Algumas previews de Hellblade 2 foram divulgadas e uma informação nada agradável acabou sendo revelada. O jogo vai rodar a 30 FPS no Xbox Series. A decisão foi proposital por parte da Ninja Theory que tomou a atitude para alcançar as “ambições cinematográficas” que o jogo apresenta.
Mark Slater-Tunstill, o diretor de efeitos visuais do estúdio, lembrou que no cinema os filmes são colocados a 24 FPS e, como a proposta de Hellblade 2 é a de ser um jogo cinematográfico e com foco quase que total na narrativa, o estúdio acabou optando por seguir esse caminho.
Vale destacar que a versão de PC não terá os FPS travados, logo, caso o jogador tenha um hardware parrudo, ele vai conseguir jogar com um FPS elevado sem grandes complicações.
A decisão de lançar jogos com um FPS travado ou próximo aos 30 tem gerado debates calorosos na indústria. Uma parcela significativa de jogadores argumentam que a culpa é dos consoles que já estão defasados. Outros apontam a necessidade de criar versões para o Series S e que isso causa um impacto no desenvolvimento.
Hardwares defasados ou decisão do estúdio?
Com a quantidade de casos se empilhando, no contexto geral mais parece que se trata de uma decisão dos estúdios e do intenso processo de desenvolvimento, do que de uma limitação de hardware. Como quase sempre os estúdios não possuem muita voz sobre datas de lançamento, em alguns casos parece que existe uma pressão para que o jogo seja lançado o mais rápido possível, o que deixa a equipe de mãos atadas em relação a trabalhar mais para polir o game.
A prova disso é que cada vez mais temos projetos sendo lançados cheios de problemas e que acabam sendo corrigidos em um espaço de 30-40 dias através de diversos patches.
Fonte: GamePro