The Callisto Protocol foi um dos jogos mais aguardados de 2022, devido ao seu alto investimento e à promessa de revitalizar o gênero survival horror. Contudo, o jogo não foi bem recebido pela crítica nem pelo público, tornando-se um dos maiores fracassos daquele ano.
Devido ao resultado abaixo do esperado, o estúdio desenvolvedor, Striking Distance Studios, sofreu uma onda de demissões, incluindo a perda de seu fundador.
Entretanto, a Krafton, empresa que publicou The Callisto Protocol, não desistiu do mercado de jogos. Seu CEO, Changhan Kim, em uma recente entrevista, refletiu sobre os problemas que levaram ao fracasso do jogo e compartilhou projeções para os futuros títulos com participação da empresa.
Segundo Kim, a falta de experiência da empresa em produções AAA fez com que ela perdesse a direção correta no desenvolvimento do jogo, priorizando mais o visual do que a jogabilidade em si.
Foi a primeira vez que trabalhamos em um projeto com essas palavras-chave associadas (AAA), então tivemos dificuldade em prever se a produção estava indo na direção certa, mas aprendi duas lições.
Este é um jogo narrativo para um jogador, visualmente impressionante e de alta qualidade estética. Apesar disso, o coração de um jogo está na jogabilidade.
A jogabilidade vem em primeiro lugar, foi isso que aprendi com The Callisto Protocol. Pode ser o jogo mais visualmente impressionante do mundo, mas se você não tiver um diferencial na jogabilidade – se não conseguir se destacar dos concorrentes – ele não funciona. Consegui reafirmar essa lição.
Changhan Kim, CEO da Krafton
Conforme observado por Kim, e também uma das principais críticas a The Callisto Protocol, os gráficos do jogo são espetaculares, mas a jogabilidade peca em praticamente todos os aspectos.
Kim ressalta que jogos single player precisam de uma jogabilidade sólida e, além disso, devem trazer algo inovador ao gênero, mesmo que o foco principal seja proporcionar uma experiência narrativa.
Isso permite novas experiências dentro do jogo, e mesmo que The Callisto Protocol seja um jogo narrativo para um jogador, é essencial oferecer uma boa experiência de jogabilidade.
Changhan Kim, CEO da Krafton
Fonte: Gamedeveloper
Você concorda que a jogabilidade foi o principal motivo pelo fracasso de The Callisto Protocol? Fala para gente nos comentários!