Foi-se o tempo em que as cidades nos jogos eram apenas um elemento inalcançável ou um agregado de paralelepípedos cinzentos. Com o passar dos anos, elas passaram a ser cada vez mais coloridas e interativas em relação ao jogador, ajudando em muito a melhorar a imersão e se tornando quase um organismo vivo dentro dos games. Pensando nisso, criamos uma lista com 7 cidades de jogos que são assustadoramente reais. Confira:
Saint Denis – Red Dead Redemption 2
Iniciamos nossa lista com Saint Denis, cidade de Red Dead Redemption 2 que possui sensíveis diferenças com o restante do mapa do jogo. A começar pela alta densidade urbana, com prédios, casas luxuosas e ruas pavimentadas, para citar alguns exemplos. O lugar também conta com uma polícia organizada, antagonizando o esquema de xerife e guardas existente em cidades menores deste mundo. Há várias lojas bem desenvolvidas e um porto com poderosas embarcações. A eletricidade é um artigo não tão raro na cidade e alimenta a iluminação das vias e até mesmo um sistema de bonde. Claro que o nível de reatividade dos muitos NPCs e as quests associadas dão um aspecto ainda mais vivo a Saint Denis, tornando-a digna de um lugar em nossa lista.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Los Santos – GTA San Andreas e GTA V
Você com certeza deve ter passado algumas boas horas em Los Santos, cidade onde se passa GTA San Andreas e GTA V. A cidade sempre foi espetacular, possuindo um escopo gigantesco já no PS2 com diversas atividades e possibilidades de personalização para o protagonista CJ. Já em GTA V Los Santos está mais bonita do que nunca, sendo também muito explorável e com atividades que misturam desde jogar tênis a pegar o metrô. A cidade possui gráficos que impressionam até os dias de hoje, NPCs reativos e icônicos e muitos, muitos lugares para se passar o tempo.
San Francisco – Watch Dogs 2
Watch Dogs 2 trouxe um pouco mais de cor à franquia em oposição à sombria jornada de Aiden Pearce no primeiro game. Parte disto é refletido no novo local onde o segundo jogo se passa, San Francisco. A cidade foi muito bem recriada para o game, com diversos detalhes nas ruas e na paisagem que impressionam. Pontos famosos como a ponte Golden Gate são fielmente reproduzidos e, aliados aos ótimos gráficos, tornam a imersão um ponto alto por aqui.
Nova York – Marvel’s Spider-Man 2
Em Marvel’s Spider-Man os jogadores ganharam uma Nova York muito mais viva do que em jogos anteriores do teioso, com cores chamativas e vários locais icônicos como a Estátua da Liberdade, o Central Park e o Empire State Building. Em Marvel’s Spider-Man 2 a cidade está mais bonita do que nunca, indo além da Ilha de Manhattan ao apresentar os bairros Queens e Brooklyn que ficam além do East River. Não só os gráficos melhoraram, como também pequenos detalhes que fazem toda a diferença foram incluídos. Por exemplo, quando se está atravessando a cidade ou subindo um prédio, é possível ver as pessoas por trás das janelas trabalhando ou realizando atividades cotidianas. Acontecimentos únicos localizados em certas áreas da cidade como aulas de yoga ou reportagens de TV e um ray-tracing poderoso são a cereja do bolo por aqui.
Paris – Assassin’s Creed Unity
Assassin’s Creed Unity não é exatamente o jogo favorito nem da crítica nem dos fãs da franquia, mas ele possui vários méritos. Um deles é a cidade onde o game se passa, Paris, sendo fielmente retratada nas vésperas da Revolução Francesa. As ruas estão polvilhadas de gente, com tantos NPCs agrupados que fica fácil se perder a cada esquina. Os edifícios para realizar parkour impressionam e a cidade é toda muito colorida, esbanjando extravagância seja nos bairros mais pobres ou nos locais mais luxuosos. Os monumentos também foram criados com uma boa fidelidade, como a famosa Catedral de Notre-Dame.
Novigrad – The Witcher 3: Wild Hunt
Novigrad é uma grande cidade medieval do universo de The Witcher localizada perto do rio Pontar e que não possui lealdade a nenhum reino em teoria. É um lugar onde proliferam tensões raciais e preconceito contra os magos, com regiões suburbanas que extrapolam os muros da cidade. Do lado de dentro das muralhas, cidadãos pobres se apinham em edifícios que formam ruas e vielas onde tudo pode acontecer. Mais à frente, uma repartição de moradores ricos se faz presente. Tavernas, esconderijos de bandidos e segredos nos esgotos esperam por Geralt de Rivia na região, com a multiplicidade de missões, escolhas, personagens e oportunidades fazendo Novigrad garantir um lugar por aqui.
Night City – Cyberpunk 2077
Night City é uma grande cidade que funciona como um organismo vivo ao redor do jogador, engolfando-o com propostas sedutoras e mortais. A cidade possui bairros bem definidos com atuação de gangues, da polícia e do empresariado local. Night City também possui muitos ambientes internos exploráveis e atividades como compra de apartamentos, corrida de carros ou mesmo passar um tempo de qualidade com um interesse romântico. Sendo colossal e desempenhando o papel de esmagar ou empoderar nossos sonhos, é a cidade que encerra esta nossa lista.
E você? Quais são suas cidades nos jogos favoritas?
Leia também: