Os JRPGs sempre me cativaram, combinando histórias envolventes com a nostalgia dos gráficos em Pixel Art 2.5D. Embora essa combinação meticulosa seja quase “perfeita”, alguns furos de roteiro ou pequenos problemas de desempenho podem acabar influenciando na experiência final do jogador. De maneira surpreendente, Alterium Shift relembra as memórias de clássicos como Chrono Trigger e até mesmo o lançamento mais recente de Sea of Stars. O jogo se destaca por seu sistema de combate e uma história cativante.
Embora Alterium Shift esteja disponível para PC (via Steam) em acesso antecipado, podemos notar uma grande movimentação do estúdio para aprimorar sua versão final e transformar o game em mais um clássico 2.5D. Se você caiu de para-quedas nessa análise, pode ter certeza que este jogo valerá o seu tempo após o acesso antecipado!
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela Drattzy Games!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Dois mundos que se cruzam
Alterium Shift é um JRPG baseado em turnos com Pixel Art e personagens em 2.5D, com grandes referências e inspirações em Final Fantasy VI e Chrono Trigger. Com o avanço da guerra, três guerreiros foram escalados pelo General Dolion para derrotar os elfos negros e proteger o mundo que está sendo atacado ferozmente pelos inimigos. Com um apelo de socorro inusitado, nossos protagonistas se deparam com um universo alternativo durante a guerra, mas acabam ficando presos e sem saber como fugir. Ao derrotar criaturas aterrorizantes, avançamos para pequenas áreas até encontrar a saída do local.
Ambientado em Alteria, os jogadores terão a oportunidade de escolher até três personagens jogáveis, sendo eles:
- Pyra – uma jovem habilidosa que utiliza uma lança para derrotar seus inimigos;
- Atlas – um jovem arqueiro ágil que utiliza o arco e flecha para realizar combos poderosos;
- Sage – um jovem feiticeiro que utiliza um cajado mágico com a Essência Alterium para derrotar seus inimigos.
Cada protagonista possui sua própria narrativa, gerando pequenas alterações que poderão influenciar no desfecho de outros personagens. Para os jogadores que pretendem contemplar a história de outros protagonistas, recomendo criar novos saves e experimentar cada um dos personagens para notar as alterações. Vale ressaltar que o progresso é individual, portanto, cada personagem receberá experiência individualmente.
Até o momento, o jogo segue em acesso antecipado, impossibilitando os jogadores de descobrirem o que realmente está acontecendo na cidade de Alteria. Embora este possa parecer um problema, podemos notar todo o empenho da equipe, criando uma trama envolvente e mantendo os jogadores sempre atentos a novas atualizações.
Jogabilidade
Semelhante aos JRPGs famosos, Alterium Shift proporciona uma história envolvente e missões secundárias que ajudam a aumentar o nível dos personagens. Essas mecânicas de ganho de XP são ativadas ao completar tarefas e vencer adversários no mundo aberto do jogo. Como um RPG baseado em turnos, os jogadores precisam esperar o momento adequado para atacar ou escolher usar pontos de habilidade que concedem poderes especiais. Vale ressaltar que essas habilidades acabam consumindo a magia, impossibilitando de utilizar golpes poderosos em momentos que são realmente necessários.
De certo modo, o jogo brinca com o realismo, oferecendo aos jogadores opções que podem afetar a história. É importante destacar que cada personagem tem a capacidade de desbloquear uma área usando suas habilidades únicas. Assim, é possível utilizar um novo save (com um protagonista diferente) para progredir nessa área.
Estou muito curioso para descobrir qual será o desfecho e a progressão de Alterium Shift quando o jogo for lançado oficialmente!
Gráficos e trilha sonora
Brincando com a transição e efeitos 2.5D, Alterium Shift sabe utilizar estes elementos de forma precisa, estando em um combate ou até mesmo durante a exploração do mundo aberto. Estes efeitos visuais remetem a nostalgia e colocam os jogadores em um universo repleto de possibilidades. Um exemplo disso são títulos do Super Nintendo que também mexem com os ângulos e efeitos 2.5D, tornando a experiência ainda mais divertida.
A trilha sonora é outro fator que não deixa nada a desejar! Composta por Jonathan Shaw, podemos notar pequenas transições sonoras durante o combate, além dos efeitos de ataques inimigos ou durante a obtenção de um item enquanto exploramos. Esta experiência pode ser melhor vivenciada utilizando um headset ou fone de ouvido. Não deixe de escutar a trilha sonora no YouTube!
Desempenho
Infelizmente minha experiência inicial não foi muito agradável em relação ao desempenho geral do game. Veja bem… meu primeiro contato com o game foi no PC, onde tive a oportunidade de testá-lo com todas as configurações no Ultra. Embora seja um jogo leve, sofri com pequenos travamentos durante o combate, problemas nos controles do menu principal e até mesmo um crash geral. Não satisfeito com os resultados, resolvi realizar um teste no Steam Deck e para a minha surpresa, os problemas persistiam. Realizando as configurações iniciais, os menus não respondiam os comandos e até mesmo alteravam o idioma do jogo de forma automática.
Após várias tentativas, decidi desinstalar e reinstalar o jogo, o que resolveu alguns dos problemas. No entanto, Alterium Shift ainda enfrenta problemas de desempenho graves que podem desencorajar muitos jogadores. É importante ressaltar que esses problemas serão resolvidos quando o jogo for oficialmente lançado na Steam e nos consoles.
Review de Alterium Shift – Vale a pena, MAS espere!
Tratando-se de um JRPG de ALTÍSSIMA QUALIDADE, Alterium Shift ainda sofre com pequenos problemas de desempenho que podem acabar atrapalhando a experiência final do usuário. Além disso, o jogo continua em acesso antecipado e novos conteúdos poderão ser adicionados até a versão final, criando inúmeras possibilidades e mostrando toda a competência do estúdio.
Caso você não esteja preocupado com os problemas de desempenho que serão corrigidos futuramente e não se importa com as novidades que chegarão em breve, esta pode ser uma grande oportunidade para adquirir um dos JRPGs (possivelmente) mais promissores de 2024!
Alterium Shift sofre com pequenos problemas de desempenho, mas entrega uma experiência imersiva e nostálgica em um título JRPG com gráficos em Pixel Art 2.5D!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho