Quem me conhece sabe o quanto amo o Warhammer Fantasy (não confundir com Warhammer 4OK), tendo consumindo diversas obras sobre como livros e army books. Total War Warhammer conseguiu se tornar o meu projeto favorito inspirado nesse universo magnífico. A DLC Thrones of Decay e o patch 5.0 do game chegam nessa terça-feira, 30 de abril, e tive o prazer de analisar essa nova leva de conteúdo de maneira antecipada.
Como de costume desde o lançamento de Total War: Warhammer 3, 3 raças/facções são os focos do novo conteúdo, recebendo lordes, unidades, reworks e mecânicas novas para seu rol. Os agraciados da vez foram O Império, os Anões e os Demônios de Nurgle.
Vamos ver as novidades que vem por aí e se a mais nova DLC vale a pena!
O império
A facção preferida da maioria dos jogadores recebeu talvez as melhores mudanças com essa nova DLC, com os ajustes nas mecânicas de contes eleitores e prestigiosa sendo os mais notáveis. A adição de novos atiradores especializados, tanques a vapor melhorados e o poderoso navio terrestre de guerra marcam presença também.
O lorde principal do Império nessa atualização é a Eslpeth Von Draken, uma poderosa maga da escola da morte acompanhada por seu incrível dragão carmesim, invocando com maestria poderosas magias da escola da Morte.
Espelth traz como mecânica única a escola de pólvora de Nuln, almejando a evolução da nova geração de conflitos bélicos, misturando magias arcanas com armamentos e artilharia. Isso torna Elspeth capaz de possuir várias das peças de artilharia mais poderosas do jogo, com a já poderosa Bateria de foguetes Helstorm, possuindo a capacidade de invocar vortexes de magia da morte em cada um de seus foguetes, aniquilando com facilidade centenas de inimigos com poucas rajadas.
Ela também consegue se teleportar entre até 5 localizações que pertencem a ela ou a algum aliado do Império, deixa a defesa do território muito mais fácil.
Os Anões
A raça recebeu um rebalanceamento na mecânica do grande livro dos rancores e várias unidades de slayers novos, com a dição de girocopteros mais numerosos e o poderoso Barcatrovão, trazem uma sensação de ar fresco para a raça dos Anões, que não tinham muitas vantagens em jogar de forma mais agressiva.
Malakai é o novo lorde dos Anões, sendo o primeiro a ser focado em dano à distância e suporte a artilharias e atiradores, mesmo sendo um slayer (basicamente um guerreiro/berserker). Como mecânica principal, Malakai traz consigo a poderosa nave de guerra “Espirito de Grungni”, um Barcatrovão único a ele no qual o mesmo e exércitos próximos podem chamar nas batalhas. Após minha jogatina com ela, posso afirmar com convicção que é uma das unidades mais poderosas do game.
O Espírito de Grungni também funciona como um sistema de horda, podendo construir compartimentos que ajudam na campanha e liberam o recrutamento de unidades num curto espaço de tempo, mesmo fora das cidades, facilitando a expansão de seu império e na conclusão de sua mecânica única, as aventuras de Malakai.
Esse sistema se mostra como uma mecânica muito divertida e poderosa baseado em missões, melhorando ainda mais as unidades de artilharia e máquinas de guerras dos Anões por cada aventura concluída e de acordo com a quantidade de objetivos secundários feitos.
Demônios de Nurgle
Quem acompanha o jogo desde seu lançamento sabe como Nurgle sempre teve um sistema de construção de edifícios bem estranha, com toda sua idealização de ciclo ao invés de ser uma construção fixa, mas finalmente isso está mudando nesse patch. A introdução dos cavaleiros pútridos ajuda demais um exército que em sua maioria é bem lento, e os novos Ogropútridos adiciona uma valiosa fonte de dano anti-infantaria ao rol.
O lorde pago da atualização é o Tamurkhan, sendo o primeiro lorde de Nurgle a ser totalmente focado no combate corpo a corpo, ainda mais quando liberamos seu poderoso dragão sapo gigante como montaria.
Temos como mecânica principal dele os “chefes de Tamurkhan”, 5 poderosos heróis recrutáveis após a finalização de certos objetivos na campanha, cada um trazendo consigo efeitos poderoso e até a possibilidade de recrutar unidades de outras raças/facções, com certeza um sistema muito poderoso.
Nurgle também recebe de graça a inclusão de Epidemius, lorde suporte focado na completa propagação de pragas, ficando mais forte e com mais habilidades a cada praga espalhada pelo mapa.
Review de Total War: Warhammer 3 – Thrones of Decay
Thrones of Decay é com certeza uma das melhores DLCs já lançadas para o jogo, introduzindo lordes com mecânicas fantásticas, unidades esperadas há anos e com reworks melhorando a facção mais popular do game, isso atrelado a visuais excelentes, lore insana (alô, fãs de Gotrek & Félix) e muito fanservice, fazendo dela praticamente um conteúdo essencial para quem gosta desse universo.
- Narrativa e Lore
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som