Os jogadores do PC acabam de receber mais um grande lançamento de peso da PlayStation Studios! Desta vez, Ghost of Tsushima Versão do Diretor estreia em grande estilo, tornando-se o 4º maior lançamento da PlayStation para PC com aproximadamente 57.000 jogadores simultâneos na plataforma Steam. Após conquistar os fãs nos consoles PlayStation 4 e PlayStation 5, Jin Sakai embarca em uma aventura ainda mais audaciosa, agora disponível para os players hardcores do PC que buscam alto desempenho ou desejam se deleitar com uma história emocionante.
Para os jogadores que nunca tiveram contato com o game e estão considerando jogá-lo, sugiro começar pela versão para PC, que recentemente adicionou compatibilidade com os troféus da PlayStation Network e introduziu novidades como o suporte ao DLSS e ao formato WideScreen. É importante ressaltar que esta é a versão definitiva do game, tornando-se um dos melhores ports do game para PCs e Steam Deck!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela PlayStation Brasil!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Novidades sobre a versão de PC
A Nixxes acertou em cheio novamente! O port de Ghost of Tsushima Versão do Diretor recebeu diversas melhorias técnicas que aprimoraram a experiência dos usuários do PC, sem a necessidade de exigir um hardware poderoso para rodar os jogos de nova geração. Dentre as novidades, podemos destacar:
- Suporte a tecnologias de upscaling: tecnologias da NVIDIA DLSS3, AMD FSR3 e IntelXeSS foram adicionadas, aprimorando tanto a performance quanto a qualidade visual do jogo;
- Suporte aos monitores UltraWide: a versão atualizada oferece suporte aos formatos UltraWide 21:9 e 32:9, além da capacidade de utilizar até três monitores simultaneamente, expandindo significativamente o campo de visão dos jogadores;
- NVIDIA Reflex: tecnologia responsável por reduzir a latência dos comandos realizados pelos jogadores ao clicar no mouse, otimizando o processo de renderização dos quadros (ideal para jogos competitivos);
- Desbloqueio da taxa de quadros: Ghost of Tsushima permite realizar ajustes nas taxas de quadro para uma experiência ainda mais imersiva e fluída (30, 60, 120 FPS).
Além das novidades e tecnologias que aprimoram a fluídez do game, Ghost of Tsushima também recebeu suporte aos gatilhos adaptáveis com a utilização do controle DualSense e o feedback háptico para sentir todas as mudanças climáticas presentes no game. Vale ressaltar que a Versão do Diretor conta com todas as expansões (o modo cooperativo online Legends e a Ilha Iki).
Outro ponto que vem chamando a atenção é a melhoria nos reflexos, causando um impacto maior para o espectador ao presenciar as belíssimas paisagens presentes no mundo aberto do game. Todos esses detalhes surpreendem graças ao suporte das tecnologias de upscaling, favorecendo ainda mais a performance e a qualidade visual em áreas externas e internas.
De modo geral, não encontrei problemas de desempenho, o que destaca ainda mais a qualidade do port realizado pela Nixxes.
Bancadas de teste para Ghost of Tsushima Versão do Diretor
Ao realizar uma análise detalhada do jogo em diferentes setups, tive a oportunidade de testá-lo em quatro computadores, variando entre configurações avançadas e básicas, o que auxilia os jogadores na busca pelas configurações ideais. Confira abaixo todos os recursos utilizados para os testes:
Obs 1: O HD Seagate Mach.2 Exos 2X14 foi utilizado apenas para os testes de desempenho nas transições e fast travels.
Obs 2: Embora as recomendações mínimas exijam uma memória de 8GB RAM, o recomendado é utilizar entre 16 a 32GB de RAM para obter um resultado satisfatório.
Obs 3: Reduzir as configurações para o mínimo podem solucionar problemas de desempenho para computadores de entrada.
Obs 4: Os tempos de loading não foram capazes de se igualar com o PlayStation 5 mesmo nos computadores high end.
Obs 5: Ghost of Tsushima Versão do Diretor ainda não recebeu selo de verificação para o Steam Deck, mesmo rodando muito bem.
Obs 6: É possível jogar utilizando o cartão Micro SD do Steam Deck, entretanto, os resultados não serão satisfatórios.
PC 1 – Bancada principal
- Processador Ryzen 9 5900X
- 128GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120-140 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing e resoluções como 1080p, 1440p e 2160p.
- A qualidade Alto é recomendada para GPUs de 8 GB na resolução 1440p ou GPUs de 10 GB em 4K (2160p).
- Loadings podem chegar em até 3 segundos utilizando o SSD.
PC 2 – Bancada secundária
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3080 Ti
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 100-120 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing e resoluções como 1080p, 1440p.
- Loadings podem chegar em até 3 segundos utilizando o SSD.
PC 3 – Notebook Gamer Predator Helios 300
- Processador Intel Core i7 – 11800H
- 16GB de RAM DDR4 2933MHz
- SSD NVMe
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3060
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Médio” ou “Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 65-90 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing em resoluções como 1080p.
- Loadings podem chegar em até 3 segundos.
PC 4 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixo” ou “Médio”, é possível atingir picos de 30-60 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do game em resoluções como 1080p.
- Loadings podem chegar em até 5 segundos.
Obs: Recomendo realizar um upgrade na memória RAM já que o consumo se expande entre 16 GB.
PC 5 – Steam Deck
Mesmo sem o selo de verificação para o Steam Deck, Ghost of Tsushima roda com configurações na qualidade “Média” a 30 FPS no portátil. A configuração testada nesta análise revelou a eficiência do port, proporcionando uma experiência fluida tanto na exploração quanto nos combates do jogo. Arrisco a dizer que esta é a melhor experiência da PlayStation em um console portátil como o Steam Deck!
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixo” ou “Médio”, é possível atingir picos de 30-60 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do game em resoluções como 720p.
Review de Ghost of Tsushima Versão do Diretor – Vale a Pena?
Tratando-se de um dos melhores ports de 2024, Ghost of Tsushima Versão do Diretor acabou se tornando um presente até mesmo para os jogadores que já tiveram contato com a franquia pela primeira vez. O port da Nixxes não decepciona, criando uma experiência imersiva e repleta de novidades graças a implementação de recursos como NVIDIA DLSS 3 e NVIDIA Reflex. Todas essas novidades tornam a gameplay fluida e causam um impacto positivo na comunidade gamer do PC que sofre com muitos jogos mal otimizados.
Além das novidades desta versão, os jogadores do Steam Deck também poderão desfrutar de uma experiência bem otimizada para o portátil, mantendo 30 FPS constantes em um vasto mundo aberto (áreas internas e externas).
É inegável! A versão para PC é recomendada tanto para jogadores que ainda não tiveram contato com as versões de PlayStation 4 e PlayStation 5 quanto para aqueles que já completaram ou platinaram o jogo nessas plataformas. Uma experiência única e que pode ser facilmente considerada uma das melhores dos últimos tempos!
Atualmente o jogo está custando R$ 249,90 nas plataformas Steam e Epic Games Store. Caso você seja um assinante da PS Plus Extra ou Deluxe, poderá resgatar o jogo de forma gratuita através do PlayStation 5.
Ghost of Tsushima Versão do Diretor é a experiência definitiva da PlayStation Studios e uma carta de amor para os jogadores do PC que nunca tiveram contato com a franquia. Tornando-se um dos melhores ports do ano, o game surpreende até mesmo aqueles que pretendem jogar no Steam Deck. Vale cada centavo!
- História
- Jogabilidade
- Desempenho Geral
- Novidades e Tecnologia