra de Stamina e cuidado com o clima
Similar a Dark Souls, nosso Helldiver tem uma barra de stamina que é consumida ao realizar ações como correr. E acredite, manejar ela com cuidado é vital para a sobrevivência no jogo.
É muito fácil ficar cercado por inimigos no game, principalmente contra os insetos. Correr constantemente e se posicionar bem é uma das chaves para os embates mais calorosos.
Outra mecânica que demanda atenção do jogador é referente ao clima. O frio extremo por exemplo torna a velocidade dos tiros mais lenta, além de desacelerar o acúmulo de calor nas armas. As nevascas também acontecem com frequência, prejudicando a visibilidade.
7) Atente-se aos bônus dos equipamentos
As armaduras do jogo possuem bônus passivos que ajudam a construir uma espécie de “build”, portanto, leia com atenção cada detalhe e escolha o bônus mais condizente com seu estilo de jogo.
8) Os Hellpods podem ser uma ótima arma contra chefes
Quando o personagem morre, caso você ainda tenha Reforços, ele vai retornar através de um Hellpod. Esse Hellpod pode ser usado como uma arma extremamente potente contra inimigos elite.
Caso você direcione o Hellpod até um inimigo elite, ele certamente morrerá com o impacto da cápsula ao atingir o inimigo diretamente. Só temos dois “poréns” nesse método. É bem difícil manejar a cápsula. E caso tenha muitos inimigos na área, você pode acabar sendo cercado e a morte é praticamente certa.
9) Ao morrer, volte ao local da sua morte e recupere as amostras obtidas
Ao morrer, o Helldiver deixa sua arma no chão, todas as amostras obtidas e o item de missão caso esteja carregando algum. As amostras derrubadas ficam marcadas no mapa como um ícone de um frasco. As amostras são um recurso extremamente importante na progressão do jogo, usadas para melhorar os módulos da nave.
Para manter a progressão frequente, sempre extraia com uma quantidade boa de amostras, caso contrário, vai demorar uma eternidade para que você se sinta forte no jogo. As melhorias de Módulo da Nave custam caro.
10) Foque em concluir o objetivo principal da missão e explore depois
Conclur os objetivos principais das missões em Helldivers 2 concede Medalhas. Essas Medalhas podem ser usadas para comprar Bônus de Guerra, uma aba que funciona de maneira similar à um Passe de Batalha.
É através desse menu que você vai liberar novas armaduras, armas e arremessáveis, além de cosméticos. Por isso é recomendável concluir o objetivo principal da missão assim que entrar nela. Mesmo que você dê o famoso “wipe” na missão depois de concluir o objetivo, as medalhas serão computadas.
11) Jogue em dificuldades mais altas
Essa dica pode ser contraintuitiva, mas leia a dica 9 antes. As amostras são um recurso vital na progressão do seu personagem. Na medida que você evolui o personagem, você vai precisar de amostras de qualidade superior, como as raras e elas só surgem a partir da dificuldade 4 chamada de Desafiador.
Quanto maior a dificuldade da missão, maior a quantidade de amostras e melhor a qualidade delas. Recomendo que você jogue até o nível 5 na dificuldade Médio e a partir disso, migre pra dificuldade Desafiador até se habituar com o game.
Gostou dessas dicas de Helldivers 2? Achou que faltou alguma coisa? Conta pra gente nos comentários!