Call of Duty: Vanguard é o novo jogo da Sledgehammer Games publicado pela Activision no dia 5 de novembro de 2021. Lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, o jogo pretende trazer os fãs de longa data após inúmeros erros com jogos futuristas. Será que este ano Call of Duty irá nos surpreender? É isso que você irá descobrir agora!
Um agradecimento mais do que especial para a Sledgehammer Games e Activision por terem fornecido a Key de forma gratuita.
Pode ficar tranquilo(a), esta Review é livre de Spoilers!
O que é Call of Duty: Vanguard
Call of Duty: Vanguard é um jogo de tiro em primeira pessoa da franquia anual Call of Duty. O jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial, contando histórias não cronológicas de alguns sobreviventes após serem capturados por nazistas liderados pelo temido Hermann Freisinger, o grande vilão do jogo.
Vanguard retorna as origens após inúmeras tentativas de trazer jogos futurísticos nos quais eram massacrados pelo público. As guerras antigas atraem mais jogadores para a franquia por se tratar de um “Call of Duty pé no chão”, termo que foi muito utilizado para destacar as lutas terrestres que o jogo havia perdido a muito tempo. Confesso que o game foi uma surpresa e tanto, porém devo destacar algumas coisas que senti falta durante a longa jogatina.
Modos de jogo
Como nos CoD’s anteriores, o jogo mantém os mesmos modos, sendo eles:
Campanha – modo história do jogo, tendo a maior ênfase e destaque na Segunda Guerra Mundial e no conto de cada guerrilheiro
Multijogador – o modo de jogo mais amado pelos players, envolvendo “Mata-mata em equipe”, “Baixa Confirmada”, “Patrulha”, “Zona de Conflito”, “Contra Todos”, “Localizar e Destruir” e “Dominação”
Zumbis – modo de jogo onde o player precisa sobreviver a hordas de zumbis passando por rounds
Campanha
A história do jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial contando a história dos seguintes combatentes:
- Sargento Arthur Kingsley – líder da Vanguarda, Kingsley é um homem corajoso que se alistou logo cedo no Exército Britânico
- Tenente Polina Petrova – nascida e criada em Stalingrado, acabou sendo obrigada a partir para a guerra e quer vingança a todo custo após a morte de seus familares
- Soldado Lucas Riggs – nascido na Austrália, Lucas é um guerreiro de honra que se alistou para o exército logo no início da Segunda Guerra Mundial
- Tenente 1ª Classe Wade Jackson – nascido no Brooklyn, o melhor piloto de Guerra que é capaz de causar o caos tanto no céu como na terra
Multijogador
O modo multijogador retorna em Call of Duty: Vanguard com diversas melhorias e modos de jogo tornando-se um dos multiplayers mais divertidos e mais cheios de conteúdo até hoje. Novos upgrades de arma estão disponíveis para você utilizar e montar a melhor classe para seu estilo de combate. O destaque aqui vai para o novo modo de jogo chamado Patrulha, onde o jogador deve atravessar o mapa protegendo o objetivo dentro de um pequeno círculo.
Novos perks e upgrades também foram adicionados no game, gerando um maior conteúdo para o modo multijogador.
Novos operadores também estão disponíveis, contendo algumas figuras já conhecidas do modo Campanha de Vanguard, além de cada um usar sua arma preferida.
Sem dúvidas, o modo multijogador merece o maior destaque em todo o game, com mudanças que realmente foram capazes de fazer a diferença e tornar o melhor modo multijogador da história de Call of Duty.
Zumbis
Infelizmente esse é o modo que mais me decepcionou e como fã de Zombies, não poderia deixar passar batido. O modo tenta inovar com alguns objetivos a serem concluídos para passar de round, diferente dos jogos anteriores que eram apenas matar todos os zumbis que ficam vagando pelo mapa, formando inúmeras hordas. O grande problema disso é que se torna enjoativo demais devido a repetição e a pouca quantidade de objetivos para concluir durante cada round. Novos conteúdos serão adicionados em breve, porém ainda não temos o principal e o mais divertido que são os easter eggs que levam horas para serem concluídos.
Senti falta dos perks antigos do Zombies, tendo apenas 5 disponíveis, sendo eles:
- Dano Diabólico – aumenta o dano crítico
- Constituição Cruenta – aumenta a saúde
- Pressa Etérea – aumenta a velocidade de movimento
- Frenesi Demoníaco – aumenta a velocidade de recarga
- Vigor Venenoso – aumenta a velocidade de regeneração
Agora podemos comprar os perks mais de 1 vez, tornando eles ainda mais forte. Um exemplo disso é a Constituição Cruenta que aumenta nossos pontos de vida para 200 ou o Frenesi Demoníaco que aumenta ainda mais a velocidade da carga, carregando quase que de forma instantânea.
Além disso, um sistema que funciona de forma parecida com as “Gobblegums” de Black Ops 3 estão de volta mas desta vez como forma de sacrifício, sendo elas inúmeras habilidades que podem ajudar o jogador a sobreviver contra as hordas.
Experiência cinematográfica e gráficos incríveis
Durante toda a gameplay da Campanha fiquei impressionado com as cutscenes cinematográficas que o game oferece, trazendo também gráficos incríveis e únicos da nova geração. Diversas vezes paramos para observar o ambiente, nossas armas e até mesmo nossos companheiros combatentes. Parece que estamos assistindo um filme e não jogando!
Trilha Sonora
O destaque aqui vai para a trilha sonora da Campanha, com músicas marcantes e memoráveis em cada combate do jogo. O que vale destacar é que os sons das armas são muito reais, chegando a algo próximo da realidade.
Gatilhos adaptáveis
A primeira vez que vimos este recurso em funcionamento foi no game Call of Duty: Black Ops Cold War e que se repetiu em Vanguard. Sentimos a diferença na pressão do gatilho de acordo com cada arma, desde uma Pistola até um Fuzil ou Sniper.
Call of Duty: Vanguard será memorável
Um Call of Duty que irá ficar marcado, principalmente para os jogadores de Multiplayer por retornar as suas origens e é isso que faz o público amar a franquia. O conteúdo do game estará disponível em breve trazendo diversas novidades e uma possível melhoria para o modo Zombies, que hoje em dia é um atrativo essencial para Call of Duty! Tenha em mente que jogando Vanguard, você se sentirá na guerra devido algumas cenas trágicas e marcantes que só as Campanhas são capazes de fornecer.
Vale MUITO a pena jogar Call of Duty: Vanguard
Call of Duty: Vanguard retorna com tudo aquilo que já era bom nos games anteriores e foca em novos modos Multijogador para levar mais pessoas a conhecerem este universo incrível e único que o competitivo é capaz de fornecer. Infelizmente já não posso dizer o mesmo para o Zombies, no qual me decepcionou muito por ser fã de carteirinha. Uma campanha divertida e única que pode deixar com um gostinho de “quero mais” mas que surpreende do começo ao fim, trazendo uma nova visão sobre a Segunda Guerra Mundial. Sem dúvidas, o jogo realmente cumpre com o que promete e garante horas de diversão em ambos os modos. A compra de Call of Duty é essencial para todos os jogadores, principalmente para os mais apaixonados na história e nas guerras que ocorreram.
Atualmente, o jogo está custando R$230,00 no PC e R$320,00 nos consoles. O jogo não possui mídia física, vendendo apenas de forma digital nas lojas dos consoles.
Se você estiver interessado em adquirir Call of Duty: Vanguard, clique nos links abaixo: