A Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos, em mais uma ação voltada para proteger os consumidores, criou novas regras para multar empresas que fizerem reviews falsas.
A multa poderá chegar a aproximadamente 51 mil dólares e visa combater análises fraudulentas criadas por clientes inexistentes, pessoas da própria empresa ou sistemas automatizados.
A medida também afetará o comércio de notas pré-acordadas e tentativas de coerção para remoção de análises desfavoráveis às empresas.
Lina Khan, presidente da FTC, enfatizou que as análises falsas são extremamente prejudiciais aos consumidores.
As análises falsas não só desperdiçam o tempo e o dinheiro das pessoas, como também distorcem a concorrência no mercado.
Lina Khan, Presidente da FTC
O órgão teve apoio de diversos grupos comerciais, incluindo o Google e a Amazon. As regras não serão exclusivas para os games, abrangendo cinema, música e outros tipos de mídia.
A FTC explica que a multa não é para desestimular a produção de reviews pelos usuários, mas sim para dissuadir e penalizar as empresas que as utilizam de forma desonesta.
Fonte: Eurogamer
O que achou da decisão da FTC em criar uma multa para punir as empresas desonestas? Deixe sua opinião nos comentários!