Desde o The Game Awards 2024, os fãs da Capcom perguntam uma coisa: Dino Crisis pode retornar? Caso você não tenha assistido o evento, a publisher japonesa anunciou Okami 2 e Onimusha: Way of the Sword. As duas IPs estavam dormentes a bastante tempo, contudo, a Capcom acabou decidindo trazer elas de volta à vida.
A motivação não é nenhum mistério. Hoje podemos afirmar tranquilamente que a Capcom é dependente de duas franquias: Resident Evil e Monster Hunter. Com a fonte de remakes e remasters dessas franquias secando, a empresa está se preparando para um futuro próximo onde a única saída vai ser lançar novos jogos de cada uma de suas franquias.
Só que isso custa muito dinheiro e, o principal, tempo. Ressuscitar suas IPs dormentes é uma forma de ajustar sua esteira de produtos, conseguindo fazer lançamentos de maneira estável e sustentável.
Os obstáculos para Dino Crisis retornar
Muitos clamam para que Dino Crisis retorne, contudo, ao meu ver, isso ainda vai demorar. E por uma série de motivos. Em primeiro lugar, as vendas. Na última contagem, em 2019, a franquia Dino Crisis havia vendido como um todo 4,4 milhões de unidades. Uma quantidade bem baixa que torna difícil justificar um retorno.
Agora você pode argumentar: na última contagem de Okami, feita em 2023, a franquia tinha vendido os mesmos 4 milhões. Contudo, desenvolver uma sequência de Okami é mais barato do que fazer um novo Dino Crisis.
O jogo teria que ser um AAA com gráficos fotorealistas vide Resident Evil 4 Remake, o que encarece e muito os custos de produção.
Em segundo lugar, o interesse. Falar que quer jogar é fácil, pagar é outra história. A indústria do entretenimento segue o que chamamos de agenda setting, irei falar sobre isso em um outro texto. Mas vamos analisar a temática de samurai por exemplo. Em um curto período de tempo tivemos a série Xogum, o anúncio do filme de Ghost of Tsushima, o lançamento do jogo Spirit of the Samurai, o anúncio de Ghost of Yotei, o anúncio de um novo Onimusha e a estreia de Samurai de Olhos Azuis na Netflix.
Existe uma movimentação similar em torno da temática de dinossauros. A principal franquia mainstream que aborda o tema é Jurassic World, que vai ganhar o filme Rebirth no ano que vem. No campo dos jogos, a própria Capcom flertou com o tema através de Exoprimal que acabou flopando. Também tivemos o peculiar Son and Bone, jogo que falhou em furar a bolha e quase ninguém conhece.
Além disso, tivemos o anúncio de Turok: Origins no The Game Awards 2024. Apesar desses esforços, nenhum produto com essa temática fez um grande sucesso comercial. Financeiramente falando, pode fazer mais sentido para a Capcom trazer um novo Devil May Cry e/ou um Mega Man antes de apostar em um novo Dino Crisis.
Em terceiro e último lugar, a capacidade produtiva. A Capcom é uma empresa gigantesca mas até ela tem seus limites. Atualmente a empresa tem vários jogos em desenvolvimento: Monster Hunter Wilds, um novo Resident Evil, Onimusha: Way of the Sword, Okami 2 e, se não foi cancelado, Pragmata. Com essa extensa linha de produção, mesmo que a vontade por um Dino Crisis exista, vai demorar um tempo até que ele comece a ser feito e, consequentemente, lançado.
Por que querem tanto um Dino Crisis novo?
Essa é uma pergunta difícil de responder mas eu diria que está muito relacionada à memória afetiva. A aventura protagonizada por Regina marcou época e é normal que os jogadores que viveram isso peçam o retorno da personagem, ainda mais em um contexto onde a Capcom investe pesado em remakes e remasterizações.
Agora, respondendo a pergunta inicial. eu acredito que sim, Dino Crisis pode retornar, mas não creio que veremos o retorno da franquia nessa década. Eu espero estar errado!