Hogwarts Legacy encantou os fãs do universo de Harry Potter e, além disso, conseguiu furar essa bolha, consagrando-se como o jogo mais vendido de 2023.
Com mais de 30 milhões de unidades vendidas, muitos puderam desfrutar da obra criada pela Warner. No entanto, algumas críticas dos jogadores não passaram despercebidas. Um mapa aberto vazio e a falta de um sistema de punição efetivo estão entre os pontos que precisam ser aprimorados no próximo jogo da franquia.
Pensando nisso, nossa equipe elaborou uma lista com 7 aspectos que precisam melhorar em Hogwarts Legacy 2 para que o jogo deixe de ser apenas “bom” e alcance o status de “obra-prima”.
Restrição de voo em certas áreas
Voar em Hogwarts Legacy é extremamente divertido, especialmente após desbloquear a melhor vassoura do jogo. Poder decolar das muralhas de Hogwarts e atravessar as Terras Altas da Escócia é uma experiência que faz brilhar os olhos de todos os fãs. No entanto, o jogo limita os jogadores ao impedir o acesso a certas áreas durante o voo.
Inexplicavelmente, os jogadores não podem entrar em Hogsmeade enquanto voam em uma vassoura, já que toda a aldeia é protegida por um campo de força mágico que impede o acesso aéreo.
A única maneira de entrar é pousar próximo à borda da barreira e seguir a pé. Isso acaba sendo bastante tedioso, especialmente para aqueles que buscam algo mais rápido e prático.
Hogwarts Legacy 2 deve eliminar essa limitação e permitir que os jogadores voem livremente sobre Hogsmeade e todas as outras áreas.
O enorme mundo aberto vazio
A maior conquista de Hogwarts Legacy é a impressionante recriação de Hogwarts, um ambiente que é um espetáculo à parte por fora, mas ainda mais magnífico por dentro.
Seus salões sinuosos com retratos em movimento, grandes salões com fantasmas voando dentro e fora, e a infinidade de salas de aula detalhadas ajudam a torná-lo um local espetacular para se explorar. Da mesma forma, as áreas ao entorno do castelo, incluindo Hogsmeade e algumas aldeias, são igualmente encantadoras em seus detalhes.
No entanto, Hogwarts Legacy deveria ter se limitado a essas áreas, em vez de se expandir mais para o sul, com pastagens genéricas e aldeias ainda mais repetitivas. Fora a parte superior do mapa, Hogwarts Legacy tem pouco a oferecer aos jogadores, o que é uma grande decepção.
Em vez disso, o mapa de Hogwarts Legacy 2 precisa ser menor, com mais detalhes e atividades interessantes na parte superior, ao invés de se espalhar por um mundo aberto desnecessariamente grande, como no jogo original.
Exploração livre de Hogwarts à noite
Tudo bem que explorar o castelo de Hogwarts à noite é uma experiência única, já que a iluminação ajuda a criar uma atmosfera bem diferente daquela vista na maior parte do jogo. Contudo, um simples aluno não pode andar pelos corredores à noite sem sofrer punições.
Caso a Warner implemente um sistema de vigilância noturna, forçando o jogador a adotar uma estratégia mais furtiva — mas sem torná-la maçante — e oferecendo boas recompensas e mistérios, isso certamente agregaria muito no próximo jogo.
Uma sugestão seria fazer o jogador utilizar o Mapa dos Marotos com maior sabedoria.
Sistema de RPG quebrado
O sistema RPG presente no jogo classifica itens de roupas, como chapéus, roupões e óculos, com diferentes níveis de raridade e estatísticas. No entanto, não faz muito sentido uma roupa ser considerada melhor do que a outra quando todas parecem idênticas, exceto por algumas mudanças de cor ou tecido.
Hogwarts Legacy 2 precisa remover essas estatísticas e, em vez disso, se concentrar em criar cosméticos exclusivos que realmente pareçam poderosos, ou fazer com que certos itens cosméticos desbloqueiem habilidades únicas, em vez de simplesmente aumentar determinadas estatísticas de forma indiscriminada.
Magias das Artes das Trevas
Não me entendam mal, utilizar magias proibidas, que torturam e podem até levar à morte dos adversários, é um conceito bem interessante. Contudo, seu uso deveria mudar completamente a dinâmica da narrativa.
Também parece algo que deveria estar diretamente ligado a um sistema de moralidade, fazendo com que os jogadores escolham se querem ser uma bruxa ou bruxo do bem ou do mal.
No entanto, nenhuma dessas coisas ocorre, e a implementação das Artes das Trevas em Hogwarts Legacy foi preguiçosa. Os jogadores podem aprender os feitiços mais mortais de todos os tempos simplesmente completando uma linha de missões secundárias e, em seguida, usá-los em quem quiserem, sem quaisquer repercussões negativas.
Em uma eventual sequência, o uso irrestrito das magias das Artes das Trevas precisa causar uma mudança no enredo principal e na forma como o mundo ao redor vê o jogador, com consequências sérias para suas ações.
Já dizia um grande sábio: “O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir”
O mini game do Alohomora
Praticamente todos os jogos da atualidade possuem mini games de lockpicking. Entretanto, dentro do universo de Hogwarts Legacy, isso não faz o menor sentido. Ora, se a magia é feita para destravar instantaneamente as fechaduras, por que raios preciso interromper minha gameplay para fazer um mini game? Isso definitivamente precisa ser removido.
Desafios de Merlin
Se você decidiu platinar Hogwarts Legacy e não ficou irritado com a palavra “Merlin”, você não jogou direito.
São inúmeros desafios que, apesar de abundantes, são tão fáceis de resolver que o jogador sequer pode ser considerado um verdadeiro desafio. Para piorar a situação, a recompensa por concluí-los é insignificante, fazendo com que qualquer esforço dedicado a resolvê-los seja desperdiçado.
Os desafios de Merlin precisam ser removidos completamente em Hogwarts Legacy 2, especialmente porque todos já foram resolvidos canonicamente, e substituídos por um mini game de quebra-cabeças mais substancial e desafiador.
Quais outros aspectos você acha que Hogwarts Legacy 2 precisa melhorar para superar o primeiro jogo? Deixe sua opinião nos comentários!
Não deixe de conferir nossos testes do jogo rodando no PS5 PRO:
2 Comentários
Realmente quase todos os pontos citados tornariam a continua do jogo melhorar. Mas não podemos esquecer que o jogo segue a história. Logo, a parte de voar em Hogsmeade vem dos livros, onde não se pode usar vassouras para voar no vilarejo, não eu não estiver enganado.
Outro ponto é o uso do mapa dos marotos. O mapa foi criado um pouco antes da história do Harry Potter, por seu pai e seus amigos. Logo não há como colocar esse item em uma historia que se passa anos antes dos eventos de Harry Potter.
Você está correto. Ótimas observações!