A Sony Corp. divulgou os resultados fiscais da PlayStation no Q1 24. Antes de continuarmos, vale explicar o termo Q1. O ano fiscal é dividido em quatro Qs. Agora, você deve estar se perguntando, o que diabos é Q? Q é uma abreviação da palavra quarter que significa trimestre em nosso idioma.
Ou seja, neste texto, irei trazer uma breve análise do primeiro trimestre (Q1) do ano fiscal 2024 da PlayStation. Vale lembrar que esse é o segundo texto que faço nesse sentido. No primeiro, que você confere aqui, abordei os resultados fiscais do ano 2023 como um todo.
Os resultados fiscais da PlayStation – As vendas do PS5
De acordo com a Sony, o PS5 alcançou a marca de 61.7 milhões de unidades vendidas. Em comparação com o PS4, o console da geração passada estava com 63.5 milhões de unidades vendidas no mesmo período.
Temos aí um gap de 1.8 milhões de unidades à favor do PS4. Na minha opinião, a diferença é esperada e compreensível. Nessa mesma época, o console anterior já havia recebido cortes no seu preço e não foi afetado por uma crise de componentes no seu life span.
Para uma breve ilustração da situação, em 2016 eu comprei o meu primeiro PS4 por R$1800 com 1 controle e dois jogos: The Witcher 3 e The Order 1886. Caso você queira comprar um PS5, a conversa só começa com pelo menos 3 mil reais em mãos.
Comparando o Q1 23 com o Q1 24, temos uma queda na venda de hardware: 2.4 milhões (Q1 24) vs. 3.3 milhões (Q1 23). Vale destacar que o Q1 23 foi o maior da história para a PlayStation, logo, a diferença já era esperada. Fora que o produto já passou da fase de maturação (para entender, leia esse texto).
A projeção para o ano fiscal continua em 19 milhões de consoles vendidos. Ou seja, a PlayStation tem agora 9 meses para vender 16,6 milhões de unidades. A tarefa não vai ser fácil, visto que não temos nenhum lançamento próprio de peso, contudo, dois fatores podem ajudar aqui.
O primeiro: o lançamento de jogos muito aguardados pelos jogadores. Temos EA Sports FC 25, Call of Duty: Black Ops 6 e Dragon Age: The Veilguard. Títulos desse porte sempre aquecem o mercado.
O segundo fator é ainda mais significativo: a chegada do PlayStation 5 Pro. Rumores indicam que o novo hardware chega em Novembro. Caso isso se confirme, a PlayStation com certeza vai aumentar seus gastos em marketing, atraindo novos consumidores. Fora os fãs que devem trocar o modelo antigo pelo novo.
Um trimestre tímido
No quesito software, a PlayStation já deixou claro o planejamento para o ano fiscal atual. Se apoiar em títulos menores, seja de IPs próprias ou de parceiros.
Dados sobre as vendas de jogos:
- Q1 24: 53,6 milhões de jogos vendidos
- Q1 23: 56,5 milhões de jogos vendidos
- Resultado: Queda de 2,9 milhões
Desses 53,6 milhões, 6 milhões foram vendas de first party. Vale lembrar que o Q1 vai de Abril até Junho, logo, boa parte das vendas de Helldivers 2 não entram no report (o jogo foi lançado em Fevereiro). Além do jogo da Arrowhead, Stellar Blade e Rise of the Ronin também ajudaram a compor uma parte significativa desses 6 milhões.
Um fator que vale ser destacado é que desses 53,6 milhões de jogos vendidos, 80% foram no formato digital, um recorde histórico para a PlayStation. Certamente o apego dos jogadores pelas mídias físicas está decaindo com o tempo.
Isso também pode ser explicado pelas promoções mais frequentes e agressivas na PS Store. Lembre-se que jogos digitais concedem uma margem de lucro maior para a PlayStation. O objetivo mais importante da gestão atualmente é aumentar o lucro líquido do segmento.
No quesito MAUs (usuários ativos mensais), o Q1 24 teve 116 milhões de usuários ativos na PSN, contra 108 milhões do Q1 23. Aqui, certamente o número foi auxiliado pelos lançamentos na Steam. Lembre-se que a PlayStation passou a exigir uma conta da PSN para vários de seus jogos no PC.
Orgulho do contador
O atual CFO da Sony, Hiroki Totoki, tem tomado uma série de medidas para cortar a “gordura” da estrutura da empresa e aumentar o lucro líquido. A efetividade dessas medidas acabaram sendo comprovadas nesse trimestre.
A receita do Q1 24 foi de U$5,56 bilhões, um aumento de 12% em relação ao mesmo trimestre do ano fiscal anterior. O operating profit, lucro operacional, foi de U$419 milhões, um aumento expressivo de 33%.
Muito desse resultado foi possível graças a dois motivos negativos para o consumidor: a redução no número de funcionários e principalmente o aumento de preço da PS Plus. Para a PlayStation, a PS Plus é um vetor importantíssimo de lucratividade e a empresa continua focada em incentivar os fãs à efetuarem o upgrade de tier.
O report mais recente coloca praticamente 70% dos assinantes no tier Essential, o mais barato do serviço. Por conta disso, os esforços da PS estão concentrados em tornar a Extra e a Deluxe mais atrativa.
Ao meu ver, o tier Deluxe ainda precisa de mais benefícios para fazer sentido. Incluir jogos antigos e oferecer demonstrações ainda não compensa o valor cobrado.
O próximo trimestre
O Q2 2024 deve apresentar números ainda melhores e os motivos são diversos. A lucratividade deve aumentar por conta da chegada de jogos digitais que estão fazendo sucesso como Zenless Zone Zero e The First Descendant.
A quantidade de jogos vendidos também deve receber um boost graças ao lançamento de jogos aguardados como Black Myth: Wukong, EA Sports FC 25, EA Sports College Football 25, Astro Bot, Star Wars Outlaws e Warhammer 40.000: Space Marine 2.
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O número de usuários mensais ativos deve ter um leve crescimento, afinal, além do lançamento de EA Sports FC 25 e EA Sports College Football 25, temos a chegada de jogos relevantes na PS Plus como LEGO Star Wars: A Skywalker Saga e Harry Potter: Quidditch Champions.
Esse é o trimestre que antecede o período de “Holidays” e teremos a realização de vários eventos como Gamescom, Tokyo Game Show e existem rumores sobre um PlayStation Showcase. Isso vai coincidir com o final da maratona de eventos esportivos que seguravam a atenção das pessoas e o investimento em marketing das empresas.
Lembre-se que viemos de um período de Champions League, Eurocopa e logo em seguida Olímpiadas. Agora, outras formas de entretenimento terão mais chances de captar a atenção das pessoas nas redes sociais e afins.
O que você achou dos resultados fiscais da PlayStation? Conta pra gente nos comentários!
2 Comentários
As análises do Ruancarlo sempre são muito completas e dão uma visão excelente não apenas dos dados apresentados, mas das mudanças de comportamento do mercado e a influência das decisões tomadas pela Sony PlayStation.
Está de parabéns, Ruancarlo e RepúblicaDG
Muito obrigado meu querido! Sempre damos o nosso melhor para trazer a informação e nossas análises do jeito mais completo possível. TMJ!