Concord é o mais novo exclusivo da Sony, oferecendo uma nova aposta dentre os exclusivos da empresa, aventurando-se em um FPS totalmente online. Concord é a nova IP da Firewalk Studios, estando disponível para PC e Playstation 5.
Vem ler nosso review de Concord, para entender essa aposta arriscada para um exclusivo, vindo de uma empresa onde jogos singleplayer exclusivos reinam!
Positividade para Concord
Bom vamos começar pelos pontos positivos do jogo e sim, eles existem! Em meio a uma onda de negatividade sobre o jogo, existem pontos fortes que me levam a acreditar que serão essenciais para a sobrevivência dele no longo prazo.
Começando pela estabilidade. Concord possui uma ótima estabilidade nos servidores. Em nenhum momento tive queda de conexão ou lag, obtendo uma ótima experiência no quesito de conexão.
Completude
Concord está longe de fornecer a experiência de um jogo “incompleto” pois o mesmo entrega um conteúdo realmente vasto logo nesse começo de trajetória.
- 12 mapas
- 16 mercenários
- 6 modos de jogo
A empresa já se prontificou que será adicionado mais conteúdo ao longo das próximas temporadas, mapas e personagens e o melhor, sem custos adicionais.
Os mapas são inegavelmente bem elaborados e bonitos. E, ao contrário do que dizem nas redes sociais, eu particularmente gostei bastante dos personagens do jogo.
Os personagens foram bem desenvolvidos, além disso foram bem distribuídos para cada classe, sendo elas:
- Âncora: controla uma área com uma presença inabalável. Ou seja, são protetores implacáveis de áreas.
- Ariete: começa lutas ou rompe as defesas inimigas. É a ponta de lança, especialistas em abrir caminho.
- Assombração: mestres da surpresa e da mobilidade no caos do combate. Aproveitam-se da surpresa e do caos com alta mobilidade.
- Patrulheiro: versáteis e adaptáveis, prontos para qualquer situação.
- Estrategista: estrategistas que manipulam o campo de batalha a seu favor usando as habilidades antes do combate.
- Guarda: guardas das linhas de visão e pontos críticos, controlando o combate à distância. Controlam os campos de visão e pontos de bloqueio.
Em virtude dessa variedade de classes temos diversas maneiras de organizar a equipe. E, aliado a isso, ter uma boa sinergia é CRUCIAL para ganhar a partida.
A princípio, a jogabilidade está bem elaborada, fluida e dinâmica, fornecendo uma boa dose de diversão e frenesi. Certamente isso tudo está interligado a variedade de classes presentes no jogo bem como o sistema de respawn que foi bem implementado, fornecendo uma ótima experiência.
Sonoplastia e Progressão
Ele possui dois sistemas de progressão: a progressão de cada freegunner e a progressão geral, podendo evoluir ambas em sinergia. A cada nível desbloqueado, conquistamos novas “peças” de customização para os personagens, como skins, acessórios, poses.
Entre as skins que já liberei, algumas foram bem elaboradas, outras mudando somente a “cor” do personagem. No geral, a sensação é a de que esse setor poderia estar melhor.
A principio no quesito experiência sonora, a Firewalk superou minhas expectativa. Toda a parte de efeitos sonoros e a trilha me agradaram bastante. Elas são bem imersivas e impactantes. Alternei bastante entre a saída de som no headset e nos altos falantes da TV e a qualidade é satisfatória em ambos os métodos.
Sistema de Tripulação
Uma das mecânicas de Concord é o sistema de tripulação, uma inovação para os jogos do gênero. O sistema mistura a ideia de um cardgame, onde precisamos montar uma tripulação usando os freeguners do jogo. A medida que misturamos a equipe, desbloqueamos bõnus nas partidas. Conforme seja feita a seleção da tripulação, poderá obter ótimos bônus durante as partidas. É necessário seguir 3 critérios para construir a tripulação.
- 12 freegunners no total
- 5 freegunners únicos
- Permitido até 3 variantes idênticas.
É necessário saber escolher bem sua tripulação, afinal, dessa maneira poderá obter todos os bônus disponíveis.
Esses bônus aumentam coisas como o alcance das armas, melhoria do recuo, mobilidade aprimorada e mais.
Lançamento mal elaborado
Antes de tudo, vamos prontificar que apesar dos pontos positivos comentados, eles certamente não vão ser o suficientes para mudar a percepção da comunidade.
Concord foi lançado com um preço mais em conta, R$199,90, e, geralmente, isso é visto com bons olhos pois ultimamente os lançamentos estão na faixa R$300,00. Contudo, o game não conta com um aspecto narrativo e temos vários outros concorrentes gratuitos como Overwatch 2 e Valorant.
Cobrar por um hero shooter, ainda mais um valor expressivo desse, tem se provado uma estratégia mal pensada e que tem afetado o matchmaking. Alguns modos de jogo levam minutos para encontrar uma partida.
Inegavelmente temos um pequeno flerte com a narrativa do universo através do modo Guia Galáctico. Nele, conhecemos mais sobre a história do mundo e dos freegunners. Contudo, esse modo quase não oferece recompensas e acaba se tornando irrelevante para o loop de gameplay.
Os personagens acabam sendo mal introduzidos e, a situação toda acaba sendo resumida em uma tripulação eliminando a outra. O modo acaba sendo uma oportunidade perdida que impede que os jogadores se conectem de uma maneira mais profunda com os freegunners.
Atualmente, devido a baixa quantidade de jogadores, o fator replay infelizmente acaba sendo prejudicado. Em várias partidas, acabei enfrentando os mesmos jogadores.
Diferente de outros títulos do gênero, Concord não consegue se manter divertido em sessões de longas horas, muito por conta do loop de gameplay. Outro ponto é que o DualSense não foi tão explorado quanto poderia, algo curioso.
Por ser um jogo exclusivo e de um estúdio próprio, imaginava que os recursos do controle seriam melhor aproveitados.
Review de Concord: Vale a pena?
Em contrapartida ao que muitos estão dizendo sobre o jogo, ele não é uma causa perdida ou um total fracasso. Definitivamente a empresa terá um longo caminho a frente para alcançar sua redenção, sendo necessário ter uma ótima frequência de conteúdo em cada temporada.
E, claro, criar estratégias para atrair os jogadores. Acredito que se ele fosse adicionado na PS Plus, a situação já começaria a mudar. Não dá pra negar que o caminho de Concord não será nada fácil, mas certamente é possível, pois já tivemos comebacks surreais na indústria, como No Man’s Sky e Cyberpunk 2077.
A principio não tive nenhum bug ou lag, e além disso, não tive nenhuma queda de frame durante a frenesi das partidas. Certamente isso entrega que o estúdio se empenhou para deixar o game muito bem otimizado. O que certamente que vai definir o futuro desse jogo será definitivamente o suporte no longo prazo
- Variedade de Conteúdo
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som
- Fator Replay