Até que ponto você seria capaz de chegar para se vingar de uma traição? Nos dias de hoje, as pessoas estão se tornando cada vez menos “humanas” com a sede de vingança. Com este contexto inicial, podemos exemplificar pequenos trechos de Loretta, thriller psicológico que irá testar os nervos dos jogadores com uma narrativa repleta de reviravoltas e cheia de mistérios.
Apesar do jogo abordar uma temática pesada, o que torna essa experiência ainda mais envolvente é que frequentemente nos pegamos questionando as escolhas da personagem principal e se tudo aquilo está realmente acontecendo. Hoje você irá conhecer Loretta e por que este se tornou um jogo indispensável para os amantes do terror psicológico!
Antes de iniciar esta análise, gostaria de alertá-los que Loretta aborda temas sensíveis como suicídio, automutilação e desfiguração de corpos humanos. Muitas das cenas apresentadas no game causam desconforto e ataques de ansiedade que podem ser prejudiciais para alguns espectadores. Esteja preparado para iniciar esta jornada quando seu psicológico estiver totalmente equilibrado.
Caso esteja passando por momentos difíceis e não sabe mais o que fazer, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida) 188, onde especialistas da área estarão disponíveis 24 horas para atendê-lo da melhor maneira possível!
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela DANGEN Entertainment!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Uma busca por respostas (ou vingança)
Ambientado na década de 1940, Loretta apresenta uma narrativa de uma mulher que está lidando com a infidelidade do marido. Ao desconfiar sobre a traição, nossa protagonista procura se vingar matando-o e jogando seu corpo em um poço. Ao notar que uma investigação se inicia, Loretta procura formas de lidar com a situação, além de envolver outras pessoas para proteger a sua imagem e escapar com o dinheiro do marido que estava aplicado no banco.
Conforme progredimos na campanha, descobrimos que o marido dela não é exatamente um “Santo” e esconde muitos segredos. Além disso, nossa protagonista não é bem tratada por seu marido, e isso é evidenciado por meio de breves flashbacks durante a gameplay.
É claro que a decisão artística em adotar gráficos pixelados torna a experiência ainda mais divertida e rica em detalhes, criando uma sensação nostálgica em meio aos anos 40. Se você é apaixonado por cinema, é possível notar grandes referências artísticas em obras de Alfred Hitchcock e até mesmo Stephen King em um thriller psicológico repleto de mistérios.
Embora o jogo ofereça uma campanha curta com apenas 15 capítulos, podemos sentir o peso da obra, onde nos questionamos se Loretta está certa ou não das atrocidades cometidas. Graças a sua narrativa bem desenvolvida, os jogadores sentirão o peso das decisões e até mesmo se aproximará de novos protagonistas que serão peça chave para responder este enigmático thriller.
Vale ressaltar que o jogo oferece múltiplos finais, tornando o fator replay existente para realizar novas escolhas no New Game.
Para os apaixonados por puzzles, o jogo apresenta pequenos desafios no início de cada capítulo. Apesar de serem desafios simples, eles proporcionam momentos únicos e servem como um alívio para o clima tenso do jogo.
Trilha sonora envolvente
O trabalho impecável da equipe responsável pela trilha sonora merece seu destaque, trazendo uma leve sensação dos anos 40. Além disso, pequenos trechos da gameplay recebem “cortes” ou transições de efeitos sonoros para tornar o clima ainda mais sombrio e perturbador.
Em determinado momento da campanha, o áudio do meu jogo acabou sofrendo uma dessincronização. No entanto, fui capaz de solucionar este problema ao fechar o jogo e abrir novamente no PlayStation 5.
OBS: Tive a oportunidade de jogar no PC e PlayStation 5, onde presenciei este bug apenas na versão de console.
O maior problema de Loretta
Mesmo após o lançamento de Loretta para os consoles, o jogo não recebeu suporte ao Português do Brasil (PT-BR), o que pode acabar afastando muitos jogadores. Por se tratar de um título com elementos de point-and-click e respostas interativas na tela, é essencial o conhecimento da língua inglesa ou espanhola para evitar responder perguntas com consequências terríveis.
Em suma, não tive problemas de desempenho e não sofri com crashes que pudessem afetar a minha experiência.
Review de Loretta – Vale a Pena?
Não há muito o que falar sobre Loretta sem abordar trechos que possam conter spoilers da campanha. A compra do título é obrigatória para jogadores que são apaixonados pelo cinema clássico com uma narrativa interativa emocionante e com reviravoltas surpreendentes. Mesmo com todo este apelo visual em gráficos pixelados e efeitos noir, podemos presenciar uma campanha emocionante e que fará os jogadores pensarem em suas decisões de forma inteligente.
Não restam dúvidas, Loretta é um título obrigatório até mesmo para as pessoas que nunca tiveram contato com jogos focados no psicológico humano e com decisões que realmente afetam na trama. A falta de legendas pode acabar afastando alguns jogadores, entretanto, uma atualização futura para implementar o Português do Brasil seria muito bem-vinda!
O jogo já está disponível para PC via Steam e Epic Games Store. As versões de PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch serão lançadas no dia 11 de abril de 2024.
Loretta é um thriller psicológico essencial até mesmo para jogadores que nunca tiveram contato com o gênero. Suas decisões impactantes podem afetar na vida da protagonista e colocar certas dúvidas na cabeça do jogador, causando um efeito surpreendente e uma experiência única!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho