A novela entre o TikTok e a Universal Music finalmente chegou ao fim com o anúncio de um novo acordo entre as empresas. Tudo começou em janeiro deste ano, quando a Universal anunciou que, devido a divergências sobre o pagamento de royalties, não renovaria o licenciamento vigente das músicas da gravadora com o TikTok.
Sem o licenciamento, cerca de 4 milhões de sons nos vídeos curtos foram removidos, o que gerou certa apreensão e receio dos usuários quanto ao futuro da plataforma. Entre os sons removidos estavam inclusas músicas da Taylor Swift e Olivia Rodrigo, duas artistas extremamente populares entre os jovens.
Após meses de negociação, a Universal Music emitiu um comunicado informando que as empresas chegaram a um acordo, e que trabalharão juntas para garantir o desenvolvimento da IA, ao mesmo tempo em que protege as produções humanas e seja viável financeiramente para os artistas e compositores.
O novo acordo prevê uma remuneração maior para os artistas, além de uma proteção contra IA generativa, que antes, dentro do próprio TikTok, criava canções por inteligência artificial ferindo direitos autorais dos verdadeiros cantores.
Tanto o TikTok quanto a Universal Music disseram estar trabalhando em colocar novamente as músicas que foram retiradas na rede social chinesa.
Fonte: Olhar Digital