Há pouco tempo, eu tive a oportunidade de assistir ao trailer de anúncio de Windblown, despertando ainda mais minha curiosidade sobre a verdadeira proposta do game. Como era de se esperar, a Motion Twin, criadora de Dead Cells, resolveu investir em um novo roguelite com um combate frenético de ações rápidas.
Em um mercado saturado por este gênero, era de se esperar um título similar a qualquer outro roguelite. No entanto, é exatamente nesse ponto que Windblown se diferencia dos demais! Windblown não tem medo de ousar, introduzindo novas mecânicas e aprimorando as já existentes em outros jogos. Felizmente, as novas adições tornam o combate ainda mais imersivo, além de uma narrativa emocionante que conecta os jogadores aos personagens.
Prepare um lanche, separe a sua melhor roupa e embarque em uma jornada épica contra os guerreiros do Vortex!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela Motion Twin!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Uma narrativa simples e envolvente
Windblown é um roguelite de ação rápida que está sendo desenvolvido pela Motion Twin. Na trama, controlamos um Leaper, um guerreiro poderoso que é designado para proteger o The Ark, uma vila flutuante habitada por diversas criaturas amistosas. Desde então, o local vem sendo invadido e atacado pelos emissários do Vortex, que buscam dominar a área e controlar o mundo.
Com este objetivo em mente, os jogadores deverão escolher um guerreiro e utilizar todas as suas habilidades para proteger a terra contra os invasores e restaurar a paz do local.
Embora apresente uma narrativa simples, os desenvolvedores trabalharam muito bem com as relações entre os personagens, estabelecendo um vínculo entre o jogador e os NPCs. É possível notar pequenos flashbacks que contam trechos da narrativa e podem servir de base para implementar novos acontecimentos.
Como em todo roguelite/roguelike, morrer é um processo natural para a curva de aprendizado do jogador. Para combater alguns inimigos, é necessário estudar todo o seu move set para evitar golpes desnecessários que podem impactar nas lutas contra os chefes.
Ao concluir alguns desafios, os jogadores poderão obter novas armas, habilidades especiais e até mesmo upgrades que melhoram a resistência e ataque do Leaper. É importante ressaltar que os desenvolvedores adicionarão novos conteúdos futuramente (habilidades e missões) para os usuários, tornando o jogo ainda mais desafiador.
Para aqueles que nunca tiveram contato com o gênero, recomendo iniciar por ele já que o combate não oferece um desafio punitivo. Outro ponto que se destaca e pode ser uma ótima oportunidade para os novatos são os níveis procedurais, que geram novos mundos e inimigos a cada vez que morremos.
O jogo oferece legendas em Português do Brasil, tornando-se um título acessível para todos os jogadores.
O combate
Com um combate frenético e de alta velocidade, Windblown se destaca com a variedade de habilidades e armas que podem ser obtidas ao derrotar novos inimigos e explorar novas áreas. Estes pequenos desafios que concedem novas armas são desbloqueados ao coletar moedas ou sacrificar seus pontos de HP para abrir portas.
Durante o combate, os jogadores poderão realizar os seguintes comandos:
- Ataque – ataque básico do Leaper para causar dano em inimigos a curta e longa distância;
- Esquiva – comando utilizado para desviar de ataques dos inimigos. Caso o jogador realize a esquiva no momento correto, é possível criar um bloqueio para atacá-lo novamente;
- Habilidades – selecione uma habilidade obtida pelo jogador durante a exploração para causar dano nos inimigos.
- Armas – algumas armas podem ser obtidas ao derrotar chefes ou coletar recursos para trocar no The Ark.
Apesar de parecer simples, Windblown irá desafiar os jogadores com uma ampla variedade de inimigos que estarão determinados a derrotá-los. Calma… pode ficar tranquilo! O jogo oferece um nível de dificuldade acessível para todos (novatos e experientes), proporcionando uma experiência única ao derrotar um chefe ou aquele inimigo persistente.
Ao morrer, os jogadores serão transportados para o The Ark, que funciona como um hub central. Nesse local, é possível comprar itens, realizar upgrades, acessar partidas cooperativas (com até três jogadores) e muito mais!
Aspectos técnicos
Por se tratar de um jogo 2D com pequenas transições em sua câmera, Windblown apresenta visuais coloridos e cheios de vida, resultando em belíssimos gráficos com uma paleta de cores mais quentes.
Em diversos momentos da minha jornada parei para contemplar os cenários, que se destacavam com cores vibrantes ao redor de todo o mapa. O jogo também conta com uma grande variedade de elementos no cenário, mostrando toda a dedicação da equipe.
Sinto que a trilha sonora agradou, mas não empolgou! Em diversos momentos durante a minha gameplay, pude notar que os efeitos sonoros e a trilha sonora não se encaixavam perfeitamente durante o combate e no The Ark.
É importante ressaltar que tive acesso à análise de acesso antecipado e diversos conteúdos serão corrigidos durante o lançamento para PC (via Steam).
O desempenho também não deixou nada a desejar, mantendo os 60 FPS estáveis durante toda a gameplay.
Windblown é PROMISSOR!
Ainda é muito cedo para dizer sobre Windblown, entretanto, minha experiência foi muito positiva graças à narrativa envolvente e a variedade de habilidades/armas que o jogo tem a oferecer. Seu combate frenético torna a experiência ainda mais divertida, dando liberdade ao jogador na exploração e na coleta de novos recursos.
Infelizmente a análise de acesso antecipado contava apenas com 2 áreas, o que acabou deixando aquele “gostinho de quero mais” e a vontade de saber os novos conteúdos que estão sendo desenvolvidos até o lançamento.
Embora ainda esteja em acesso antecipado e com conteúdo limitado, Windblown já se destaca como uma recomendação indispensável para todos os jogadores, especialmente para aqueles que nunca tiveram contato com o gênero.
Windblown tem potencial para se tornar um dos roguelites mais divertidos dos últimos anos, superando até mesmo Dead Cells, o Santo Graal da Motion Twin que permaneceu “escondido” por muitos anos!
OBS 1: Windblown será lançado em acesso antecipada no PC (via Steam) em 24 de outubro de 2024.
OBS 2: Uma demo single-player estará disponível gratuitamente entre os dias 14 a 21 de outubro.