Há alguns meses, o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro. O aplicativo tem como objetivo coibir o furto/roubo de celulares no Brasil.
Em suas primeiras etapas, após o usuário fazer o registro no sistema e notificar que foi vítima de um crime, o aplicativo bloqueia o IMEI do celular.
Também é possível acionar o aplicativo remotamente, acessando sua conta através de contatos de confiança registrados previamente.
Agora, em sua nova etapa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), inspirado no sistema em vigor no Piauí, notificará por WhatsApp quem ativar novos chips nos aparelhos oriundos de crimes.
Após receber a notificação, o usuário do aparelho será intimado a comparecer na delegacia mais próxima para prestar esclarecimentos sobre a origem do celular. Caso o usuário não tenha a nota fiscal, o aparelho será apreendido pela polícia e devolvido ao seu dono.
A ideia do MJSP é integrar os dados de maneira nacional, a fim de facilitar o trabalho das autoridades policiais e agilizar a devolução aos proprietários.
Fonte: CanalTech
Você já instalou o Celular Seguro no seu aparelho? Deixe sua opinião sobre o aplicativo nos comentários!
Veja também: