Quando XDefiant foi anunciado, eu fiquei cético. Não por não acreditar no projeto, mas por achar a aposta da Ubisoft inusitada. O gênero “hero shooter de arena” é um dos mais implacáveis da indústria, com um punhado de concorrentes já bem estabelecidos e com comunidades gigantescas. Após ter jogado o preview, sai com impressões positivas e agora, com o lançamento da versão final, posso finalmente cravar minha opinião sobre o jogo.
Se aconchegue e vem comigo nesse review de XDefiant, o novo jogo de tiro gratuito da Ubisoft.
A lore
Olhando pra XDefiant hoje, já pronto, pensamos que se trata de uma ideia óbvia. A publisher francesa reuniu suas principais franquias e criou um jogo que as une em um único universo. Mas, sabendo como o desenvolvimento de games funciona, não existe nada de obviedade na ideia e a execução ficou fantástica.
Cada personagem e facção presta homenagem a uma das franquias da companhia. Os DedSec, de Watch Dogs, conseguem usar a capacidade de hackear para desativar as habilidades inimigas e imobilizar os adversários por um curto período de tempo. Os Cremadores, de The Division, são focados em dano incendiário e suas habilidades possuem um foco ofensivo.
Os Phantoms, de Ghost Recon, são focados na proteção contra dano, usando escudos e barreiras para proteger a equipe. A facção Libertad, tirada diretamente de Far Cry 6, é especializada em curar os aliados, já Echelon, de Splinter Cell, usa a furtividade para flanquear os inimigos ou o sonar para marcá-los no mapa, dando uma ótima vantagem de combate para a equipe.
O time de desenvolvimento fez um ótimo trabalho para balancear as facções e cada uma delas, no meta atual do jogo, é viável. É claro que existem facções, como a Echelon e os Phantoms, que acabam sendo mais usados por serem mais simples de se jogar mas não senti nenhum desequílibrio.
E um grande ponto forte do jogo é justamente essa ideia de se inspirar nas franquias da Ubisoft. Por conta disso, o time de desenvolvimento tem acesso a uma biblioteca gigantesca de ideias que facilita e muito o processo de criação de conteúdo. Em um jogo desse naipe, a adição constante e veloz de conteúdo é fundamental para manter o mesmo vivo por bastante tempo.
A jogabilidade
XDefiant me surpreendeu muito positivamente. O loop de gameplay é veloz e viciante, principalmente por ter sido inspirado em Call of Duty, a franquia de maior sucesso do gênero. O TTK foi ajustado na medida certa e a Ubisoft se importou o suficiente para atender a várias demandas dos jogadores como remover o SBMM nas partidas casuais.
A movimentação é fluída e o gunplay é prazeroso. Acertar headshots nos inimigos me lembrou bastante a sensação de fazer o mesmo em um FPS que adorava jogar – Blacklight: Retribution. Os pontos de spawn também são super justos e funcionais. Em nenhum momento eu nasci na frente do time completo adversário (algo que acontece com frequência em CoD). O design dos mapas também é excelente, com exceção de um único mapa – o QG.
Esse mapa em específico é muito escuro e cheio de salas, o que favorece e MUITO a presença de campers, diminuindo a diversão da partida. É claro que nem tudo são flores. A oferta inicial de armas deixa bastante a desejar e não temos variedade. Eu entendo que a ideia deve ter sido proposital para facilitar o processo de balanceamento de armas, mas seria legal ter mais opções para serem usadas.
Além disso, não podemos usar os armamentos desde o começo. Precisamos fazer desafios específicos para liberar os novos “brinquedos” como eliminar X inimigos à queima-roupa usando uma SMT. E, apesar do esforço da equipe em balancear os armamentos, temos claramente armas de fogo mais fortes do que as outras, o que gera uma desvantagem nas gunfights.
Um problema sério nesse sentido e que precisa ser resolvido o quanto antes diz respeito à demora de upar essas armas. Cada objeto vai até o nível 100 e isso vai demorar algumas boas horas. Em outros títulos do gênero, levamos cerca de 3 horas para evoluir uma arma do nível 1 até o máximo, em XDefiant, o processo leva pelo menos 8 horas.
Progressão, Fator Replay e Economia
A progressão de XDefiant é dividida em três pilares: o nível da conta, os níveis das armas e o Passe de Batalha. Ao upar as armas, abrimos novas opções de acoplamentos para melhorar coisas como recuo e tempo de mira após corrida. Cada arma vai até o nível 100, contudo, o time de desenvolvimento não parece ter aprendido muito com outros games do gênero.
Um dos fatores que ajuda a segurar os jogadores é o grind pelas camuflagens das armas e XDefiant peca bastante nesse sentido. Temos apenas três camuflagens por cada arma: Bronze, Prata e Ouro. Uma é obtida no nível 50, outra no 75 e outra no 100.
O Passe de Batalha também deixa bastante a desejar. Com apenas 50 escalões, a maioria esmagadora das recompensas possuem visuais básicos e que não incentivam a compra. O time que confecciona as skins de operadores e de armas vai precisar se esforçar no começo da Season 1, caso contrário, a adesão ao Passe vai ficar bem abaixo do que a empresa espera.
Outro ponto problemático diz respeito ao preço dos pacotes. Uma única arma custa quase 80 reais e um pacote que custa 3000 XMoedas sai por quase R$150. A economia do jogo precisa ser ajustada o quanto antes, caso contrário, dificilmente os jogadores gastarão dinheiro nele.
Aspectos técnicos
O principal problema técnico de XDefiant no momento diz respeito ao matchmaking. As vezes, leva 5-10 minutos para achar uma partida, mesmo com os servidores cheios. Mesmo quando o sistema funciona como deve, o tempo gasto entre uma partida e outra é muito grande, o que prejudica o loop da jogatina.
Um aspecto que me surpreendeu positivamente diz respeito a latência nas partidas. Mesmo com uma internet de baixa qualidade, fico com 30-40 ms de ping. É raro ver um jogo desse tipo ser lançado com uma boa conectividade e fico feliz em relatar que a Ubisoft conseguiu isso!
No que diz respeito aos visuais e som, o time também desempenhou um ótimo trabalho. A balística de cada arma poderia ser melhor, mas o som dos passos, que é o que mais importa, funciona bem e não apresenta glitches auditivos. A movimentação também é bem fluída, possibilitando coisas como jumpshots e dropshots.
Review de XDefiant – Vale muito a pena!
Encerro esse review de XDefiant cravando que o jogo merece o seu tempo! Com uma alta dose de diversão e decisões corretas, o game representa um ótimo exemplar gratuito dentro de um gênero altamente competitivo. É claro que algumas mudanças precisam ser feitas visando a longevidade, contudo, são detalhes pontuais que podem ser resolvidos facilmente.
XDefiant é um ótimo exemplar gratuito do gênero de shooter com formatação de arena. Com pequenos ajustes, o jogo com certeza vai obter seu lugar ao sol e garantir sua longevidade.
Pontos Positivos
- Jogabilidade fluída
- Bom balanceamento
- Franquias da Ubi bem exploradas
Pontos Negativos
- Matchmaking com problemas
- Armas demoram muito pra upar
- Recompensas do Passe deixam a desejar
- Loja com preços absurdos
- Jogabilidade
- Economia
- Visuais
- Som
- Fator Replay