O poder dos jogos de nos levar a mundos distantes e nos fazer experimentar sensações extraordinárias existe em muitas obras, das mais simples às complexas. Se tem um título que posso dizer que me deixou encantado nesse meio foi Planet of Lana, jogo da Wishfully Studios que se provou uma ótima surpresa. O jogo realmente vale a pena? Vamos conferir.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Visuais
Os visuais de Planet of Lana são lindíssimos! Lembrando os filmes do Studio Ghibli, eles possuem um traço que simultaneamente trazem beleza e simplicidade, com inteligentes escolhas de cores e formatos. Os personagens são agradáveis, o ambiente é simpático e nos inimigos há perigo cumulado com curiosidade. O game é realmente impressionante em construir uma atmosfera bucólica que é destrinchada, desfeita e refeita. Tudo é criado para exercer um magnetismo sobre o jogador e tornar a jornada nem um pouco monótona. A variedade de ambientes se destaca e vai surpreender!
História e jogabilidade
Em Planet of Lana controlamos Lana, uma jovem de um planeta muito distante que vive tranquilamente em uma vila pesqueira junto de sua irmã. Ambas costumam partir em aventuras e explorar os arredores, se esgueirando e correndo pelas redondezas. Tudo muda quando a irmã de Lana é capturada por uma nave alienígena e tudo muda rapidamente: os aliens começam a destruir o planeta, tomando seus seres vivos e recursos com grandes máquinas e soldados robóticos assassinos. Contra todas as expectativas, Lana não desiste da irmã e decide buscá-la, custe o que custar. Sua caminhada a leva a não só enfrentar as máquinas, como também conhecer mais de seu próprio planeta.
A jogabilidade de Planet of Lana consiste em avançar em terrenos diversos que vão desde bosques verdejantes até desertos ou mesmo interiores de uma nave há muito esquecida. Lana deve avançar por um mundo dominado por máquinas, evitando-as utilizando soluções criativas ou passando por elas furtivamente. A jovem pode pular, andar abaixada, se agarrar a cordas e também remover proteções frágeis em passagens. Planet of Lana é um game de puzzle, e eles vão aparecer em vários momentos de nossa jornada. Entretanto, importa dizer que eles são agradáveis, intuitivos e fáceis, servindo como um desafio mínimo ao jogador e como uma pausa interessante no avançar da protagonista. Isto não os faz serem menos criativos, mas mostra que sua função não é tornar o jogo punitivo ou difícil – isto está longe de ser a jornada de Planet of Lana.
Na maior parte do tempo somos acompanhados por um companion, uma espécie de gato – Mui. Mui pode ser posicionado em diferentes plataformas e cortar cordas, apertar botões e representar distrações para os robôs. Além disso, ele também pode influenciar criaturas usando um tipo de controle mental, o que serve por exemplo para remover obstáculos. Lana e Mui formam uma ótima dupla avançando entre o ambiente e os quebra-cabeças, driblando os robôs e até mesmo controlando-os com botões espalhados pelos níveis. É uma parceria muito sólida que faz o jogador se apegar à dupla antes que se dê conta.
No decorrer do game pude identificar duas batalhas de chefe, as quais não são difíceis e envolvem quick-time events. Há também sequências de ação alucinantes que vão surpreender! Importa dizer que Planet of Lana possui colecionáveis escondidos no mapa, mas sua obtenção não é muito difícil. A duração de Planet of Lana também é tranquila, com o game podendo ser zerado em aproximadamente três horas.
Localização, desempenho e trilha sonora
Planet of Lana possui localização apenas de seus menus, uma vez que as palavras das personagens ecoam em uma língua própria de seu planeta. É uma escolha inteligente, com Planet of Lana podendo ser apreciado por qualquer tipo de jogador. Quanto ao desempenho, não tive problemas. Confesso, porém, que alguns carregamentos poderiam ser melhor otimizados tornando a experiência mais coesa – mas nada que vá atrapalhar na jogatina. E a trilha sonora é maravilhosa! Com acordes de sutileza a notas mais caóticas, temos melodias que se conjugam perfeitamente ao ambiente e colocam o jogador no centro de uma aventura fantástica. Destaque para a música dos créditos do game, realmente maravilhosa!
Conclusão
Planet of Lana é um conto de coragem, esperança e amor. Pautado na busca por um familiar e na amizade com um animal, é um jogo que pode parecer distante, mas que se aconchega no íntimo do coração com mensagens poderosas, jogabilidade fantástica e visuais apaixonantes. Se na literatura temos visto o avançar da chamada “cozy fantasy”, um gênero com leituras mais confortantes, Planet of Lana é um game que funciona como um abraço no jogador. Seu conjunto agradável, tranquilo e memorável convence e brilha. Vale a pena conferir!
Obs: Esta análise foi feita em um PlayStation 5 a partir de uma chave disponibilizada pela publisher, a quem agradecemos.
Leia também:
Planet of Lana é um conto de coragem, esperança e amor. Pautado na busca por um irmão desaparecido e na amizade com um animal, é um jogo que pode parecer distante, mas que se aconchega no íntimo do coração com mensagens poderosas, jogabilidade fantástica e visuais apaixonantes.
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha sonora