A manhã dessa quinta-feira (19) começou com uma notícia impactante. A Sony anunciou uma aliança estratégica com a Kadokawa, comprando uma boa porção de ações da companhia. A partir do começo de Janeiro, a Sony será dona de 10% das ações da Kadokawa, tornando-se uma acionista majoritária.
No comunicado de imprensa, as duas companhias afirmaram que vão sentar para definir futuras colaborações nos mais variados setores como animes, filmes, séries e jogos. O campo dos games está sendo observado atentamente, afinal, a Kadokawa é a empresa detentora da FromSoftware, um dos principais estúdios de games da atualidade.
Os jogos da FromSoftware serão exclusivos?
A exclusividade sempre é um tópico sensível para os jogadores, afinal, ninguém quer ficar sem o acesso à seu estúdio predileto. No quesito FromSoftware, ainda é incerto se os jogos do estúdio serão exclusivos.
Em minha opinião pessoal, acredito que sim. O estúdio japonês não tem capacidade de distribuir seus jogos globalmente. Em seus lançamentos recentes, ele precisou de ajuda externa. Sekiro: Shadows Die Twice foi distribuido no Ocidente pela Activision. Elden Ring pela Bandai Namco.
Com a Sony na jogada, não faz sentido permitir que uma publisher externa atue como a editora de uma IP da FromSoftware, afinal, eles são donos da PlayStation.
Na minha visão, a PlayStation vai atuar como publisher de todas as IPs originais da FromSoftware a partir de 2025. Só que tem uma pegadinha aí. O estúdio pode já estar trabalhando em games que já possuem contrato com outras publishers.
Elden Ring: Nightreign por exemplo será publicado em parceria com a Bandai Namco. Esses contratos com toda certeza serão honrados. Contudo, todos os jogos em desenvolvimento que ainda não apresentarem uma publisher devem ser abraçados pela Sony, tornando-se assim títulos second-party.
É claro que a Sony pode ser freada pelas outras partes da diretoria. Apesar de ser uma acionista majoritária, não é somente ela que tem voz e voto decisório.
Outro ponto é que pode ser adotado uma estratégia de jogo a jogo. Não faz sentido tornar um Armored Core exclusivo por exemplo.
Os benefícios e malefícios dos jogos da FromSoftware serem exclusivos
O malefício é óbvio. Milhões de jogadores no Xbox Series e Nintendo Switch 2 podem ficar sem acesso aos jogos de um dos estúdios mais proeminentes da indústria.
Agora os benefícios podem ser diversos. A PlayStation pode ajudar na dublagem dos jogos por exemplo e auxiliar no desenvolvimento, trazendo mais opções de acessibilidade. A FromSoftware é conhecida por apresentar jogos com a parte técnica problemática no lançamento.
Com a Sony na jogada, isso pode virar apenas uma lembrança do passado. Outro ponto é na notoriedade das IPs. Com a monstruosa máquina de marketing da PlayStation e a iniciativa PS Productions, IPs como Elden Ring podem ganhar adaptações live-action e se tornarem mainstream, trazendo mais dinheiro e conteúdos em novos formatos de mídia.
Claro que isso tudo é especulativo e somente o tempo irá dizer. E bote tempo nisso. As mudanças não serão instantâneas, logo, não adianta se empolgar demais agora.